Verbo FM

Gere em oração!

por Sylvia Lima

Deus tem trazido orientações poderosas, bases para que a gente permaneça firme sobre elas. Não sejamos removidos deste lugar, mas que possamos avançar. Esse lugar é de segurança para nós. 

Já tem um tempo que algo vem mexendo muito no meu coração e diz respeito à matéria que ensino na Escola de Ministros Rhema, sobre oração. Eu tenho mastigado essa Palavra, e isso não me larga. Eu tenho orado sobre isso para que possamos andar praticando e executando, porque estamos vivendo dias acelerados. O tempo está tão acelerado que não podemos ficar “descansados” ou “dormindo”.

Temos que ser ativos, operantes, velozes no Senhor, para que possamos fazer aquilo que nos foi responsabilizado. Eu quero chegar naquele dia e Jesus falar comigo: “Serva boa, que cumpriu tudo que entreguei nas suas mãos”. Temos uma missão a cumprir, como ministério e como cristãos, que é espalhar a Palavra por todos os meios que a gente possa conseguir. Que bênção ter a internet e as coisas que Deus nos deu para usarmos da forma certa.

Se não podemos ir pessoalmente, a Palavra pode ir por esses meios e ela já está indo. Temos 14 nações com a Escola Ministerial e são pessoas com fome de Deus, querendo ir mais longe. Isso é resposta de oração e resposta do que foi gerado no início.

O pastor Bud Wright nos deu um senso de destino em relação a isso, nos ensinou a ter uma vida de consagração, de oração e de dependência de Deus, o que marcou nossa vida. Isso ficou tão marcado dentro de nós, que estamos praticando essas coisas até hoje. 

Foi precioso termos essas lições, essas referências no início, porque nós aprendemos da forma correta e tantas coisas foram geradas naquele tempo.

Aquilo que não foi gerado, não vai nascer.

Às vezes, queremos que as coisas aconteçam nas nossas igrejas, mas se não gerarmos essas coisas, elas não vão nascer. Temos que crer com o coração, falar com a boca e estar num relacionamento íntimo com Deus. Precisamos depender do Espírito Santo! 

Já vimos, nesse tempo de ministério, as coisas funcionarem de formas muito diferentes. Não existe uma regra engessada, pois Deus é livre e conhece a necessidade das pessoas, do lugar, da cidade, da região e Ele é poderoso para fazer com que as coisas sejam conduzidas por Ele através de nós. Deus tem uma multiforme sabedoria!

Se não estivermos num relacionamento íntimo com Ele, vamos passar despercebido, fazendo as coisas de forma mecânica, porque recebemos a informação, mas sem uma direção clara. A gente começa a fazer as coisas da forma errada, por não saber a hora de abrir a porta e passar por ela. É como um GPS. Precisamos estar atentos à precisão das informações que estamos recebendo para não perder tempo recalculando a rota.

Assim que nós nascemos de novo, normalmente, nossa vida de oração fica voltada para nossas próprias necessidades. Tudo é voltado para nossas vidas, mas quando crescemos, nosso foco de oração precisa mudar. 

Não podemos permanecer na beira das águas, orando apenas por aquilo que nós mesmos precisamos. Quando nós recebemos esse entendimento, de que somos chamados por Deus para servi-lO, entendemos que devemos servi-lO com nossas orações. Temos que estar disponíveis para Ele, para que Ele faça através de nós, na Terra, aquilo que precisa ser feito. Não consiste apenas em ensinar, pregar e curar. Nosso chamado também consiste em ter esse respaldo de oração, cobrindo e gerando aquilo que precisamos fazer, para que seja feito em sua totalidade.

Essa responsabilidade de oração é muito preciosa, porque nos leva para um nível de intimidade e de conhecimento de Deus que vai além da informação. 

Você tem um chamado d’Ele e não fala com Ele? Nosso relacionamento com Deus é falar com Ele e ouvir Ele falar. Deus nos instrui e corrige. Ele nos ouve e nos responde através da Sua Palavra, abrindo nossos olhos e alargando a visão. Ele constrói coisas por dentro, que vão nos ajudar a cumprir aquilo que precisamos cumprir.

Antes eu estava focada nas minhas coisas, no entendimento que eu tinha, mas, quando amadureci, quando me tornei ministra, mãe espiritual e quando entendi que liderados estão debaixo das minhas mãos, vi que preciso zelar por eles em oração e saber como Deus quer que eu ministre para eles. Ele vai nos guiar por isso!

O Apóstolo Paulo dizia que estava ausente no corpo, mas presente em espírito, conectado com aquelas pessoas. Orava em todo o tempo, ouvindo o que Jesus queria ensiná-lo. Ele tinha muita convicção da responsabilidade espiritual que tinha sobre seus filhos. Temos esse mesmo cuidado em Jesus, com seus discípulos e também com a gente.

Em João 17, ele faz a oração sacerdotal, falando não apenas dos discípulos presentes, mas estendendo para aqueles que, por causa da Palavra, iriam crer n’Ele. 

Paulo colocou fundamento, instruiu os Gálatas e eles começaram a dar ouvidos a outro tipo de ensino. Começaram a ficar confundidos e Paulo os exortava. Nesse mundo que vivemos hoje, somos muito tentados a não orar. Achamos que a oração está conectada com um sentimento de amor que, às vezes, não aparece como emoção.

Em I Samuel 12, lemos que Samuel passou por uma rejeição grande e aquele povo tinha Deus como seu pastor. Deus falava com Samuel e ele trazia as instruções para o povo. De repente, o povo se rebelou e não queria mais ouvir Samuel. Ele, com aquela consciência de que o povo estava rejeitando, não a ele, mas a Deus, viu que o resultado não seria bom.

Ele se posiciona de certa forma, sendo rejeitado, e diz: “Longe de mim pecar contra o Senhor deixando de orar por vós”. Quando isso acontece, você abandona os liderados ou você não larga essas pessoas em oração? Eles podem não querer, mas a responsabilidade que você tem é continuar no plano de Deus, independente de gostarem ou não.

Se comprometa a não soltar aquilo que Deus confiou nas suas mãos em oração.  

Ore para que você seja entendido, se aperfeiçoe e faça sua parte, mas se existe uma barreira no coração de alguém, não deixe de orar por ele. Essas pessoas também precisam ser alcançadas. A teimosia pode passar um dia, e se não entendermos que existe um Deus nos cobrindo, nos ajudando, vamos perder muita coisa.

Não fique com a expectativa de o agradecerem. Gratidão é algo real, não é só um obrigado, nem bajulação. Corrija as pessoas que estão errando, ame-as como um Pai.

Às vezes, quando se fala em gerar, os homens pensam que é coisa de mulher, tanto que os círculos de oração, geralmente, só têm mulheres. Mas olha, tem um animal na natureza, o cavalo marinho, e o macho é quem carrega os filhos e dá a luz.

Deus o levantou para dar à luz aos Seus planos aqui na terra.

Coisas que você gerar ao longo do tempo, de repente, vão nascer. Existem tantas dores, clamores na Terra e tantas pessoas precisando do que nós temos. Precisando de alívio e de uma resposta. Deus quer trazer resposta para as pessoas e ser Aquele que enche tudo nelas.

Deus quer que você pregue e que você ensine e cure para a glória d’Ele, para que essas pessoas possam receber d’Ele a necessidade suprida!

*Trechos da mensagem de 29 de maio de 2022, na Conferência de Ministros Centro-Oeste.

1 Comentário

  • Uma grande mulher de Deus inspiração para todos nós sylvia deixará saudades mas o seu legado ficará em nossos corações.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!