Verbo FM

Foque no propósito

Tatiane Santiago (Recife-PE)
Graduada na Escola de Ministros Rhema

Romanos 8.28 é um versículo muito conhecido: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.

Muitas das vezes usamos até como um jargão ou frase de “consolo” quando estamos vendo as coisas dando errado ao nosso redor.

Mas, muito mais do que ver como uma frase de consolo, vamos enxergar a dimensão da revelação dessa Palavra?

Lá em Gênesis, a partir do capítulo 37, temos a história de José, onde foi perseguido e vendido pelos próprios irmãos, foi preso, injustiçado, esquecido e por aí vai. Porém, chegou seu momento de honra, e aqueles que o fizeram mal, temiam que José se vingasse.

Mas vejamos o nível de maturidade e de comunhão com Deus, através da resposta de José em Gênesis 50.19:

“Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos”.

Na justiça humana, José tinha o “direito” de se vingar, de prejudicá-los e retribuí-los com o mal, mas ele não olhou para o que fizeram contra ele, e sim, o que Deus fez com toda a situação para um bem maior!

Eu acredito de verdade que Deus poderia fazer José chegar onde chegou sem passar por tudo o que passou, mas percebam que quando você decide olhar para o propósito, para tudo o que foi construído independente das circunstâncias, essas circunstâncias até se tornam pequenas!

Não que não tenha doído ou que não tenha sido sofrido; mas devemos pensar: “Amém! Eu passei, mudei, amadureci… Venci! A graça do Senhor me sustentou, e tudo em prol de algo muito maior, que eu sequer tinha dimensão!”. José havia tido sonhos quando era mais novo, mas certamente ele não tinha dimensão que chegaria ao nível que chegou!

Da mesma forma somos nós! Talvez tenhamos um vislumbre, um sonho, uma palavra sobre algo que o Senhor disse que faria em nós e através de nós, mas certamente, não temos a visão e dimensão completa dos planos Dele! São infinitamente maiores e melhores do que podemos imaginar!

Então, que possamos olhar para toda e qualquer dificuldade que se levante na nossa vida e enxergar como uma oportunidade de sermos fortalecidos pelo Senhor, de encarar como um processo de aprendizado e amadurecimento, para alcançarmos a plenitude do propósito que Ele criou para cada um de nós!

Lembro da história de Estevão lá em Atos 7. A Bíblia nos relata que Estevão foi um dos diáconos escolhidos no início da história da Igreja, mas ele ainda foi além; tomado de graça e poder, fazia prodígios e maravilhas, espalhando as Boas Novas. Ou seja, ele estava fazendo o bem, mas foi acusado, injustiçado e apedrejado até a morte.

Mais uma vez eu me atento ao nível de maturidade e intimidade com o Pai, porque diante de tamanha dor e injustiça, Estevão olhou para o céu, viu Jesus à direita de Deus, e ao invés de reclamar das pessoas que não o estavam valorizando, que estavam sendo injustas com ele, mostrar para Deus quem o estava fazendo mal. Ele já pensou como aquilo estava cooperando para o bem dele, de ir para o céu, e disse:

“Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” E como sinal ainda maior da consciência de eternidade dele e das pessoas que o faziam mal, ele em um elevado nível de maturidade espiritual disse: “Senhor, não os condene por causa desse pecado!”.

Uau! Meu Deus do céu! Isso é desafiador pra nós!

Quem já sofreu o que José sofreu? Quem já sofreu o que Estevão sofreu? Não chegamos ao nível de sofrimento deles e não conseguimos ter o nível de maturidade e consciência espiritual que eles tiveram. José nem tinha o Espírito Santo dentro dele, e ainda assim, teve uma atitude que muitos de nós não teríamos!

E Jesus? Meu Deus do céu! Por mais que a gente tente, jamais teremos noção do nível de injustiça e ingratidão que Jesus enfrentou!

Ele, o todo poderoso, criador do céu e da terra, abriu mão de sua glória, poder, majestade, abriu mão de tudo para vir ao mundo e morrer por aqueles que iriam apedrejá-lo, cuspi-lo, crucificá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!