Por: Eliezer Rodrigues

Parece um assunto simples e óbvio, o que vou compartilhar com você agora. Mas, tenho percebido que há muita gente confusa com esse assunto. Já ouvi um cristão dizer: “Eu não preciso orar mais de joelhos, isso é religiosidade!” Ouvi outros cristãos falando “Eu uso a roupa que eu quiser, porque não quero mais viver na religiosidade. Quem se escandalizar com as minhas roupas, o problema não é meu, porque eu sou livre da religiosidade!”.

Esses cristãos não entendem o que é religiosidade e, na verdade, podem estar vivendo uma religiosidade e nem sabem.

Não podemos deixar de praticar os princípios morais da palavra de Deus (por mais quadrado que pareça para o mundo), achando que é religiosidade. Por exemplo, imagina um cristão fumando e bebendo e ele faz isso, porque acha estar vivendo a “liberdade de Cristo, livre da religiosidade”.

Se os cristãos partirem desse pensamento, então outros podem pensar: “Se eu sou livre em cristo, não há mais condenação e não vivo mais para a religiosidade, então, vou fazer sexo antes do casamento!” Afinal de contas, namoro sem sexo não existe, Isso é cafona, Isso é religiosidade!

Se formos pensar assim, outro cristão que teve sérios problemas com drogas pode pensar “Eu sou livre da religiosidade, posso fumar um baseado, contanto que eu não deixe o baseado me dominar. Afinal sou mais que vencedor e tudo posso naquele que me fortalece!”.

Você percebeu que as pessoas estão usando essa “nomenclatura: RELIGIOSIDADE para fazer as coisas erradas ou coisas com intenções erradas? E se não entendermos realmente o que é religiosidade, isso começa a entrar em todas as áreas das suas vidas, famílias e ministério.

Certa vez ouvi uma garota Cristã dizer para outra “Porque não posso usar mini-saia? Porque não posso me tatuar e usar aquelas roupas bem sensuais? Jesus já me libertou da religiosidade e libertou você também!“. Alguns cristãos estão achando que o Senhor só quer um coração sincero. Um coração que ame ao Senhor independente do que ele faz por fora.

Qualquer coisa que traga correção, alinhamento, educação na justiça e que resulte numa mudança de comportamento de acordo com a palavra, que esse cristão não concorda, ele já afirma que é religiosidade! Vou te dar um exemplo mais claro: Imagina um jovem cristão conversando com o seu amigo da igreja sobre um puxão de orelhas que ele levou do seu pastor, corrigindo alguns tipos de comportamento anti-bíblico. Veja a fala:

“Cara, o pastor me repreendeu só porque estava dando em cima de três irmãs na igreja. Ele me chamou a atenção que eu estava usando umas calças muito apertadas e que estava salientando as minhas partes íntimas e minha Baby look que marca os meus músculos! Cara, o pastor é muito religioso! Isso é religiosidade! Eu sou salvo pela graça, sou justiça de Deus em Cristo! Mano, outra vez o pastor me chamou a atenção porque eu estava postando umas fotos sem camisa, mostrando os meus músculos (você sabe que eu estou fazendo academia) e as irmãs me curtem e piram quando me vêm no facebook de tanga. Então um dia, antes de subir para cantar, de ministrar ao Senhor na igreja, o pastor me chamou no gabinete e puxou minha orelha de novo! Isso é religiosidade mano!”

Você percebeu que alguns cristãos estão querendo viver de modo indigno, viver a velha maneira de viver, se apoiando nas verdade legais de Cristo e dizendo que são livres da religiosidade?

Agora, a pergunta é: O que é RELIGIOSIDADE?

Leia também: O que é religiosidade – parte 2 (Clique Aqui)

13 Comentários

  • Bom dia.
    Eu gostaria de saber a continuidade desse texto sobre “religiosidade”, assunto introduzido aqui pelo Pr. Elizier, segundo aponta as abordagens no discurso. Agradece,

    José de Anchieta de Sousa.

    Resposta
  • Infelizmente a essência do evangelho, na conversão, na transformação ou seja na mudança tem se perdido por alguns em desculpa de considera ser isso uma questão de religiosidade. Mais isso é bíblico para os últimos dias, se qualquer um que se diz convertido e não mudou em nada seu comportamento, seus valores, seus princípios mundanos. Reveja sua vida cristã e sua fé,confronte com a palavra de Deus , talvez vc seja mais religioso que pensa !!!

    Resposta
  • Estava em busca da verdade sobre essa.palavra,esse.estudo foi esclarecedor,lógico que.e.preciso aprofundar,só que essa.base,esta.rica.em.esclarecimemto,Obgda Aguardo,algo mais profundo,Deus o abençoe

    Resposta
  • Muito bom o assunto. Nas Igrejas, temos muitos jovens que precisam de bons esclarecimentos.
    Eu sou ainda um jovem, 78 anos.

    Resposta
  • Boa noite, sou católico e tenho uma palestra sobre religiosidade quero saber mais sobre o assunto. Estou aguardando. Obrigado Att Antônio Carlos

    Resposta
    • Em um relacionamento com jesus , precisamos conhecê-lo, não é verdade ?
      Para que possamos conhecê-lo temos qie estudar as escrituras e tá escrito, conhecerás a verdade é a verdade vos libertará, quando começamos conhecer a verdade as mentiras começam a cair por terra e a religiosidade começamos a enxergar com muita clareza , o estudo biblico requer dedicação e devoção e ajuda nas dúvidas com pessoas qie estão mais agreste nos estudos, começamos a dicernir e cada dia crescer na palavra
      Assim ativamos o espírito santo que está nós e ser movido pelo Espírito é não pela carne
      Intimida com senhor vem de conhecê-lo entende ?
      Já fui católico e posso te dizer que nunca senti a presença do Espírito Santo, espero que você consiga sentir , eu na minha experiência como católico, muito frio os ensinamentos, muitas repetições e não vai no profundo, vai somente no raso e isso não conseguimos ter intimidade

      Resposta
  • Nossa muito boa essa matéria esclarecedora estou começando meu ministério já estou pregando recebo convites e Deus vai me guiando e agradeço por estas palavras

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!