Cuide de si mesma! 
Lidiane Resende
Integrante da equipe ministerial da Verbo da Vida Via Sul, em Fortaleza (CE).

Só vive o propósito quem tem sua identidade firme no Senhor. Para você prosperar, primeiro é preciso que você cuide da sua saúde física, emocional e espiritual.

Vou começar minha mensagem dando um exemplo prático. Estou com um iPad nas mãos. Ele possui funções para o trabalho; com ele, faço videoconferências, minhas anotações, entre outras coisas. Quem criou o iPad foi Steve Jobs. Esse é um produto natural, um tablet, e o criador sonhou com esse projeto único. Jobs pensou nesse projeto; não foi por acaso, uma equipe trabalhou nisso. O iPad já nasceu com todas as funções importantes instaladas. Você não vai comprar e adquirir as funções depois; elas já vêm todas instaladas.

O criador do iPad deixou um manual de instruções e garante que tudo funcionará. O manual nos ensina a usar o produto. Tudo o que ele promete, ele cumprirá. Após ter sido testado e aprovado, ganhou um selo, uma imagem: uma maçã. Existe uma marca dessa empresa que o criou; isso significa que o produto só existe por causa do criador. Este produto representa a Apple. O produto leva o nome do criador. Estou falando de um produto natural, mas agora quero fazer uma analogia com a nossa vida. Deus, o Criador, decidiu nos criar: nós, seres humanos.

“Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção” (Salmos 139.14).

Você não nasceu por acidente; o próprio Criador projetou você. Ele sonhou com você. Você não é qualquer uma; você é a obra-prima da criação. Deus conhece cada detalhe seu; Ele escreveu tudo a seu respeito.

Temos sido influenciadas pelo digital e temos caído na cilada da comparação. Desde crianças, somos comparadas e, agora, nesse mundo virtual, as coisas só pioraram no âmbito da comparação. Somos tentadas a comparar; às vezes, achamos a grama do vizinho linda, mesmo sem a conhecê-la de fato.

Papai do Céu te fez perfeita do jeito que você é e te deu dons e talentos que só você possui. Não seja igual a fulana; talvez você não seja eloquente para pregar, mas faz o melhor bolo da face da Terra. Está na hora de pararmos de nos comparar. Você é única! Nosso Deus criou a raça humana, mas temos digitais diferentes, e isso nos torna únicas; por isso, não precisamos nos comparar.

Nós somos um time, não concorrentes. Eu canto, a outra dança, e a outra sapateia; nosso propósito é levar Jesus aos outros. Portanto, não se vitimize: você não é feia, nem pobre, e nem miserável. Você é exclusiva; entenda o seu valor. Quando você se compara, fica paralisada e não cumpre o propósito que Deus te deu. Você é única, um projeto de Deus. Deus não cria ninguém inútil e, antes de você existir, Ele já havia colocado dons e talentos em você para que os cumprisse.

“Antes de formá-lo no ventre, eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações” (Jeremias 1.5).

Deus já colocou em você tudo o que você precisa para cumprir seu propósito na Terra. Deus deixou um manual de promessas: a Palavra de Deus. O crente vai para o manual, a Bíblia; temos que mergulhar e estudar para crescer. Vá entender as promessas. Tem gente que tem um celular e não sabe usar suas funções; assim também há pessoas que, por não entenderem o manual da vida, não estão cumprindo o que Deus colocou para você fazer.

O iPad tem uma marca e nós fomos criadas à imagem e semelhança do Todo-Poderoso. Temos a imagem e semelhança Dele; a imagem representa a marca. Como filhas, precisamos representar o nosso Pai. Se você está aqui na Terra com a imagem de Cristo, as pessoas têm que olhar para você e ver Cristo.

Somos filhas de Jesus Cristo; você é a imagem e semelhança Dele. Representar Cristo na Terra exige que coloquemos Deus como prioridade.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6.33).

No manual, sabemos que devemos buscar primeiro o Senhor, e as demais coisas serão acrescentadas por Ele. Se invertermos a ordem, isso nos atrapalhará. Muitas mulheres estão distraídas com as demais coisas. Sei que temos que trabalhar, mas será que isso está sendo nossa prioridade e não Deus? Não é a vontade do Senhor que você viva fadigada, cansada e ligada no automático. Não seja engolida pelo ativismo; Deus é a sua prioridade.

“Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então, seu Pai, que vê em secreto, o recompensará” (Mateus 6.6).

Quando a circunstância te apertar, lembre-se de Mateus 6.6.

Nosso quarto é lugar de intimidade, onde você é você mesma. Não há necessidade de se mostrar forte e maravilhosa; lá no seu quarto, é só você e Deus. Silencie as vozes do mundo; desconecte-se daqui e conecte-se com Ele. Assim, você viverá firme no corpo, na alma e no espírito. Vá para o lugar secreto, feche a porta do seu quarto; é nessa presença que somos ajustadas, refinadas, consoladas e fortalecidas. Lá, podemos chorar, e Ele não nos julga.

Quando você não sabe o que fazer, entre no secreto, ore em línguas, louve, e de repente a instrução começa a chegar. Seja intencional em ir para o secreto todos os dias. O secreto do quarto é muito bom.

O seu secreto também pode ser o seu carro. Nele, você se derrama; coloque seu fone de ouvido. Seja intencional no secreto. Nem todo dia você conseguirá, mas uma caminhada, por exemplo, nos ajuda a orar em línguas. Quando caminho, olho para os pássaros e lembro que Ele cuida deles e de mim. O Senhor está falando o tempo todo; somos nós que estamos desconectadas e não percebemos.

A nossa geração valoriza muito os likes e os compartilhamentos. Eu entendi que a internet é um meio de influenciar as pessoas para o Senhor. Eu sou médica e influencio pessoas, mas isso não pode me consumir. Estamos em um tempo em que as pessoas postam tudo: vão para a academia e postam, mas muitas vezes nem treinam. Não acredite em tudo o que você vê. As pessoas estão valorizando o público, mas Deus valoriza o secreto.

O Senhor pode nos colocar em lugares públicos, e devemos saber nos conduzir nesses lugares. Contudo, se isso nos faz passar por cima da comunhão e dos valores, não valerá a pena. Você pode brilhar no público, mas se isso atrapalhar sua vida familiar, está errado. Não é errado trabalhar fora, mas não deixe de cuidar do seu lar e de sua família. Seu trabalho pode diminuir em intensidade; você não precisa morrer de trabalhar, sacrificando sua saúde.

Quando cumprimos princípios, Deus cumpre promessas. Cuide da sua saúde.

“Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo; antes, o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja” (Efésios 5.29).

Você precisa se cuidar. Será que você tem cuidado do seu próprio corpo como Cristo cuida da igreja? O básico bem feito é 70% da nossa vida. Você precisa comer comida de verdade, mas se você se entupir de comidas rápidas, embutidos, enlatados e fast food, não terá saúde. O Espírito Santo está com você nas horas das refeições também, quando você come corretamente e quando não come. E sabia que você pode entristecê-lo? Coma comida de verdade que nutre seu corpo corretamente.

Se você adoece, não está vivendo o seu propósito. Descasque mais e desembale menos. Eu sei que a vida é corrida e não precisa ser zero a tudo, mas precisa ser comida de verdade. Priorize suas refeições da forma correta. Compre frutas, legumes e verduras, alimentos naturais; comida tem que ser remédio. Você quer agradar ao Senhor? Saiba escolher seus alimentos corretamente.

As pessoas querem os meus resultados, mas não querem fazer aquilo que eu faço. Comer corretamente requer disciplina. O exercício físico é imprescindível. Seu tempo de atividade física não pode ser negociado. Eu sei que muitos não gostam e dizem que não têm tempo. Comida e exercício têm que ser nosso principal remédio, e não os de farmácia.

Não importa quanto tempo você vai dedicar às atividades; faça por 20 ou 30 minutos. Remédio a gente toma, seja ele bom, amargo ou não. Você precisa ser regular e constante, criando o hábito de se exercitar. A construção de uma vida saudável não é uma corrida de 100 metros; é uma maratona. Seja constante todos os dias; é todo dia um pouquinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!