Verbo FM

Respostas para as dificuldades

por Tatiane Santiago
*Graduada na Escola de Ministros Rhema

Que respostas estamos dando diante das dificuldades que se levantam?

Existem situações que são favoráveis, e nesses casos, é muito fácil responder certo. Mas e quando se levanta algo contrário ao que esperávamos? Algo que vem para confrontar? Que resposta estamos dando?

É muito desafiador quando somos confrontados naquilo que temos “certeza” que Deus vai fazer, temos tanta certeza que praticamente já entregamos a solução pronta para Deus, e não acontece!

Não precisamos ter pressa em dar uma resposta, quer seja com palavras ou atitudes!

Ao se levantarem as situações, a melhor opção é silenciar e ouvir do próprio Deus, o que Ele espera que façamos. Pode ser, inclusive, que a direção seja: “Fique quieto e em silêncio”.
Ou pode ser que Deus nos peça uma resposta que talvez a gente nem se sinta capaz em dar, mas Ele mesmo nos direciona e nos capacita! É exatamente isso, não é na nossa força!

Somos tendenciosos a querer ajudar ao Senhor, mostramos a Ele o “certo” a ser feito… Mas sempre a direção d’Ele será a melhor!

Mesmo que pareça injusto, mesmo que pareça que estamos “ficando no prejuízo”, um dia iremos entender o porquê de tal resposta que Ele nos pediu. Pode ser que saibamos ainda aqui na terra, ou só na eternidade… Mas independentemente de saber ou não, entender ou não, nosso posicionamento é de confiar em Deus e descansar sabendo que Ele é o maior interessado na nossa felicidade e Ele sabe o que é melhor para nós!
Ele é bom em todo tempo e nunca falha!

Nunca esqueçamos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!

Tem coisas que não fazemos a mínima ideia do porquê estamos enfrentando, mas enquanto passamos por tal situação, tantas coisas são transformadas, colocadas ou construídas dentro de nós… E, de repente, nem será algo para nós mesmos, talvez seja para, mais à frente, ajudar alguém que está passando pela mesma situação, e já teremos a resposta para ajudar essa pessoa.

Situações que nos ferem se tornarão cicatrizes, e essas cicatrizes irão ajudar outras pessoas a cicatrizarem suas feridas também! Aquilo que nos confronta hoje será resposta para alguém amanhã.

Uma pérola se forma na concha, exatamente, por causa do atrito e irritabilidade que a areia causa na concha; assim também é conosco! Cada desafio que surge, cada circunstância ou confronto que se levanta, se tornará em pérola na nossa vida. Cabe a nós termos o seguinte posicionamento: não estou entendendo o que está acontecendo, está dolorido e desconfortável, mas eu sei que sou filha(o) amada(o) de Deus e sei que Ele nunca me abandona. Então, em vez de pensar no porquê dessa situação ou até mesmo pensar na solução, vou pensar no que o Senhor está me ensinando com esse processo! Vou encarar essa situação como uma excelente oportunidade de ficar mais parecida(o) com meu Pai!”.

Às vezes, queremos que Deus nos arranque de tal situação ou que acabe com ela de uma vez, mas assim como falou para Paulo em II Coríntios 12.9, Deus nos diz: “A minha graça te basta!”.

Precisamos mudar nosso foco, deixar de olhar para o problema e enxergar no que aquilo vai cooperar para o nosso bem!

Aproveite como uma oportunidade, por mais difícil que seja! Enxergue tudo o que tem acontecido em você durante processo!

 

1 Comentário

  • Amém! Aprendi algo surreal através dessa mensagem… Que meu espírito permaneça sempre neste mesmo caminho!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!