Verbo FM

Infartos espirituais

Agnaldo Marques
Supervisor do Ministério Verbo da Vida

O que é ser imagem e semelhança de Deus? Imagem é aquilo que vemos quando estamos diante de um espelho. Nós estamos vivendo um tempo em que as pessoas estão amarguradas e tristes por não compreenderem quem são em Deus. Sendo assim, precisamos compreender a nossa imagem e semelhança diante do nosso Senhor.

Existe algo que tem acontecido muito entre os brasileiros que é o infarto agudo do miocárdio. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 desses casos, ocorra uma morte. Espiritualmente falando, a Bíblia nos orienta a guardarmos o nosso coração, como forma de não termos “infartos espirituais”.

Por exemplo, como imagem e semelhança de Deus, necessitamos olhar para nós mesmos e não para os outros ao nosso redor, focando no que precisamos melhorar e não nos erros alheios. Quando agimos assim, seremos pessoas melhores e não ficaremos com “problemas no coração”, prejudicando a nossa vida espiritual. 

A Bíblia nos diz que no mundo passaremos por aflições, mas nós devemos ter bom ânimo, pois Jesus venceu por nós! Os problemas da vida se levantam contra nós, mas devemos aprender a confiar em Deus. A forma como lidamos com os processos da vida, poderá afetar a nossa saúde espiritual. Diante dos problemas, devemos ficar quietos para o que Ele vai nos dizer como orientação. Quando ficamos quietos, aprenderemos a discernir os tempos e estações, pois cada fase possui um comportamento necessário. 

Em todas as etapas da nossa vida, Deus já esteve lá. Da mesma forma que Elias seguiu a orientação do Senhor, precisamos aprender a discernir os nossos momentos. Existem pessoas que “infartaram espiritualmente”, pois não ficaram quietos para ouvir Deus e receberem orientação.

Diante de tudo isso, gostaria de apresentar conselhos práticos que nos livrarão de infartos espirituais: 


1. Valorizar nosso dia, como se ele fosse o último;
2. Focar no poder de Deus e não em nossa habilidade;
3. Concentrar-se no que é necessário e não no que é melhor;
4. Precisamos estar perto de pessoas que nos ajudam e longe de pessoas que nos atrapalham;
5. Devemos nos concentrar  no nosso progresso e não em nossa perfeição;
6. Sejamos originais.

Em Deus, tem jeito! Ele nos criou à Sua imagem e semelhança, pois existe um fluir d´Ele em nossa vida. O Senhor tem um futuro de paz e prosperidade para todos nós! 

*Trechos da mensagem de 19 de outubro de 2023, na Conferência dos Homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!