Verbo FM

A Palavra viva e eficaz

Pr. Adilson Farias - Deus pensa, eu vivo
Pr. Adilson Farias
Graduado da Escola de Ministros Rhema

A vontade de Deus é que todos sejam salvos e alcancem o pleno conhecimento da Verdade. Tudo o que acontece quando conhecemos a Deus não deve se limitar a nós. A Palavra de Deus é viva, eficaz e poderosa para transformar histórias, inclusive a nossa.

A Palavra deve nos retirar do lugar em que estamos e nos conduzir a um estado melhor.

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12).


Viva e eficaz

Você já teve a experiência de consumir lactobacilos vivos, bactérias benéficas que, ao serem ingeridas, movem-se dentro do seu organismo, do seu intestino, trazendo benefícios e promovendo um estado mais saudável? Se um produto como esse pode causar impacto positivo dentro de você, imagine a Palavra de Deus sendo absorvida e incorporada. Ela é viva, atua, reestrutura, movimenta e coloca as coisas em ordem. Aquilo que estava desorganizado está sendo reorganizado pela Palavra de Deus. Ela é eficaz.

A Palavra proporciona esclarecimento para que possamos compreender os desejos e pensamentos de Deus para nós. Deus está buscando a nossa melhor versão, e nada em nós está tão bom que não possa ser aprimorado.

Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15.4).


Acesso à Palavra

Já temos acesso à Palavra e podemos ser cheios do Espírito. Entretanto, o problema é que, muitas vezes, queremos viver na autoridade da Palavra, quando, na verdade, precisamos viver na intimidade. A intimidade nos conduzirá à autoridade. Quando decidimos ser íntimos d’Ele, teremos um relacionamento que nos dará a autoridade para comandar sobre Satanás.

Não é uma carteira de membro na igreja ou uma Bíblia aberta em determinados versículos que nos concede autoridade. Há milhares de homens e mulheres que conhecem diversos versículos e estão perdidos no mundo. Trata-se de olhar para a nossa condição e, independentemente disso, decidir focar na Palavra de Deus, pois Ele é a nossa segurança. Ele é quem precisamos.


Deus tem pensamentos sobre nós

Deus tem pensamentos sobre nós para que possamos viver o melhor desta terra, independentemente do destino, da situação atual, do passado ou do futuro. Ele tem pensamentos a nosso respeito e, além disso, são pensamentos de paz, não de mal.

Às vezes, enfrentamos problemas e não conseguimos enxergar soluções, mas Deus olha para nós e diz: “Eu sei como enxugar suas lágrimas, sei como transformar seu pranto e posso libertá-lo do cativeiro que o envolveu, do qual você não consegue sair sozinho. Eu tenho pensamentos a seu respeito, e são pensamentos de paz”.

As coisas em sua vida mudarão quando você começar a declarar as verdades que a Bíblia diz a seu respeito. Quando a verdade de Deus, que Ele depositou em seu coração, sair de sua boca, as coisas mudarão e tomarão forma.


Ele não faz acepção de pessoas

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Isaías 55.8-11).

Deus pode realizar grandes feitos mesmo quando não os estamos percebendo. Ele não faz acepção de pessoas; ao contrário, permite que todos que busquem agradar ao Seu coração desfrutem dos desejos que há em seus próprios corações. Deus deseja revelar Seus pensamentos a cada um de nós.

Muitas vezes, nossas orações são ouvidas, mas não encontram espaço suficiente em nós para produzir os frutos necessários. Deus está trabalhando dentro de nós. Quando dizemos: “Eu acredito que isso é o que a Bíblia diz sobre mim”, a Palavra está agindo e vai produzir o desejo d’Ele para nós.

Pare de se comparar com os outros; permita que a Palavra produza algo em você. Ela está atuando. Se Deus simplesmente colocasse Sua Palavra em nós e fizesse tudo sozinho, não cresceríamos. Deus deseja alcançar nosso coração. A partir das coisas pequenas, Ele pode realizar grandes feitos. Se as coisas ainda não estão dando certo, olhe e permaneça com a Palavra.


O “de repente”

Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3.1-17).

O “de repente” de Deus acontece, mas não é por acaso. Desse modo, não importa a condição em que você se encontra agora, Ele pode transformá-la no tempo oportuno. Esse tempo pode ser hoje, nesta madrugada, amanhã, ou daqui a uma semana. Mantenha seus olhos fixos e confie n’Ele.

De fato, Deus não está apenas no espetacular. Ele está na simplicidade das coisas. Ele está no toque da pessoa ao seu lado e no toque do Espírito Santo. Então, agradeça a Ele e seja grato pela habilidade de respirar, pois você possui o dom da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!