Tire os “gatos velhos” da sua vida

Eliezer Rodrigues
Pastor da IEVV em Vila Matilde, SP

“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas (tolice). Exercita- te, pessoalmente, na piedade”. (I Timóteo 4.7)

A expressão “gato velho”, se encaixa muito bem neste texto. Algumas pessoas tem me perguntado, após minhas ministrações, quando eu uso esse termo: “o que é gato velho?” Bom, o Apóstolo Paulo traz a Timóteo esse texto acima, que é maravilhoso. Ele pede para a igreja “rejeitar as fábulas profanas“.

O que seria isso? A palavra “fábula” vem do grego “MUTHOS” que significa uma ideia baseada em ficção, estória ou invenção. Além disso, Paulo ainda diz: “...e de velhas caducas“, Uma expressão usada para dizer “Tolas”.

Enfim, misturando tudo isso, em outras palavras, Paulo está falando pelo Espírito de Deus : “rejeita essa ideia baseada em ficção, em estórias e invenções, isso é tolice! Vá se exercitar na piedade, é muito mais lucrativo!“. Piedade, é uma vida com Deus, é andar em amor, em fé, em alegria em tudo aquilo que é bom para nossas vidas.

O conhecido “gato velho”, são aqueles que andam em tolice, inventando estórias da vida da outros, dos irmãos da igreja e da liderança. O “gato velho” é todo “sensível”, vive reclamando: “ninguém me ama, ninguém me entende, todos estão contra mim…” A bíblia o chama de tolo! Que perde seu tempo com sentimentos infrutíferos, trazendo mais estragos para o corpo de Cristo, do que a unidade, edificação e crescimento.

O “gato velho” parece ser “humilde”, mas na verdade não passa de falsa piedade, quer que todos andem em amor com ele, porém ele não anda em amor com ninguém. A bíblia o chama de tolo! Pois é insubmisso, rebelde, pastor de si mesmo. Ou seja, não aceita correção de nenhuma liderança.

O “gato velho” é perigoso e cheio de ideias maliciosas. Sem perceber, o cristão vai concordando com ele até se tornar semelhante. O “gato velho”, meu amado, tem o comportamento da velha vida, da velha natureza, do velho homem, da velha carne e, andar nisso, a bíblia chama de tolice! Se você está com alguns destes sintomas citados acima, provavelmente você está associado ao gato velho. Lance-o fora! E viva uma vida cheia de alegria e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!