Professor do Rhema Brasil
“Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito”. (Colossenses 1.7-8)
Quando lemos a carta do apóstolo Paulo a igreja de Colossos, percebemos a gratidão que ele expressava a Deus por causa da demonstração de fé e de amor que aquela comunidade manifestava com os santos. Paulo menciona Epafras como o responsável pelo evangelho frutificar naquela igreja.
Epafras é mencionado três vezes no Novo Testamento, em Colossenses 1.7; 4.12 e Filemon 1.23. Ele se tornou fiel companheiro de Paulo na prisão. Por isso, ele é chamado de conservo – uma postura de completa dedicação e serviço em favor das pessoas. Ele abriu mão da sua própria vontade para servir a vida de um homem de Deus.
Outro aspecto interessante na vida desse homem é que ele também fazia discípulos, os crentes de Colossos eram discípulos de Epafras e sobre a instrução do mesmo se tornaram discípulos de Cristo. Ele era um servo dedicado, um discipulador que ensinava e pregava. Voltando para a carta de Colossenses na saudação final que Paulo faz, o vemos ressaltando outra atitude desse amado servo:
“Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus”. (Colossenses 4.12)
Epafras constantemente orava e intercedia pela igreja de Colossenses para que o amadurecimento espiritual pudesse se desenvolver em cada cristão naquela igreja.
“Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis” (Colossenses 4.13)
Quando entendemos a plenitude da oração e da intercessão, impulsos do Espírito serão gerados dentro de nós e seremos levados para níveis maiores em Deus, onde o poder será eficiente não somente para influenciar uma igreja, mas cidades e nações. Paulo diz que Epafras intercedia pela igreja de Colossos, mas também pelos irmãos de Laodicéia e Hierápoles, o seu raio de fé, amor e compaixão abrangia três cidades.
Hoje temos um recurso poderoso para manifestar a vontade de Deus em escala nacional, assim como a ferramenta da internet, proporciona o acesso em todas as partes do mundo de forma instantânea, a intercessão nos permite tocar nações pelo Espírito.
Epafras é mencionado nas Escrituras por causa da sua disponibilidade em servir, ensinar e gerar discípulos e por causa de uma vida constante de intercessão. Creio que nesses últimos dias Deus está nos despertando para fundamentarmos esses pilares em nossa vida, para sermos cooperadores dessa obra que alcançará o mundo para o reino de Deus.