por Klycia Gaudard
Por aqui, seguimos na criação de adolescentes… Sim! Existem vários desafios (cada fase tem os seus). Mas hoje durmo a noite toda, não preciso dar banho ou comida na boca. Eles não colocam os dedos na tomada, não rabiscam paredes e, praticamente, trocaram todos os dentes. São bem independentes, ajudam na rotina da casa, lavam louça, limpam o chão, lavam a garagem, colocam o lixo para fora. São colaborativos e parceiros.
Os desafios são outros. Hoje, além dos “porquês”, temos argumentos, até mesmo uma visão própria de mundo antes de dizerem sim: “Mãe, você já pensou nisso?”. “Você sabia que isso é melhor, mais rápido, mais eficiente?”.
Algo muito importante que tenho aprendido é que não bastam mais palavras, eles fazem a leitura das nossas expressões, somam com algo que já dissemos e tiram suas próprias conclusões.
Mais do que nunca, o exemplo fala (grita) mais alto.
Continuamos buscando pontos de contato, gerando identificação, amizade e confiança. Sim, o fato de ser pai e mãe nesta fase não é mais suficiente para confiarem em nós.
Temos que “dar provas” que seus segredos serão guardados, seus sentimentos preservados, suas ideias ouvidas.
São pessoas, amadurecendo emocionalmente, escolhendo seus próprios caminhos. Buscamos ser pacientes, conversar, principalmente ouvir: “O que vc acha? O que pensou? O que está sentindo?”.
São perguntas-chave que precisamos fazer, porque só há intimidade com quem você conhece. Cada um tem um mundo dentro de si, e se não nos aproximarmos, eles poderão se isolar.
O amor é uma semente poderosa, que envolve respeito, empatia, saber ouvir e entender que nossos filhos não são uma extensão nossa, mas pessoas em desenvolvimento. Ouvi-los não diminui o respeito que têm por nós, pelo contrário.
Essa foto somos nós 4 depois de fazer atividade física. Nosso intuito é proporcionar saúde em todas as áreas para eles (física, emocional e espiritual). Além disso, neste momento, estamos promovendo o esforço, novas metas, e criando na nossa casa algo que todos nós possamos fazer juntos.
1 Comentário
Hô Glória a Deus pela excelente família que vocês são então contínuo com a mesma declaração referente a vocês “Que vocês são para mim uma referência como família” – Que Deus abençoe vocês e que a caminhada de todos sejam fácil e leve, particando o Amor a honra e os princípio de JESUS!