Por: Eliezer Rodrigues
Parece um assunto simples e óbvio, o que vou compartilhar com você agora. Mas, tenho percebido que há muita gente confusa com esse assunto. Já ouvi um cristão dizer: “Eu não preciso orar mais de joelhos, isso é religiosidade!” Ouvi outros cristãos falando “Eu uso a roupa que eu quiser, porque não quero mais viver na religiosidade. Quem se escandalizar com as minhas roupas, o problema não é meu, porque eu sou livre da religiosidade!”.
Esses cristãos não entendem o que é religiosidade e, na verdade, podem estar vivendo uma religiosidade e nem sabem.
Não podemos deixar de praticar os princípios morais da palavra de Deus (por mais quadrado que pareça para o mundo), achando que é religiosidade. Por exemplo, imagina um cristão fumando e bebendo e ele faz isso, porque acha estar vivendo a “liberdade de Cristo, livre da religiosidade”.
Se os cristãos partirem desse pensamento, então outros podem pensar: “Se eu sou livre em cristo, não há mais condenação e não vivo mais para a religiosidade, então, vou fazer sexo antes do casamento!” Afinal de contas, namoro sem sexo não existe, Isso é cafona, Isso é religiosidade!
Se formos pensar assim, outro cristão que teve sérios problemas com drogas pode pensar “Eu sou livre da religiosidade, posso fumar um baseado, contanto que eu não deixe o baseado me dominar. Afinal sou mais que vencedor e tudo posso naquele que me fortalece!”.
Você percebeu que as pessoas estão usando essa “nomenclatura: RELIGIOSIDADE para fazer as coisas erradas ou coisas com intenções erradas? E se não entendermos realmente o que é religiosidade, isso começa a entrar em todas as áreas das suas vidas, famílias e ministério.
Certa vez ouvi uma garota Cristã dizer para outra “Porque não posso usar mini-saia? Porque não posso me tatuar e usar aquelas roupas bem sensuais? Jesus já me libertou da religiosidade e libertou você também!“. Alguns cristãos estão achando que o Senhor só quer um coração sincero. Um coração que ame ao Senhor independente do que ele faz por fora.
Qualquer coisa que traga correção, alinhamento, educação na justiça e que resulte numa mudança de comportamento de acordo com a palavra, que esse cristão não concorda, ele já afirma que é religiosidade! Vou te dar um exemplo mais claro: Imagina um jovem cristão conversando com o seu amigo da igreja sobre um puxão de orelhas que ele levou do seu pastor, corrigindo alguns tipos de comportamento anti-bíblico. Veja a fala:
“Cara, o pastor me repreendeu só porque estava dando em cima de três irmãs na igreja. Ele me chamou a atenção que eu estava usando umas calças muito apertadas e que estava salientando as minhas partes íntimas e minha Baby look que marca os meus músculos! Cara, o pastor é muito religioso! Isso é religiosidade! Eu sou salvo pela graça, sou justiça de Deus em Cristo! Mano, outra vez o pastor me chamou a atenção porque eu estava postando umas fotos sem camisa, mostrando os meus músculos (você sabe que eu estou fazendo academia) e as irmãs me curtem e piram quando me vêm no facebook de tanga. Então um dia, antes de subir para cantar, de ministrar ao Senhor na igreja, o pastor me chamou no gabinete e puxou minha orelha de novo! Isso é religiosidade mano!”
Você percebeu que alguns cristãos estão querendo viver de modo indigno, viver a velha maneira de viver, se apoiando nas verdade legais de Cristo e dizendo que são livres da religiosidade?
Agora, a pergunta é: O que é RELIGIOSIDADE?
Leia também: O que é religiosidade – parte 2 (Clique Aqui)
13 Comentários
Bom dia.
Eu gostaria de saber a continuidade desse texto sobre “religiosidade”, assunto introduzido aqui pelo Pr. Elizier, segundo aponta as abordagens no discurso. Agradece,
José de Anchieta de Sousa.
https://verbodavida.org.br/blog/eliezer-rodrigues/o-que-e-religiosidade-2
Infelizmente a essência do evangelho, na conversão, na transformação ou seja na mudança tem se perdido por alguns em desculpa de considera ser isso uma questão de religiosidade. Mais isso é bíblico para os últimos dias, se qualquer um que se diz convertido e não mudou em nada seu comportamento, seus valores, seus princípios mundanos. Reveja sua vida cristã e sua fé,confronte com a palavra de Deus , talvez vc seja mais religioso que pensa !!!
Foi bom espero mas que Deus te abençoe.
Estava em busca da verdade sobre essa.palavra,esse.estudo foi esclarecedor,lógico que.e.preciso aprofundar,só que essa.base,esta.rica.em.esclarecimemto,Obgda Aguardo,algo mais profundo,Deus o abençoe
Muito bom o assunto. Nas Igrejas, temos muitos jovens que precisam de bons esclarecimentos.
Eu sou ainda um jovem, 78 anos.
Boa noite, sou católico e tenho uma palestra sobre religiosidade quero saber mais sobre o assunto. Estou aguardando. Obrigado Att Antônio Carlos
Em um relacionamento com jesus , precisamos conhecê-lo, não é verdade ?
Para que possamos conhecê-lo temos qie estudar as escrituras e tá escrito, conhecerás a verdade é a verdade vos libertará, quando começamos conhecer a verdade as mentiras começam a cair por terra e a religiosidade começamos a enxergar com muita clareza , o estudo biblico requer dedicação e devoção e ajuda nas dúvidas com pessoas qie estão mais agreste nos estudos, começamos a dicernir e cada dia crescer na palavra
Assim ativamos o espírito santo que está nós e ser movido pelo Espírito é não pela carne
Intimida com senhor vem de conhecê-lo entende ?
Já fui católico e posso te dizer que nunca senti a presença do Espírito Santo, espero que você consiga sentir , eu na minha experiência como católico, muito frio os ensinamentos, muitas repetições e não vai no profundo, vai somente no raso e isso não conseguimos ter intimidade
amei a materia
Aguardandoo ansiosamente!
Preciso muito desse esclarecimento, mesmo para não estar inserido nela. No aguardo!
Nossa muito boa essa matéria esclarecedora estou começando meu ministério já estou pregando recebo convites e Deus vai me guiando e agradeço por estas palavras
Aguardando com expectativa….