Verbo FM

Ande no Espírito, ande em fé

por Marina Cabral
*Integrante da diretoria do MVV Europa

Aprenda com os seus erros. Deixe Deus conduzir a sua vida. Ele é o Senhor, e sabe como fazer as coisas. Quando Deus faz alguma coisa, é bom. Então, deixe-O trabalhar.

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12.1). 

Quero chegar mais perto do propósito d’Ele na minha vida, e estou investindo porque quero receber algo diferente.

Precisamos seguir os passos de fé que os homens citados na Bíblia fizeram. Sejamos imitadores deles, naquilo que eles fizeram corretamente, aprendamos com eles.

“As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados” (Hebreus 11.35-40).

Você percebe a importância do seu caminhar na fé? Os relatos que lemos mostram o cuidado de Deus com a nossa vida. Todos esses homens e mulheres relatados na Bíblia estão nos assistindo. Existe uma nuvem de testemunhas nos observando. 

Existem pessoas observando aquilo que a gente faz. No passado, as pessoas suportaram muitas coisas para que essa Palavra chegasse até nós, agora, temos a Palavra em nosso coração e na nossa boca para fazer com que o plano d’Ele para a nossa vida aconteça, para que outros que nos observem possam vir para a fé. 

Sim, estamos rodeados por muitas testemunhas, e quando fazemos de Deus o Senhor da nossa vida, tornamo-nos representantes d’e d’Ele aqui na terra.

Às vezes, as pessoas nos encorajam na Palavra, e nos mostram coisas que precisamos mudar. Nós até recebemos essa correção, mas quando o tempo passa, nós erramos nas mesmas coisas novamente. Pode ser que você ouça palavras de correção desconfortáveis de ouvir, mas permita que o Senhor coloque luz em situações que precisam sair da sua vida. Permita que Ele remova coisas que não são d’Ele. 

Depende de mim cuidar das áreas que tenho sido corrigida. Se eu não seguir as instruções com o tempo, posso estar errando nas mesmas coisas. Posso acumular erros na minha vida que irão me prejudicar. Há coisas que você deve fazer e outras que não deve fazer para que a sua vida seja limpa. Abra seu coração para receber as instruções do Senhor, e sua vida vai brilhar. Não se suje novamente.  

Eu sei que você quer correr a carreira que Deus tem para você. Queremos viver uma vida digna do Senhor de todas as formas, queremos receber tudo o que o Ele tem para nós, mas antes de correr temos que nos desembaraçar de pesos e pecados. 

Você pode perguntar: como vou me desembaraçar de coisas que estão me assediando?

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis a concupiscência da carne” (Gálatas 5.16).

Deus nos deu a receita de como devemos andar. Se você tem a receita na mão e não a segue, vai ser sorte seu bolo sair bom, mas se você seguir a receita, o sucesso é garantido. Eu cozinho e sou o tipo de cozinheira que não sigo receita.

Giovanna, uma aluna minha, mede todas as coisas quando cozinha, e eu cozinho mais rápido que ela, porque não uso medidas. Mas o resultado da comida dela é sempre maravilhoso. A minha comida não é ruim, mas, às vezes, não dá tão certo porque eu não sigo a receita, mas se eu seguisse, poderia descansar sabendo que o bolo ia dar certo.

O problema está em mim, por não seguir os passos. 

Se nós não estamos andando no Espírito, qual é o resultado? Satisfazemos os desejos da carne e colhemos coisas que não queremos, simplesmente porque a gente não seguiu a receita.

A nossa vida não pode ser entregue à própria sorte, não podemos contar com a sorte quando criamos nossos filhos, nem com relação ao meu relacionamento com o senhor, não quero abrir espaço para cometer erros com a minha saúde, porque eu não quero morrer cedo. Não quero morrer sem cumprir o propósito de Deus na minha vida. Siga os passos!

Ande pelo Espírito, guiadas por Ele e guiadas pela Palavra. Coloque os olhos em Jesus sem ficar de um lado para o outro, mas firmadas, enraizadas e fortalecidas na Palavra.

Se você lê a Bíblia de vez em quando não vai estar andando no Espírito, porque  a Palavra diz em Jeremias: “Medite dia e noite nesta Palavra”. Se eu oro de vez em quando o que eu vou colher? Frutos de vez em quando. Se vivemos no Espírito focadas em jesus, orando em outras línguas, meditando na Palavra, me expondo a Ele, sabe o resultado? Você não vai satisfazer os desejos da sua carne. 

Orar em línguas meditando na Palavra, focando em Jesus vai fortalecer você a não ceder aos desejos da carne.

O desejo de fazer algo que não está certo vem para você, mas comece a orar em outras línguas, adore o Senhor, lembre e fale que Deus é o seu Senhor, adore-O, fale sobre a santidade d’Ele. O desejo para pecar vai embora. Vai fugir de você, porque você foca n’Ele. Aprenda a viver no Espírito e assim você não vai satisfazer os desejos da sua carne. É assim que você se desembaraça do pecado e do que a assedia.

Corra com perseverança a carreira que lhe está proposta. creio que estou diante de mulheres que querem cumprir os propósitos de Deus na sua vida. 

Preciso que você ande pela fé, porque quando você é aperfeiçoada na fé, eu sou encorajada, é tão bom ver você andando no espirito, cumprindo o propósito que Deus tem para você. Isso faz com que eu tenha força para suportar qualquer coisa que vem pelo meu caminho. Sei que você também me observa, nós nos observamos umas as outras. Tem pessoas lá fora que dependem da sua consagração. 

Os pesos e pecados nos deixam lentos e caminhamos devagar, mas se você se alimenta da Palavra, vai andar no espírito. Vamos orar todos os dias assim como nos alimentamos todos os dias. As coisas mundanas vão diminuir em importância a cada dia quando decidirmos andar no espírito.

O seu foco precisa estar n’Ele. A palavra de Deus é simples e, às vezes, a gente não faz o que Ele nos manda fazer, porque somos preguiçosas. Não permita que essa preguiça roube o melhor de Deus da sua vida. Já fui preguiçosa para atividades físicas, por exemplo. Mas eu mudei essa área na minha vida e estou me exercitando. 

Receba as coisas espirituais como espirituais. Estamos alertas e nesses dias teremos um encontro com Ele. Fique pronta para receber e dar também. É melhor dar do que receber, então, receba aquilo que o Senhor tem para a sua vida, não apenas no púlpito, mas em cada oportunidade que existir nesses dias.

*Trechos da mensagem do dia 2 de março de 2023, na Conferência de Mulheres Europa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!