Verbo FM

Sendo homens de verdade

por Agnaldo Marques
*Supervisor do Ministério Verbo da Vida

Se você é resolvido, você está pronto para o que eu tenho para dizer. Muitas vezes vemos o mesmo texto com perspectivas diferentes. A Bíblia tem o poder de se renovar. Que riqueza! A Palavra de Deus é a verdade. E precisamos conhecer como ela é.

Quando falamos do mico leão dourado, lembramos logo da extinção. Por que ele está em extinção? Porque as pessoas estavam pegando esse animal para comercializar e também começaram a desmatar as florestas, onde ele habita. O propósito desse animal é espalhar as sementes. Razões externas, que estão limitando a vida dele, nos lembra outro animal que está em extinção: homens de verdade.

Em João 15, Jesus diz que é a videira verdadeira e o seu Pai é o agricultor. Se ele falou que é a verdadeira é porque existe a falsa.

O homem de verdade diz: eu te amo. O homem que não é de verdade diz: para que essa frescura? Qual foi a última vez que você chegou para a sua esposa e disse que a ama? A frase vai confirmar a ação. Qual foi a última vez que você pegou seu filho, deu um abraço e disse: eu te amo? Só faz isso quem é homem de verdade.

Só homem de verdade reconhece o erro e pede perdão.

O homem que não é de verdade diz: se eu fizer isso ela vai montar em mim. Só homem de verdade diz: por favor, me dê licença e muito obrigado. 

Quando a mulher está sobrecarregada em casa, no sábado, com as tarefas de casa, o homem de verdade diz: posso ajudar? O homem de verdade se dispõe a ajudar. O homem de verdade também pega na mão da mulher e diz: vamos orar? O homem de verdade assume as responsabilidades.

Estamos vivendo um tempo em que estamos nos deparando com muita fragilidade nos homens. Qualquer coisinha ele diz que não vai para a igreja e diz que está com depressão. Ei! Se levanta! Você é um homem de verdade!

As coisas estão mudando com muita velocidade. A moda tem aprisionado muita gente. A moda muda demais. Saiu uma pesquisa falando sobre impotência sexual por causa da calça apertada dos homens. A Bíblia fala como devemos andar. Temos recomendações bíblicas que não saem de moda e falam sobre decência. 

Quando você é guiado, você tem a proteção quando precisa. Temos a inclinação de buscar só aquilo que nos é agradável. É tempo de voltar a ouvir e ser guiado. Em cada palavra e ação, devemos pensar: o que Deus quer para este momento?

Nos pegamos muitas vezes na autopromoção, para as pessoas verem em nós algo que não somos. Quem tem o plano é Deus. Os homens são instrumentos de Deus para realizar o plano. Por que não ir para o foco principal? Temos dificuldades porque muitas vezes queremos nos afirmar de qualquer jeito. Temos que voltar a pedir ajuda. para isso, temos que procurar as pessoas certas. Os homens de verdade devem dizer, quando necessário: não sei, me ajude!

Vou mostrar os passos que vão trazer sucesso em nossa vida como homem verdadeiro. O primeiro deles é confiar. Eu não falo de uma confiança superficial. Falo de uma confiança enraizada. Independente do que vai acontecer eu sei quem é o Deus a quem eu sirvo. Depois da confiança, automaticamente você vai se posicionar. Depois que você confia e se posiciona, você vai ter os resultados de Deus na sua vida. 

O homem de verdade não arreda o pé dos princípios. Se vai votar, não arreda o pé dos princípios. Quando um problema se levantar, veja como uma oportunidade. Independente do problema que esteja passando, mesmo antes de se resolver, veja a resposta antes. E vibre com isso. 

Sejamos homens de verdade firmados nos princípios da Palavra de Deus.

* Trecho de mensagem do dia 22 de outubro de 2022, na Conferência de Homens Verbo da Vida.

2 Comentários

  • Olá, meu nome é Yuri, tenho 43 anos, no segundo casamento. Hoje estou firme na igreja , mas nem sempre foi assim.

    Há aproximadamente 25 anos, eu aceitei Jesus como Senhor, época em que estava iniciando no meu primeiro casamento e chegada não planejada do meu primeiro filho.
    Em um espaço de 10 anos após minha conversão, muitas mudanças aconteceram, a chegada de mais dois filhos, mudança de cidade/estado (por motivo de trabalho) e algumas quedas pelo caminho, incluindo infidelidade conjugal por ambas as partes.
    Até que em um determinado momento, resolvemos dar um basta nas brigas e tentar uma nova vida, mudando mais uma vez de cidade/estado e se firmando na igreja. Porém, a mudança aconteceu apenas na minha vida, minha ex seguia infiel, porém eu sempre a perdoava, crendo e confessando a palavra de Deus,e por amor aos meus filhos e minha família, permanecia firme, assim por quase mais 10 anos.
    Há aproximadamente 6 anos, tudo mudou quando descobri uma nova traição, eu já cansado, acabei abalado e me deixei envolver por uma outra mulher. Acabei me divorciando, saindo de casa, deixando minha família, três filhos, 17, 16 e 9 anos.
    Hoje estou casado com a mulher com a qual me envolvi, eu a amo, ela tbm me ama, temos uma filha de 3 anos e estamos firmes na igreja, envolvidos em ministérios e vivendo uma vida de testemunho, de acordo com a Palavra de Deus.
    Porém, minha felicidade não é plena, dois dos meus filhos se envolveram com drogas, não demonstram interesse pelo futuro e muito menos pela Palavra de Deus.
    Sinto-me culpado e carrego esse fardo todos os dias, tenho orado e creio que o Senhor é o único caminho para restauração da vida deles.

    Tenho muitas dúvidas de como proceder, do que fazer e peço oração para que o Senhor me guie…

    Já pensei até em me divorciar novamente e voltar para minha ex esposa, mas aí só estaria causando um outro problema.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!