
Graduado do Rhema Brasil
Existem 3 tipos de Amor: o do tipo “ Philéo ”, que é o amor entre irmãos, chamado também de fraternal; o do tipo “ Eros ”, que é o Amor de atração física entre homem e mulher; e existe também o do tipo “Ágape ”, que é o amor do tipo de Deus e esse é o mais importante de todos. É sobre esse último que falaremos detalhadamente nas próximas linhas que se seguem.
Quando nascemos de novo em Cristo Jesus, Romanos 5:5 nos fala que o Amor de Deus foi derramado em nosso coração (em nosso espírito), pelo Espírito Santo que nos foi dado. Os dois primeiros tipos de Amor são limitados, porque estes só exercem Amor se houver atitude de amor em troca, ou seja, exemplificando: “Eu só perdôo fulano se ele me perdoar”, “como ciclano me colocou para trás, eu coloco também ele para trás”. Como vemos, são condicionais e isso explica porque existe tanta confusão e contenda na humanidade.
Já o Amor “Ágape”, que é o amor com que Deus nos amou em Cristo Jesus, é chamado também de “Amor sacrificial”, porque ele exerce Amor para com outra pessoa independentemente das ações que essa pessoa pratique. Como por exemplo: Jesus nos amou quando nós ainda éramos prostitutos, mentirosos, fofoqueiros, gananciosos, rebeldes, corruptos, desobedientes à sua palavra, rancorosos, imorais, etc. (Rm 5:8). Ou seja, primeiro Ele nos amou e se entregou na cruz por nós, crendo que mais na frente nós também o amaríamos e viveríamos para praticar a sua palavra, que é o nosso manual de vida.
Uma outra coisa que temos que atentar, quando falamos sobre este assunto, é sobre a nossa responsabilidade em desenvolver o amor do tipo de Deus que já está dentro de nós.
Muita gente ora assim: “Senhor, me dá mais amor para amar os que me ofendem” ou “coloca amor dentro de mim para suportar meu vizinho”. Essas orações estão erradas do ponto de vista da palavra de Deus, porque o amor de Deus já foi derramado dentro de nós. O que precisamos fazer é DESENVOLVER esse amor, para que possamos amar mais, perdoar mais, suportar mais, tratar melhor as pessoas, etc. Deus nos diz em EFÉSIOS 5:1: “Sede imitadores de Deus como filhos amados e ANDAI em amor, que é o vínculo da perfeição”.