Verbo FM

Você pode calar a angústia!

por Klycia Gaudard

Lutero foi um homem muito importante, foi ele quem começou a reforma protestante, foi o primeiro a traduzir a Bíblia, ele nos estimulou a ler e estudar a Bíblia. Ele foi muito importante para nós cristãos ele era católico, mas por causa do entendimento que ele tinha e a percepção a respeito do mundo, ele tinha alguns conflitos principalmente lendo Romanos 1, ali ele lia que o justo vive pela fé.

Lutero se dedicava aos sacramentos, jejuns e penitência, ele chegou a se chicotear, para pagar os seus pecados, ele era tão intenso, e se punia tanto buscando se aproximar de Deus. Até que um dia ele meditando, entendeu o que era nascer de novo. O engano, o entendimento errado a respeito da palavra, a respeito de quem Deus é pode trazer muitos danos a nossa vida.

Essa prática de se auto flagelar era comum na idade média. Mulheres usavam cinto que as apertavam e isso as fazia se auto flagelar. A prática daquela época para se redimir do pecado, adultério e culpa era se auto flagelar. Muitos tinham essa prática de se punir, por causa da condenação do pecado, por causa da falta de entendimento de quem eles eram.

Você acha que isso acontece ainda hoje? Existem muitos jovens e adolescentes se auto mutilando nos dias de hoje e não são só adolescentes, mas mulheres se mutilando. Na internet se ensina como fazer a prática da automutilação, e ensinam até mesmo esconder

Ela é uma ação a respeito de uma dor, quando a pessoa não sabe o que fazer com aquilo. Tem pessoas que se cortam, essa prática não está associada ao suicidio, é algo grave e sério, o público que mais se corta são as mulheres. 

Talvez você seja mãe de adoelescnte professora de sala na igreja, isso pode estar acontecendo com sua filha, sobrinha, amiga, a pessoa sente uma dor psicológica, uma tristeza, então, elas se cortam, por vezes para se punir, outras vezes para se esconder, e o coração acelera, elas se sentem aliviadas quando agem assim… Elas machucam o corpo para sentir um alívio momentâneo, mas depois a angústia volta pior. 

Lembro quando eu era adoelsecente peguei uma lâmina, mas nao tive coragem de me auto mutilar, isso é uma linha muito tênue, e saiba que tudo é aprendizado, se você faz algo pela primeira vez, te dá coragem para repetir o ato, e isso pode ser a primeira vez de muitas. 

Talvez, você nunca pensou em se cortar, e pensava que isso era coisa de adolescente. De fato,  70% dos adolescentes que ficam tempo na internet estão mais propensos a se cortar, talvez você nunca tenha pensado nisso.

Como você tem aliviado a sua angústia? 

Que tipo de comportamento você tem feito para sair da angústia?

Tem gente que quando está angustiada come descontroladamente, quando está na tpm, está triste, angustiada, entra em desequilíbrio.

Tem pessoas que comem uma caixa de chocolate inteira, tem outras que usam outros tipos de estratégias para aliviar a pressão, gostam de mandar na vida dos outros, gostam de exercer controle sobre o marido ou sobre os filhos. Esses são comportamentos de pessoas inseguras e isso alivia a angústia delas agindo assim, por não saber administrar, isso é comum, cada uma de nós vai desenvolver alguma estratégia. 

É interessante porque a Bíblia fala sobre a automutilação, ela fala que isso é errado. No novo testamento temos um de Marcos 5. fala de um homem que era violento e se cortava com pedras, ele tinha uma influência satânica e ele se mutilar. 

“Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados” (Levítico 19.18,19).

“Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.
Nenhuma coisa abominável comereis” (Deuteronômio 14.1-3).

A Bíblia fala sobre não fazer a automutilação, fala da influência que isso provoca, e a angústia e tristeza precisa ser entendida e colocada em seu lugar. Existe uma forma de lidar com as nossas emoções, as organizando e nos submetendo a palavra e ao espírito, 

As pessoas que desenvolvem esse comportamento não estão colocando as coisas no lugar. Essa prática era um ritual pagão, 

o luto é algo desafiador, viver a morte de alguém, a pessoa não está mais lá, a casa está vazia, as roupas estão lá, o cheiro da pessoa está lá. Como é difícil viver sem uma pessoa que você ama tanto.

