Verbo FM

Ansiedade: inimiga da alegria

ansiedade
João Gabriel Albuquerque
Líder dos Jovens Verbo da Vida Sede

Ansiedade é excesso de futuro, você antecipa o problema. Você se preocupa com algo que ainda não aconteceu.

“Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.

E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno. Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê- lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério. Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos” (Mateus 5.25-33).


Não andeis ansiosos

O problema é andar ansioso, viver sobrecarregado com o excesso de futuro. A ansiedade não produz resultado nenhum. Você tem muita Palavra dentro de si, o que falta é praticá-la. A ansiedade nos coloca na posição de se preocupar com o amanhã, basta cada dia o seu mal, resolva o que está na sua mão hoje. O seu futuro é a soma dos passos que você dá hoje. 

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4.6-7).

É uma ordem: não andeis ansiosos! Existem algumas situações no andar ansioso, que podemos estar tratando como doença, mas que, na verdade, é um pecado.


Descanse

Não podemos romantizar a ansiedade, temos que entender que existem respostas na Palavra de Deus para todo e qualquer problema que nós passemos nessa vida. A ansiedade nos coloca num lugar em que os nossos sentimentos inoperam sobre a fé. Ação de graça é reconhecer que Deus resolveu a questão. Precisamos descansar n’Ele, continuamente rendendo graças ao Senhor.

Doses de vacinas da Palavra contra a ansiedade… qual o efeito disso? A paz de Deus que excede todo entendimento vai guardar seu coração, guardar a sua mente. O problema é que meditamos em muitas outras coisas, dando lugar a outros pensamentos. 

Você não pode impedir um pensamento errado de vir à sua mente, mas pode impedir que ele tome conta da sua cabeça. Temos que parar com o vitimismo, pois existem posicionamentos que nenhum ministro pode tomar por você.


O que tem ocupado a tua mente?

Às vezes, não sabemos por que estamos vivendo uma vida ansiosa, mas a pergunta que eu lhe faço é: do que você está se alimentando? O que você está colocando para dentro? “Medita de dia e de noite” é o que Palavra diz. A gente dá um “prato frio” ao espírito no final de semana e queremos estar fortes. Ei, é de dia e de noite!

O que você está ouvindo? O que você está vendo? Que tipo de série você assiste? Isso está comunicando algo. Na Bíblia, diz que no mundo existem muitas vozes, mas nenhuma delas sem sentido. Existe uma inspiração, algo por trás de cada coisa que vai comunicar um pensamento, um sentimento. O nosso filtro é “tudo o que é amável, de boa fama, se há algum louvar, se há alguma virtude”. Seja isso!


Você é o guardião da sua mente

Você determina o que entra no seu ouvido, determina o que você vê. Isso se transforma em um pensamento, e esse pensamento se torna uma atitude, e uma atitude, em sua continuidade, torna-se o teu futuro. O seu futuro está diretamente ligado àquilo que você vê e escuta hoje; ao ambiente que você frequenta hoje.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33).

Nós já sabemos o fim. Este que venceu o mundo habita dentro de você. Independentemente da tribulação, nós temos a certeza de que do outro lado nos espera uma vida de eternidade, ao lado do Pai.

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8.18).

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Romanos 8.35).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!