Verbo FM

Entre sorrisos e poços entulhados

fredericoEstevão Frederico

Graduado da Escola de Ministros Rhema 

2016 acabou.

Deus te deu um projeto poderoso e você tem encontrado dificuldade de como colocar em ação? As resistências são tantas que você tem se perguntado se realmente foi Deus? Você tem pensado em desistir dessa visão? Então este texto é para você!

Particularmente, este foi um ano de muitos desafios para mim, mas, também, de um crescimento poderoso. Foram muitas lições aprendidas e muitas estruturas forjadas. Ferramentas foram adicionadas para uma nova estação.

Em 2014, quando estive pela primeira vez nos Jovens Para as Nações em Campina Grande, Deus me deu a visão de um determinado país. Tinha me mudado do Rio de Janeiro para Maceió e, consequentemente, precisei mudar de igreja. Estava a pouco tempo no Verbo da Vida e no primeiro ano do Rhema. Tudo era muito novo!

Durante uma ministração de Manoel Dias fui levado em espírito sob uma bandeira que bailava no ar e Deus me dizia que viria um tempo próprio para que viajasse aquele lugar. Em 2015, fomos novamente ao JPN e, novamente, a mesma visão me foi dada. Então, com mais entendimento, percebi que era uma direção de Deus para um tempo que chegaria em breve!

Deus nos dá uma visão, um propósito para que nós alcancemos, sim Ele nos dá! Porém, mesmo diante de uma visão de Deus muitas das vezes nos perdemos pelos obstáculos que aparecem e acabamos duvidando de que realmente somos guiados por Deus como diz Romanos 8:14. Quando não desistimos, achando que o erro está em nós.

É importante refletirmos sobre uma passagem escrita pelo profeta Habacuque:

“Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará”. Habacuque 2:2,3

Deus ordenou ao profeta que escrevesse a visão para que a mesma pudesse ser vista facilmente e de qualquer ângulo, além de confirmar que a visão seria cumprida no tempo determinado e que se, aos olhos do profeta tardasse, deveria esperar. Em outras palavras não podemos deixar a visão se perder e nem ser adulterada seja por circunstâncias ou por palavras negativas. A visão que Deus nos dá não é uma visão de engano e necessita de perseverança! Talvez você esteja errando neste ponto: perseverança. A dúvida corrompe o propósito da visão e faz retroceder ou, até mesmo, desistir do que Deus preparou para acontecer.

Mas qual a sua posição diante disso tudo?

Mesmo que as situações pareçam desfavoráveis ao cumprimento do que o Senhor te falou, mesmo que os primeiros passos tenham sido de aparentes derrotas ou mesmo que pessoas estejam duvidando do que Deus te ordenou, não contamine o seu coração! Permaneça firme no projeto que Deus estabeleceu (1 Ts 5:24), renove a sua mente na palavra (Rm 12:2) e ore incessantemente (1 Ts 5:17)!

Existe uma frase de Ron Mehl que diz que “Mesmo que não apareçam cartazes com os dizeres “Em construção”, nem sinais de máquinas pesadas em ação, nem o som de martelos celestiais como fundo, o Arquiteto e Construtor-Mestre está sempre trabalhando ativamente em nós. Talvez você não esteja vendo resultados, mas eles estão sendo gerados! Somente creia e se posicione!

Veja o que Isaque viveu em Gênesis 26:

15 E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra. 18 E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai. 19 Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas. 20 E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele. 21 Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna. 22 E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra.

Não importa quantas vezes os seus poços serão entulhados, cave. Não importa quantos nãos você irá receber, continue buscando o sim. Não confie nos homens que possam te promover ou em posições que possam te facilitar, confie em Deus. Não compartilhe sua visão com qualquer pessoa, seja prudente. Não desista nos primeiros obstáculos pois a vitória está depois da muralha. Os esforços nunca serão em vão, mas irão te esticar e te tornarão mais fortes para cada situação.

Entre o sorriso de ter um projeto e os obstáculos criados por pessoas e/ou circunstâncias para entulha-los estará a perseverança! O que você fará? Te encorajo a romper! Te encorajo a avançar mesmo que tudo pareça contrário! Não pense que será fácil conquistar uma nova terra, Satanás sempre corresponderá com uma estratégia para tentar te parar e perder terreno! Não permita que suas emoções te tornem surdo a voz do Espírito Santo e você não consiga discernir o tempo e o modo. Deus nunca desapontou ninguém até aqui e não começará com você! Persevere!

Eu indico para você dois livros poderosos: Chamados por Deus de Kenneth W. Hagin e Seguindo o Plano de Deus para a sua Vida de Kenneth E. Hagin. Com certeza serão palavras que te transformarão, renovarão as suas forças e te darão combustível para voar!

Creia que os céus se moverão em favor do que Deus te orientou!

Creia que vai acontecer!

2016 acabou, mas 2017 chega com 365 novas oportunidades para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!