Uns vivem o luto pelo divórcio,outros pelos filhos que vão embora. Como viver e administrar isso?

Recomendo o livro de Tony Cooke “Vida após a morte”.

Até quando você vai ser escrava da culpa, das suas emoções? 

Até quando você vai viver trancada dentro de você? mudando seu humor, sua forma de ser, afetando a sua família, até quando você vai ficar escrava desse tipo de coisas?

A Bíblia fala de um sacrifício que devemos fazer com nosso corpo, mas não é de sangue é um sacrifício racional.  É fazer a vontade do espírito e não a vontade do seu corpo. Precisamos renovar a nossa mente.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.1,2).

Nós precisamos aprender a expressar o que sentimos de forma adequada. Quando estou com raiva não posso ter aquela conversa com meu marido, corrigir meu filho, porque eu vou ser intensa e vou machucar com palavras, eu sei o que fazer para deixar meu marido muito chateado. 

Se você anda muito estressada, precisa fazer atividade física, exercícios, precisa se movimentar. Isso não é só para ficar bonita, mas equilibrada, alimentação correta vai te deixar mais equilibrada. Comer aquilo que é certo, comunhão com Deus vai te deixar mais equilibrada. Renovar a mente é trocar o pensamento que você tem por aquilo que Deus pensa a seu respeito.

Cuidado, você pode até se irar, mas não deve pecar. Perdemos muito  quando nos expressamos de forma errada

Muitas estão vivendo a angústia de não saber o que fazer, de estar perdida, parece que isso é algo tão forte, você fica confusa mentalmente sem saber como lidar com suas emoções.

Sabemos que Satanás faz coisas conosco para trazer confusão, Deus nos fez com emoções, mas o diabo vem confundir e nos atingir, ele traz imagens, palavras, frases e começamos a construir aquilo como se fosse verdadeiro, Satanás quer que você se machuque e se desespere.

Lembra quando Jesus disse aos discípulos, vamos passar para a outra margem e deitou no fundo do barco?. Marcos 5 relata esse fato.Jesus foi dormir porque estava cansado,e começou um vento forte, que sacudiu o barco, os discípulos desesperados, que sono é esse? O barco estava enchendo de água, o barco sacudindo, e os discípulos  pensando… Jesus não vai fazer nada?

O que está acontecendo na sua vida? 

O que você tem feito para administrar aquilo que tem chegado em sua vida?

Tem gente vivendo uma angústia desnecessária para provar algo para as pessoas. 

Jesus mandou a tempestade se calar, e eu quero te convidar a mandar a tempestade se calar, se sujeite a vontade de Deus. Não deixe se confundir, não acredite no diabo, não se cobre demais,não se compare. Se levante e diga a esse engano: Cala-te, emudece.

Os discípulos fragilizados não desfrutaram da paz que excede todo entendimento. Desfrute da paz de Deus.

Existem mulheres que estão se sentindo solitárias, que não estão me enxergando no barco, mas Deus nos diz: Eu estou no barco, não te abandonei, estou com você. 

Ainda que eu ande no vale da sombra da morte não temerei mal algum algum, porque tu estás comigo. 

O senhor te exalta e te diz: você não está sozinha

Diga para a tempestade: cala-te!!

Você não está sozinha!

Não deixe a sua mente te enganar. 

Declaro para a sua vida estratégias vindo para a sua vida, não olhe o natural, olhe para Jesus. Sensibilidade do espírito, para identificar o engano. Aprenda a discernir as coisas ao seu redor. Ainda que você ache que está em perigo, ainda que se sinta sozinha, ele diz: Eu estou contigo, você não está sozinha. 

Diga a tempestade; Cala-te.

O Senhor precisa de você para alcançar outras mulheres, existe um propósito para a sua vida, não se abale com as coisas que o diabo tem feito para parar o reino. Seremos instrumento de crescimento e avanço. Não vamos ficar fragilizadas nas nossas emoções, se proteja e proteja a sua casa.

Declaro mulheres divinamente fortes no senhor, cheias do Espírito. 

*Trechos das mensagens do dia 22 de outubro de 2022, na Conferência de Mulheres.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!