Verbo FM

Os Epafras da globalização

DSC_3603Bruno Costa

Professor do Rhema Brasil

“Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade;Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo” (Colossenses 1:6-7)

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que romperam limites e dedicaram suas vidas na proclamação da mensagem das Boas Novas para o mundo. Epafras é um desses personagens que decidiu viver intensamente as verdades do Evangelho.

Provavelmente, ele se converteu em Éfeso e após ser instruído pelo Apóstolo Paulo, voltou para sua casa em Colossos, a fim de proclamar as Boas Novas da salvação. E, o resultado foi o nascimento da Igreja de Colossenses. Com o crescimento daquela comunidade, logo surgiram problemas e Epafras procurou Paulo para ser orientado acerca dessas questões. Paulo estava aprisionado em uma prisão domiciliar. Quando Epafras o encontra, decide auxiliá-lo e se colocar em oração pela igreja de Colossos.

No final da sua carta, Paulo cita Epafras e como ele sustentava aquela igreja em oração se esforçando para que os irmãos pudessem conhecer os planos de Deus.

“Saúda-vos Epafras, que é um de vós, servo de Cristo Jesus, combatendo sempre por vós nas suas orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus” (Colossenses 4.12)

Ele se esforçava, combatia em oração em favor dos cristãos de Colossos. Oração é lugar de trabalho, é um dos maiores empreendimentos que podemos realizar para que a vontade de Deus seja estabelecida na Terra. Deus quer nos despertar para a real dimensão da oração onde nos posicionaremos como canais para que seus planos se cumpram em toda a Terra.

Epafras não só orava e intercedia pelos irmãos de Colossos, mas também no Versículo 13, diz que ele intercedia pelas igrejas da Laodicéia e Hierápoles. Ele sustentava três cidades em oração, contribuindo para que os propósitos divinos se cumprissem nesses lugares. Que exemplo maravilhoso podemos ver na vida desse homem! Naquela época, o conhecimento geográfico era limitado e nem existia o conceito de Globalização tão disseminado em nosso século e mesmo assim, obervamos esse homem auxiliando Paulo na prisão, orando pelos irmãos de Colossos, como também por irmãos de outras duas cidades.

Quando pensamos em Epafras em relação aos nossos dias, observamos que vivemos em um mundo globalizado; termo que surgiu a partir da década de 70 e que tornou possível a união de países e povos. Essa união nos dá a sensação de que o planeta esta ficando cada vez menor com o avanço da comunicação via internet, tornando a informação cada vez mais veloz. Gerando assim, vários benefícios; como facilidade para viajar, acesso rápido a todo tipo de informação, entre outros.

É diante dessa realidade que Deus está despertando a Igreja para essa consciência global, onde nossas ações sairão dos limites locais, regionais e ultrapassarão fronteiras influenciando nações, continentes, com as boas novas da salvação. E assim como Epafras, que servia Paulo na prisão, mas também orava pelas Igrejas localizadas em três cidades; hoje nós podemos utilizar essas ferramentas da informação e orar pelas mudanças do nosso país, como também interceder sobre os conflitos em Israel, pelos cristãos perseguidos na Síria. Orarmos pela África subsaariana afetada com doenças e miséria, pela Tailândia devido ao enorme mercado de exploração sexual de crianças e tantas outras coisas que estão constantemente diante dos nossos olhos pelo viés da globalização.

Que nossas orações, confissões de fé e ações, ultrapassem os limites territoriais e influenciem países e continentes, para que nesses últimos dias o conhecimento do Senhor seja levantado em toda a Terra.

Que sejamos os Epafras dessa geração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!