Os desafios da nova estação

ESTEVÃO NASCIMENTO3
Estevão Frederico
Aluno da Escola de Ministros Rhema em Campina Grande

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.  (Eclesiastes 3.1)

Constantemente, em nossa vida, estaremos mudando as estações.Em meio a essas estações haverá o período de transição, um tempo necessário para o nosso aperfeiçoamento e para podermos suportar o que virá, aproveitando plenamente os benefícios e desempenhando nossa função com excelência. Não estar preparado para a nova fase pode nos levar a retroceder para a zona de conforto e nunca avançar.

O ciclo da borboleta nos traz uma reflexão interessante. Uma vez lagarta, ela chega a um momento que precisa sair de uma fase e se tornar aquilo para que foi gerada a ser. Nessa transformação a lagarta precisa viver um período de tempo reclusa. É interessante notar que, quando ela decide entrar no casulo, ela não o faz negligentemente, mas antes encontra um lugar seguro para que possa reduzir ao máximo o perigo da exposição durante este tempo.

Ali no casulo, ela sofre as pressões do clima, dos predadores e do confinamento. Durante um tempo pré-estabelecido pela natureza ela se mantém no processo de metamorfose. Deixa de ser lagarta para ganhar asas e se tornar uma borboleta. Assim, chega o momento de romper o casulo.

Como a borboleta assim somos nós. A parte mais conflitante é a transição do casulo, onde seremos aperfeiçoados por Deus para que, depois, possamos voar e cumprir nossa missão. O casulo significa dependência e entrega total aquilo que Deus preparou para nós. Como uma lagarta, vivemos em uma zona de conforto, nos alimentando do que está ao alcance de nossas mãos. Entretanto, para entrarmos na nova estação precisaremos de ferramentas específicas.

Precisamos destacar três pontos ao analisarmos o ciclo de evolução da borboleta:

– É nossa decisão: A lagarta precisa decidir entrar no casulo. Deus, apesar das sinalizações, é gentil e jamais nos obrigará a entrarmos em uma nova fase. A primeira atitude será nossa em mergulharmos no mais profundo.

– Tempo de preparação: A lagarta estará exposta a circunstâncias nunca antes vivida mas terá de passar por esta fase para que entre na nova estação. Deus nunca nos levará a uma nova fase sem antes nos dar as ferramentas necessárias para que possamos executá-las.Por isso o casulo é tão importante para a lagarta, pois é nesse momento que ela receberá asas.

– Dependência em Deus: A lagarta, agora borboleta, terá que romper seu casulo sozinha. Se houver ajuda externa as suas asas serão comprometidas, atrofiarão e ela estará enfadada a morte. Sermos promovidos por homens nos levará a executar trabalhos que não estamos habilitados e nos levará a morte.

O que quero trazer ao seu entendimento é o que demorei a compreender: toda nova estação será precedida de um período de transição. É fácil identificar que uma nova estação está chegando. Simplesmente, esteja atento quando novas ferramentas forem geradas e um novo posicionamento na Palavra de Deus for absorvido. Esse período de transição sempre se repetirá na nossa vida. Estaremos em um nível e quando cumprirmos os propósitos frente aquele nível, receberemos um treinamento para um próximo nível.

O salmista diz em Salmos 1:3 “Ele [que medita na Lei do Senhor] é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera! ”. Pode-se observar que meditar nas direções de Deus nos permitirá gerar frutos. Um tempo de meditação, de preparação irá trazer o necessário para que haja frutos, evitando o cair das folhas, ou seja, a morte.

Esse período de transição precisa de perseverança pois será um tempo em que você será pressionado pelas circunstâncias, pelo medo, pela dúvida, pelo fracasso e pelo retrocesso; pensamentos das trevas enviados para tentar te fazer desistir. Todavia, faça uso da Palavra de Deus, mantenha-se firme na sua decisão de avançar pois, no final desta transição, você receberá suas asas para voar.

É dentro do casulo que seremos esticados de forma sobrenatural no que diz respeito a confiar nas manifestações de Deus. Estaremos expondo nossa própria fragilidade para que ela se torne nosso ponto forte! A decisão de renunciarmos nossas vontades e de tomarmos a nossa cruz, em um primeiro momento, pode parecer em um erro pois vai gerar um sentimento de perda, mas acredite que é um ganho, porque, de fato, o é.

Não importa se você ainda não sabe o que acontecerá após o casulo, isso não pode ser justificativa para nos rendermos ao pensamento de parar. Mas antes, deve ser combustível para nos avivar na confiança e no descanso de que Deus tem tudo sobre controle e que chegaremos ao final sendo dignos do bom combate. A chave da nova estação está no período de transição. Ninguém quer se arrastar para sempre e muito menos, ficar preso em um casulo! Permita-se voar! É na estação nova que você usará as ferramentas recebidas no tempo de transição.

 

4 Comentários

  • Esse texto nos mostra que devemos tomar a decisão de entrar no casulo, na verdade temos vivido uma vida de comodidade e não queremos sair do lugar , não queremos enfrentar as pressões, mas esse exemplo da borboleta deixa bem claro para nós que se não dermos o primeiro passo não vai haver mudança. Que o Senhor continue te abençoando meu irmão na fé.

    Resposta
  • Excelente, primo!
    Essa reflexão tem tudo a ver com nosso Chamado. Precisamos sair da zona de conforto para sermos confrontados com a Palavra e circunstâncias, para assim amadurecemos para mudar de fase, de estação, avançar para o alvo que é fazer e estar no que Deus quer que façamos e estejamos, assim seremos plenamente felizes e satisfeitos nessa vida, pois estaremos fazendo a vontade d’Ele para nós.

    Resposta
  • Deus nos fala a todo tempo, basta abrir o nosso coração e a mente. Quando li o texto me identifiquei. Obrigada Senhor por mais uma vez falar e confirmar tudo o que preciso fazer.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!