Verbo FM

Meu papel na minha família

Adilson Farias
Ministro Auxiliar no Verbo da Vida em Juiz de Fora (MG)

Você já andou de avião? Ou já assistiu vídeos de como acontece um voo? Quando inicia um voo, as instruções são passadas. E isso não acontece do nada, existe um propósito. Sabe por quê?

Segurança! Para que quando houver determinadas situações, nós saibamos exatamente como agir de forma correta. Hoje, os filmes de super-heróis fazem muito sucesso, isso é um fato. Mas o Senhor  quer que você seja o herói da sua casa, mas você precisa saber quem você é em n’Ele para transformar as vidas ao seu redor. É desafiador ser pai, mãe, avô, amigo, irmão nos dias atuais.

“Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos” (Efésios 5.22-24).

Claro que não podemos parar nesse versículo, existem mais atribuições que Deus dá para outros integrantes da família. Veja

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela (Efésios 5.22-24).

Nós temos papéis definidos e há uma graça disponível. Mesmo em meio a um furacão, existem verdades em Deus que podem mudar a vida de qualquer pessoa a qualquer momento. Deus não criou homens e mulheres para serem os mais importantes, ou um mais que o outro, ou quem manda mais. Cada um tem responsabilidades.

Seja você aquele que promove a diferença. O que muda a nossa vida é olharmos para a Palavra.Quando casamos, por exemplo, assumimos o nosso papel. Na vida cristã, é da mesma forma.

Já que falamos no início sobre filmes, sabe, aqueles atores e atrizes que vencem o Oscar, chegam no pódio quando se especializam no seu papel. Todos temos um propósito em Deus.

É importante também sabermos as responsabilidades dos filhos e pais:

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Efésios 6.1-3).

Se você quiser experimentar as promessas de Deus, precisa honrar os pais. Se eles erram no proceder, por não conhecer a Palavra, vão ser atraídos para ela pela nossa vida e testemunho.

É fundamental que o crente fale por meio da sua própria vida. Muitos irmãos, inclusive, passam por conflitos na família por conta da Palavra de Deus. Alguns de seus  familiares, que não entendem, ainda, as verdades de Deus, entram em atrito. Mas nosso Pai não quer contendas, pelo contrário, a vida dos filhos do Senhor é o maior testemunho, mesmo que calados.

Não adianta só ler esses versículos. Temos que pôr em prática. Todos nós temos dificuldades, desafios, mas ha diversas ferramentas que nosso Pai nos mostra, que irão fazer toda a diferença para vencermos as situações, por mais complexas que sejam.

Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.

“Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá” (Marcos 11.23-24).

Sempre buscamos resultados imediatos na nossa jornada cristã. Mas existe um processo de fé envolvido. Mesmo que o diabo tenha levantado situações terríveis na sua vida, lembre-se de agarrar as verdades e fazer acontecer. 

O problema não é o problema, o problema é como ele se apresenta para nós e nossa reação. Se formos rápidos em perceber que temos promessas preciosas em Deus para vencer cada desafio da nossa vida, será totalmente diferente. Vamos falar o que a Palavra diz ao nosso respeito, somos mais que vencedores. Jesus tomou sobre si todas as dores. Pelas Suas pisaduras fomos sarados. Eu sei o meu papel na sociedade, na família, e no Reino.

A situação adversa pode até ser a mesma, nós não! A cada dia somos renovados, fortalecidos pelas verdades de Deus. Se eu ainda não sei meu papel em meio a tudo isso, Ele vai me revelar! Já somos vencedores.

Na nossa vida, não temos o papel principal, Deus é o grande protagonista, mas temos papéis importantíssimos para o Reino. Não competimos com nossos irmãos, somos vencedores e eles também. E juntos somos mais fortes e vamos muito mais além!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!