Em meados de 2009, o apóstolo Bud Wright recebeu uma direção do Senhor de que o Ministério Verbo da Vida chegaria ao mundo todo, e essa visão tem se cumprido.  O último domingo de agosto celebra O Dia Verbo da Vida de MissõesEste ano, o tema “Ushuaia – até os confins da terra” exemplifica bem o alcance desse chamado divino de levar o evangelho de Jesus e alcançar vidas nos lugares mais longínquos do planeta.  
 
ABRANGÊNCIA
Atualmente, estamos em quase todos os continentes: América, África, Europa e Ásia, restando apenas a Oceania. Ao todo, são 21 nações alcançadas, 45 famílias missionárias e 80 missionários ao redor do mundo. No Brasil, são quase 400 igrejas e 100 escolas Rhema. Para que haja um favorecimento aos missionários que estão no campo, todo um trabalho de base é preciso ser feito. 

“O ministério tem avançado para outros lugares através dos missionários. Não somos nós como diretoria do Ministério Verbo da Vida que temos ido, que temos levado a palavra para outras nações.”
(Suellen Emery) 

A compreensão de um chamado mundial, que todo crente tem, teve início para o MVV quando nossos primeiros missionários começaram a sair. A oportunidade de irmos a Bolívia, no ano 2000, foi o embrião do que é hoje a Agência de Missões Verbo da Vida. Muitos nunca tinham saído do país, mas a revelação de João 3.16, de que Deus amou não apenas o Brasil, porém o mundo, fez com a missão de alcançar vidas fosse expandida e tomasse outras proporções.

AGÊNCIA DE MISSÕES VERBO DA VIDA
Coordenada por Suellen Emery, a nossa Agência funciona no Centro de Operações do Ministério e tem como objetivo auxiliar missionários filiados, associados e parceiros, bem como conscientizar as igrejas Verbo da Vida, por meio das secretarias das igrejas, quanto à responsabilidade da obra missionária. A coordenação também instrui quanto ao recrutamento, passa orientações, promove e acompanha o trabalho de quem está no campo, não excluindo a responsabilidade de envio e manutenção dos missionários por parte da própria igreja local.

“Surgiu a agência Verbo da Vida de Missões com a proposta de ser uma organizadora das atividades do Ministério, não só da igreja em Campina Grande, mas de todas as igrejas que estavam realizando a obra missionária.” (Jadeilton Almeida) 

VISÃO
Em 2006, o pastor Rozilon Lorenço estava pastoreando uma de nossas igrejas, em Uberlândia (MG), quando recebeu do Ap. Bud Wright  a responsabilidade de fundar uma escola  que preparasse novos missionários para o campo. Tempos mais na frente, o próprio Ap. Bud ensinou algumas matérias a esses alunos.

“Vez ou outra falavam (Pr. Bud e Mama Jan) sobre esse assunto de preparar missionários.”
(Rozilon Lorenço)

Rozilon ministrou na I Conferência de Missões do Ministério Verbo da Vida e anos depois teve a responsabilidade de montar a primeira grade curricular da Escola com o apoio dos missionários Simon Potter e Ronaldo Lidório. Naquela época, era necessário se combater a visão de miséria que era relacionada à obra missionária. Estudos baseados em 5 outras escolas brasileiras e 2 norte-americanas traçaram um perfil das reais necessidades dos missionários do Brasil, entre elas, doutrinárias, financeiras e sociais.

Com poucos professores, o primeiro ano da Escola de Missões Rhema contou com cerca de 20 alunos, que se reuniam, 3 vezes por semana, durante 2 horas. Aos poucos, novos desafios foram acrescentados, como aula de resistência e viagens missionárias para proporcionar aos alunos um contato com outra cultura. A turma pioneira foi pra Bolívia. De lá pra cá, 13 anos se passaram e mais de 200 missionários puderam se qualificar e graduar na Escola.

PREPARAÇÃO
Desde 2007, a Escola de Missões capacita homens e mulheres para avançarem no chamado missionário que compreendem ter recebido do Senhor.  No espírito de excelência, por meio do qual o RHEMA tem sido reconhecido no Brasil e no mundo, a Escola de Missões enfatiza a fé, a oração e o preparo missiológico, enquanto oferece instruções práticas e técnicas, habilitando os estudantes a alcançar o campo missionário de forma bem sucedida.

A Escola de Missões Rhema é o lugar ideal de treinamento para quem compreende que possui um chamado missionário. Antes de ir ao campo, é necessário que você seja treinado e preparado para as diversas culturas e situações. A escola, que funciona apenas em Campina Grande (PB), oferece um treinamento intenso durante um ano, com aulas expositivas, práticas e atividades extras, além da oportunidade de participar de uma viagem transcultural ao fim do curso.

 

*Com exceção de 2007,  nos demais anos, a viagem transcultural não fazia parte da grade curricular. 

Clique aqui e saiba mais sobre o Dia Verbo da Vida de Missões 2020.

 

Leia a primeira matéria da série: ESPECIAL: A história por trás do tema do Dia Verbo da Vida de Missões.

Leia a segunda matéria da série: ESPECIAL: Missão Bolívia – O primeiro passo na caminhada para as nações.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA