Verbo FM

Tarefas e pessoas

Para ser realmente eficiente o líder deve conduzir a sua equipe a fazer mais. Ou seja, explorar ao máximo o potencial individual e coletivo da equipe alcançando resultados extraordinários. As pessoas desejam realizar tarefas e, para que isso aconteça, é preciso que você atribua as tarefas delegando funções e estabelecendo alvos.

Porém, os líderes realmente eficientes aprendem a estimular as pessoas a progredirem mais em suas tarefas e, ao mesmo tempo, se interessam profundamente por elas como indivíduos, que possuem sonhos, aspirações e metas pessoais.

Os líderes devem aprender a trabalhar entre a responsabilidade de desenvolver o pleno potencial da equipe e oferecer a sua amizade às pessoas da equipe. Em muitas ocasiões as pessoas não realizam com tanta eficiência as suas tarefas porque desconhecem o próprio potencial. E o líder, nesse caso, precisa apenas inspirar uma nova e melhor maneira de realizar o trabalho.

Os líderes precisam se interessar pelos membros de sua equipe como indivíduos, pelos sonhos e anseios, pela carreira e pela família deles. Em outras palavras, os membros de sua equipe precisam saber que você acredita e investe no potencial deles, bem como se interessa por eles como pessoa. Como já disse algum grande líder: “As pessoas não sabem o quanto você sabe até saberem o quanto você se importa com elas”.

Você não tem que saber todos os detalhes da vida íntima do seu pessoal, mas precisa conhecê-los o suficiente para desenvolver um relacionamento sincero.

O líder deve atuar como um catalisador que ajuda todas as pessoas de sua equipe a atingir seu potencial máximo, facilitando e orquestrando o trabalho em equipe, ao mesmo tempo que oferece ajuda também no âmbito pessoal.

Pode ser que você não receba de volta, na mesma proporção, a amizade como retribuição. Porém, esse é o seu papel como líder, e você deve fazê-lo com sinceridade, pois caso isso não aconteça, o seu pessoal logo descobrirá e saberão que você está fingindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!