Verbo FM

Antes de ir (Parte 2)

Adelai Quefar
Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema em Brasília-DF

Jesus é nossa maior inspiração, Ele administrou suas emoções e nos ensinou a fazer isso. Ele foi o maior evangelista, o maior ganhador de almas; por Ele é que estamos indo por todo o mundo e fazendo discípulos por todas as nações. Ele soube administrar suas emoções. Ele perdeu um melhor amigo, mas o chamou de volta. Ele chorou, mas não ficou chorando. Nós precisamos entender que estar no campo é estar convicto de quem somos, porque as pressões na mente são enormes. Cuidado com o que você fala, porque uma palavra não somente fere vidas, mas mata. Todas as pessoas têm alma como você.

O Evangelho não é só para o pecador. É para quem está desanimado também. 

Em Lucas 22, Jesus vai ao Monte das Oliveiras para orar e chama alguns discípulos para estarem junto a Ele. Ele sabia que a hora de sua morte na cruz estava chegando e Jesus estava sob uma enorme pressão. Enquanto orava, Ele poderia desistir, mas decidiu obedecer. Jesus volta para os discípulos e vê que eles estavam dormindo, Ele estava sozinho.

Alimente o seu espírito, porque alimentando o seu espírito, sua alma estará forte.

Por maior pressão que você esteja passando, não é motivo de desistir, você vai para as nações, vai cumprir o seu chamado. Jesus teve todas as emoções em um momento só, mas não se deixou ser levado por elas. Ele sabe o que você está passando, sabe as pressões em sua mente, as crises que querem vir. 

Jesus passou por traições, perdas, injúrias, calúnias, rejeições, cansaços, ele tinha emoções, mas não era dominado por elas. Seja dependente do Espírito e não das suas emoções. Nesses quase 20 anos de campo, entrei em lugares que eu nunca imaginei entrar na minha vida. Eu sei o que é estar no campo, sei o que é enfrentar demônios e potestades. Visito lugares onde cabeças de pessoas eram cortadas e colocadas nas portas, então, lhe aconselho: quando ouvir algo no campo, não absorva. Você não é “bob esponja”, você vai ouvir histórias fortes, mas a responsabilidade não é sua é de Deus. Entregue para Jesus que ele sabe fazer. Não carregue peso que não é seu, tenha suas emoções ancoradas.

As emoções de muitos estão como uma gangorra porque muitos não têm o hábito de ler a Bíblia. Leia a Palavra, decore a Bíblia, esmiúce, alimente o seu espírito, porque você vai se deparar no campo com “leões, ursos e gigantes” mas vai saber que já matou outras coisas mais perigosas. A Igreja, segundo o dicionário Strong, significa “reunião de cidadãos chamados para fora, de seus lares para algum lugar público ou assembleia”. Igreja – os chamados para fora. Vá ‘simbora’! A Igreja recebeu autoridade, ela é amada, cuidada. Jesus diz: dar-te-ei as chaves dos céus e o que ligares na Terra será ligado no céu e o que desligares na terra será desligado nos céus (Mateus 16.19). Você tem autoridade.

Um dia fui visitar uma família que a mulher havia perdido o marido, a cabeça dele foi cortada e colocada na porta da casa, era um cenário de horror e, fui com um grupo de pessoas comigo (nunca ande sozinho), eu comecei a ministrar e, de repente, chegou uma senhora com algo na mão e o Espírito Santo me falava: “Fica tranquila, continua a ministrar” e essa senhora foi chegando com algo na mão e o Senhor me disse: “Ela não está só, olhe para ela e pergunte o nome dela”. Eu me virei e o que ela tinha na mão era uma faca, eu olhei para ela, sorri e disse: “Boa tarde preciosa, qual é o seu nome?”. Só que eu não estava falando com ele, com o demônio dentro dela. Em seguida, levantei a minha voz com mais autoridade perguntando novamente o nome porque eu estava falando com a senhora e não queria que o demônio estivesse ali. Ela me respondeu que seu nome era Miriam e eu disse: “Boa tarde, Miriam, Jesus veio salvá-la!” Ela soltou a faca, entrou e aceitou a Jesus. Você vai encontrar desafios, perseguições, coisas que você nunca imaginou encontrar, mas precisa estar forte por dentro, entendendo quem você é, de onde você veio e pra onde você vai. Nesse dia, eu saí bem fraca, porque a unção passa e você vai se apercebendo do que aconteceu ali e é nessas horas que você tem que ter equilíbrio, saber e saber administrar as suas emoções. 

Vou em casas de prostituição, tem uma equipe que anda comigo, levo homens, irmãos e eles precisam estar no “óleo”, no “azeite de jeová”, precisam estar fortes espiritualmente e conscientes de quem são. A primeira vez que fui em um presídio um agente que era pastor falou comigo: “pastora, você está entrando aqui com um grupo de 12, mas sabia que você pode sair daqui só com uma?” Eu lhe perguntei o porquê, mesmo sabendo. E ele disse: “A pessoa que entra, pode não aguentar as pressões que virão”. Muitas vezes eu estava dentro de lugares, ministrando a Palavra debaixo de uma pressão tamanha e o alívio vinha no final da ministração. Entrando nesses lugares, entendo que não sou eu, mas o Senhor. Por fim, lhe dou uma sugestão: Estude na Escola de Missões antes de ir, é como ouvi: “É melhor suar agora do que sangrar depois”, você precisa se conhecer e saber até onde você vai. Ao conhecer os seus limites você também vai ser treinado e aperfeiçoado pelo espírito para ir mais longe. Se você não estiver com suas emoções ancoradas e sabedor de quem você é em Deus, você não aguentará as pressões do campo.

Sabe qual foi o maior pesar para a mulher que a Bíblia conta que foi pega em flagrante adultério? Foi ter voltado para casa, isso por causa da sociedade. Jesus perdoou ela, mas a sociedade não. Dizem os estudiosos que ela acompanhou a Jesus, porque ninguém mais queria ela. Hoje temos uma casa de oração dentro de um prostíbulo. Essa casa nasceu depois de 12 anos de evangelismo na Rua da Salvação – Essa casa é dentro de um dos maiores prostíbulos da região. Não seja aquele que está com uma pedra na mão. Seja aquele que vai olhar para uma pessoa que a sociedade diz não, mas você vai olhar para ela como a justiça de Deus

Indicação de livros: 

Como ser dirigido pelo espírito de Deus (Kenneth Hagin)

Vivendo além dos seus sentimentos (Joyce Meyer)

Você é o melhor de Deus (T. L. Osborn)

*Trechos da mensagem do dia 24 de julho de 2022, no JPN Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!