Marty Blackwelder

Eu creio no meu coração que Deus deseja que eu e você vivamos a nossa vida cristã em alegria e celebração por tudo aquilo que Ele já fez em Cristo.

Quando Jesus entrou na Terra houve alegria e celebração.

“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo” (Lucas 2.10).

Jesus antes de partir, estava em um salão fechado com os seus discípulos e Ele transmitiu alegria para eles. Ele disse que falou essas palavras para que a alegria permaneça neles e a alegria seja completa.

Nós precisamos ficar cheios de alegria.

A alegria é o combustível que mantém o motor rodando.

Eu não estou falando meramente de uma emoção, estou falando de uma força espiritual chamada alegria, que reside dentro de um espírito recriado.

“Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8.10).

Há uma força espiritual e natural que vem para as nossas vidas através do fruto da alegria.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5.22).

Alegria e paz são características do reino de Deus.

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14.17).

Justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Isso é o reino.

Quando você nasce de novo e se torna a justiça de Deus, você percebe: “Deus me ama, Ele não está com raiva de mim, eu estou bem com Ele”. Isso traz alegria, isso traz paz.

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos” (Filipenses 4.4).

“Toda a alegria seja sua em todo tempo”

“Sempre seja alegre no Senhor”.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Filipenses 4.6).

Não se preocupem com nada.

Paulo diz que a alegria será completamente reconhecida na vida de um cristão que aprendeu a viver a sua vida livre de preocupações.

Fale a Deus as suas necessidades e não se esqueça de agradecer por aquilo que Ele já deu a você.

As ações são carregadas de consequências. Quando nós estamos atribulados, abrimos a porta do medo e, quando o medo entra a sua paz fica de lado, a sua fé e sua confiança começam a cair e sua alegria é impactada.

O medo entra no coração pelo portão da mente. Satanás vai vir, ele vai tentar pintar um quadro na sua mente, quadros de derrota, quadros de falha, quadros dos piores casos, dos piores cenários e, se escutá-lo e ficar pensando nisso começará a permitir que o medo entre.

Preocupação é ficar meditando em uma direção negativa.

Como cristãos nós ensinamos sobre meditar, que significa refletir e ficar ensaiando na sua cabeça. É como se pegasse um saquinho de chá e ficasse molhando na água quente. Digamos que você precisa meditar sobre cura, pega um texto sobre isso, aí você acorda de manhã, pega uma xícara de café abre a sua bíblia, lê esse versículo e, agradece a Deus por ele, é como se você tivesse molhando um saquinho de chá várias vezes. Se você molhar esse saquinho apenas uma vez, muito pouco ficará do sabor do chá naquela água, você precisa fazer isso repetidamente. Fazendo isso dia a pós dia, até que o poder de Deus na Palavra seja absorvido pelo seu espírito e manifeste aquilo que ela carrega. Essa é a meditação positiva.

Preocupação é fazer a meditação de forma oposta, negativamente. É permitir que os seus pensamentos fiquem pensando nas incertezas da vida. Para você resumir alguma dessas revelações de forma prática seria: não se preocupe, seja feliz!

O que é interessante é que essa parte da escritura foi escrita por um homem que passava por muitas adversidades. Em II Coríntios 11.23-28 você vai ver que ele foi chicoteado 5 vezes, ele foi 3 vezes fustigado com varas romanas, foi apedrejado, 3 vezes naufragou, foi roubado, foi traído, esteve com fome, ficou nu e, isso nem foram a metade das coisas que passou. Às vezes, pensamos que estamos tendo um mês difícil… nenhum de nós passou pelas coisas que Paulo enfrentou, mas eu amo a atitude deste homem.

“Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24).

Quantos querem terminar a sua carreira com alegria?

Paulo diz, eu aprendi a celebrar a minha fé cristã, eu aprendi a viver em paz e alegria no meio das situações mais difíceis. Essa foi a forma que Paulo fez, eu vou dizer a vocês como eu fiz.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4.8).

