Verbo FM

Aos que Ficam

Monalisa Peixoto
Graduada do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Hoje, estava ouvindo a música “Ousado Amor”, e um trecho me chamou atenção: “Oh, impressionante, infinito, e ousado amor de Deus / Oh, que deixa as noventa e nove / Só pra me encontrar. Essa parte da música se refere à parábola das 100 ovelhas, descrita em Lucas 15, em que Jesus ao ser criticado por comer com os pecadores, responde que há mais alegria em resgatar uma ovelha do que manter 99. Ou seja, melhor um pecador arrependido do que 99 justos que não precisam se arrepender.

O mesmo capítulo relata a parábola do filho pródigo, em que um jovem decide pedir sua parte da herança ao pai, gasta todo o dinheiro com experiências mundanas e depois retorna à sua casa, pedindo para ser um empregado. O pai comovido e emocionado o restitui ao lugar de filho, colocando-lhe roupas, sandálias e dando um grande banquete. O filho mais velho, por sua vez, fica indignado com tal atitude e argumenta:

“Há tantos anos que lhe sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos”. (Lucas 15.29)

Em outro momento, Jesus visita a casa de Lázaro e após algum tempo (a Bíblia não relata quanto), Marta se incomoda com a atitude de Maria em assentar-se aos pés do mestre para ouvir seus ensinamentos e expressa sua indignação a Jesus:

“Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”. (Lucas 10.40)

Essas são situações que estão longe de ter ficado apenas na narrativa Bíblia.

Talvez, hoje você se sinta como parte das 99 ovelhas que foram “deixadas” pelo pastor, o filho mais velho que cuida das coisas do pai com tanto zelo ou mesmo o anfitrião da casa que quer deixar tudo excelente, mas vê que tem pessoas “sentadas” enquanto você trabalha.

Talvez, a indignação e o sentimento de abandono tenham brotado no seu coração, mas saiba que Deus tem uma palavra pra você!

A confiança do pastor em seu rebanho foi tamanha que ele saiu para buscar apenas uma, tendo o “risco” de perder 99. Você faz parte da parcela privilegiada que ficou segura no campo, ao contrário da ovelha perdida que precisou ser trazida nos braços. O pai do filho pródigo (e do filho mais velho) deixou bem claro: “você está sempre comigo, todas as minhas coisas são tuas” (Lucas 15.31). E Jesus diz a Marta: “Marta, Marta, andas muito ansiosa e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada.” (Lucas 10.42).

Se você ainda não percebeu, seu lugar na família de Deus não é de escravo ou escrava, mas sim de filho e filha!

Seu lugar no corpo de Cristo não é apenas de serviço e afazeres, mas de conexão e comunhão! Seu lugar não é de “mais um no rebanho abandonado”, mas sim um embaixador de Cristo, encarregado do ministério da reconciliação para religar os pecadores a Deus!

O amor revelado ao perdido também está disponível para você que é “de casa”. Não se sinta inferior ou menosprezado. Confie no caráter de Deus, desfrute da paternidade dEle e continue fazendo o seu melhor!

“Porquanto Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho e do amor que revelastes para com seu Nome, pois servistes os santos, e ainda os servis”. (Hebreus 6.10)

7 Comentários

  • Muito obrigado pela resposta foi clara e objetiva, além de ser uma história linda.
    Deus te abençoe!

    Resposta
  • Gostei muito dessa mensagens porque me sinto uma das 99 mais já fui a ovelha desgarrada também não sabia o significado dessa música fui descobrir e achei muito mais a resposta que tanto procurei Sinto o espírito santo me guiou a ouvir esta mensagem pois não sabia de fato essa parte da música queria dizer ….obg

    Resposta
  • Nosso lugar no rebanho é lugar de descanso e desfrutar esse amor ??? texto maravilhoso ❤️❤️❤️

    Resposta
  • Obrigada por esse texto. Esperava só descobrir sobre as 99, e pude ler muito mais, aqui nesse ônibus, tocando meu coração! Que Deus não permita que nada me roube essa Palavra, e que eu siga com ela em meu coração! ??❤️

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!