Paulo aprendeu a como permanecer em alegria. Ele aprendeu a focar da maneira correta. Porque tudo que focamos a nossa atenção tem o maior impacto no nosso coração. Paulo está dizendo que simplesmente aprendeu a pensar correto.

Precisamos avaliar os nossos pensamentos, para trazê-los em harmonia com o que Deus pensa. Não sei se você entende, mas o diabo quer a sua atenção. Ele está sempre pedindo pela a sua atenção. Mantenha a sua atenção naquilo que lhe traz alegria e paz.

Nós não podemos ter uma mente indisciplinada, uma mente que não tem limites e ainda ter paz. Uma mente indisciplinada é como uma criança indisciplinada. Você consegue controlar os seus pensamentos.

Se você é um cristão eu tenho grandes e boas notícias para você, não importa quão ruim você pensa que está, isso é o pior que pode ter para você, o céus lhe esperam.

Não deixe o seu passado roubar a sua alegria presente.

Ninguém sempre tomou decisões corretas na vida. Nós sempre cometemos erros. O passado é o passado e deve ser esquecido.

Eu viajo bastante, vou para cidades que eu não conheço, eu saio do avião entro em um carro alugado, pego o GPS e digito o endereço do meu destino. Algumas vezes, em cidades que têm um tráfico bem intenso, eu não consigo entrar onde o GPS manda, aí o GPS diz algo interessante: Recalculando. Ele me dá uma rota alternativa para que eu consiga voltar a rota original e, consiga chegar ao meu destino. Deus é muito mais misericordioso do que um sistema de GPS. Se você errou, tudo o que você tem a fazer agora é: “Deus eu quero a Sua vontade para a minha vida”. E o Espírito Santo vai fazer: Recalculando a rota. E o seu final será melhor do que o seu começo.

“Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome” (Salmos 5.11).

“Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração” (Salmos 32.11).

“Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo” (Salmos 35.27).

Perceba que nestes versos, estar alegre, esteja feliz, regozije-se, parece uma sugestão? Isso é um comando.

Então, se isso é um comando é uma escolha. E mais especificamente, é uma questão de foco.

Do momento que abrimos os nossos olhos de manhã até encostarmos a nossa cabeça à noite nós temos uma conversa interna. Ela não é audível, mas ela está rolando. Você fala sobre o seu marido, seus filhos, seus amigos, o que tem, o que não tem, o que gostaria de ter, essa conversa interna que temos é a respeito do nosso mundo pessoal e, de como nós percebemos as coisas, então para muitas pessoas essa conversa consigo mesmo é muito negativa e cheia de contendas. Sempre negativa. E o que não percebemos é que essa conversa interna negativa está produzindo uma mentalidade e, essa mentalidade está tendo um impacto nas suas emoções e, as suas emoções impactam o seu corpo fisiologicamente falando.

Nem sempre você se sente feliz. Mas, veja algo que eu aprendi, você nunca vai ser capaz de se sentir de uma maneira e agir diferente. Mas, você pode pode agir diferente para se sentir diferente; porque a ação é mais poderosa que a emoção.

A bíblia afirma para colocar as vestes de louvor para o espírito celestial. Deus sabe que a ação é mais poderosa que a emoção, então aí está a conclusão, eu nunca vou ser capaz de me sentir para agir diferente, mas eu posso agir diferente para sentir diferente.

Às vezes, quando eu sinto vontade de chorar, eu vou para o meu escritório, levanto as minhas mãos e começo a rir e a glorificar o nome do Senhor. Não é o que eu sinto, mas as emoções nunca foram feitas para governar as nossas vidas, elas são o mecanismo de resposta, elas respondem a mente, a boca e as ações.

Então, quando você se sentir um pouco pra baixo, ao invés de chorar, apenas grite para a sua alegria. Além de gritar, você também pode cantar para a sua alegria. Você pode pular! Você pode rir!

Deus nunca teve a intenção que passássemos por essa vida sóbrios. Ele disse para não nos embriagarmos com vinho, mas enchermos do Espírito.

*Trechos da mensagem do Rev. Marty Balckwelder no Seminário de Verão 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!