Luissa Emery
Graduada na Escola de Ministros Rhema

No início, Deus criou o homem e a mulher e os deu vida através do sopro em suas narinas. Deu ao homem autoridade sobre todo ser vivente para que fosse de sua responsabilidade o cuidado com as coisas deste mundo. Porém o homem pecou, se tornou pecador e, como consequência, entregou o domínio do mundo a Satanás. Assim como está escrito em II Coríntios 4O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” .

Temos que agir em oração para intervir em relação às ações de Satanás para com este mundo. A oração é uma forma de impedimento às circunstâncias impostas pelo inimigo. 

A oração também é o nosso meio de comunicação com Deus. Já ouvi comentários de pessoas dizendo que não têm respostas de oração por parte de Deus e que não veem nada acontecendo, mas talvez seja porque não estão orando da forma correta. No livro “A arte da Oração”, de Kenneth Haggin, ele faz uma comparação entre esportes para exemplificar particularidades da oração. O autor afirma que não há possibilidade de praticar um esporte com regras de outro; por exemplo: não se pode jogar futebol com regras de vôlei, pois um é jogado com os pés e o outro com as mãos. 

Há especificidades em cada oração e não pode haver falta de conhecimento da Palavra.  

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15.7).

Muitas vezes, nós estamos orando e pedindo coisas que não são da vontade de Deus, não estamos sabendo orar ou como orar. A falta de conhecimento pode trazer frustração nas respostas dos pedidos em oração. 

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jeremias 33.3).

Deus quer falar conosco e isso tem que estar firmado em nosso coração, pois Ele se importa conosco. Em várias passagens da Bíblia é possível perceber Deus nos chamando. 

“Dá ouvidos, Senhor, à minha oração, e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamo a ti, porque tu me respondes” (Salmos 86.6,7).

Deus gosta de nos ouvir e gosta das nossas orações. Temos que orar de forma consciente, sabendo que o que nós estamos fazendo. 

Em Lucas 4. 1-13 nós lemos que Jesus foi tentado três vezes pelo diabo, mas sempre respondia dizendo “está escrito”. Nós temos que saber o que está escrito na Palavra porque, muitas vezes, o diabo vai se levantar contra nós e nós precisamos saber quem somos e, quando surgirem as tentações, estaremos preparados. 

Ser tentado não é pecado. Jesus foi tentado três vezes nessa ocasião. O pecado não está em ser tentado, mas em cair na tentação. As circunstâncias podem se levantar, mas se nós soubermos o que está escrito, não cairemos. Não iremos ceder às situações que o diabo trará para as nossas vidas, pois falaremos aquilo que está escrito na Palavra.

Muitas vezes, nós pedimos coisas que já temos. Uma certa vez, ganhei um presente e fiquei muito feliz por isso, mas coloquei no guarda-roupa. Passaram-se dias e eu não lembrava mais do presente. Chegou um momento que eu precisei utilizar aquilo e pedi, muitas vezes, para ter, mas não percebi que já tinha, pois deixei guardado e não utilizei. 

O que nós precisamos é abrir o pacote da salvação e entender aquilo que está dentro desse pacote. O que Jesus fala na Bíblia também é falado para nós. Não precisamos implorar ao Senhor coisas que já temos. Quando nós conhecemos a Palavra, nós estamos conhecendo a nós mesmos e aquilo que é nosso conforme o que está escrito. 

Há um outro impedimento que talvez você já conheça: a falta de perdão é um empecilho para uma oração eficaz (Marcos 11. 23-26).

Outro livro de Kenneth Haggin é “Um Caminho para Vitória”. O livro faz um comentário afirmando que você não irá conseguir fazer com que a sua fé se mova ao seu favor, caso não esteja exercitando o amor e o perdão. Não importa o número de confissões que você faça, a sua fé não funcionará. Aquilo que deveria agir ao seu favor será impedido por falta de perdão. 

É necessário estarmos cientes do quanto Deus perdoou. Pense em coisas que pessoas próximas a você já fizeram, talvez você encontre diversas falhas. Agora pense em toda uma humanidade… foi o que Deus perdoou. 

Não podemos guardar rancor por algo que aconteceu, pois isso não se compara ao que Deus fez por nós e ao perdão que Ele liberou sobre a humanidade. Se nós precisamos parecer com Jesus a cada passo que nós damos, temos que seguir aquilo que Ele nos orientou e aquilo que Ele fez. 

Se Jesus perdoou a todos, quem somos nós para não perdoar alguém. Precisamos andar em perdão para que as nossas orações sejam ouvidas. Nossas orações chegarão até Ele se liberarmos perdão. 

Gostaria de incentivá-lo a ter boas literaturas e aprender sobre o fruto do Espírito. Eu o incentivo a se dedicar à Palavra e aprender mais sobre como andar em uma vida cristã. Quanto mais nós aprendemos de Deus, mais nós nos conhecemos. Quando Deus criou o homem, Ele soprou em suas narinas dando o sopro da vida e disse que ele seria à Sua imagem e semelhança. Nós somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Se estivermos distantes d’Ele, estaremos mais propensos a situações ruins. Quanto mais distantes de Deus, menos nós iremos nos conhecer. 

É importante conhecer  Deus e entender o Seu caráter, sabendo como Ele age e quem nós somos n’Ele. 

Se você tem algo contra alguém, perdoe, faça uma oração pedindo perdão a Deus por ter guardado esse rancor. Fale com essa pessoa a quem perdoou para melhorar toda a situação. 

Declare perdão, porque quanto mais você fizer isso, mais convicção terá de realizar ações em relação à oração. O rancor não vai causar nenhum mal a outra pessoa, mas sim a você. Eu deixo com você alguns capítulos que falam sobre perdão: Efésios 4; Colossenses 3 e Hebreus 12.

Se você tem dificuldades nessa área, não deixe de estudar, o Espírito Santo vai ajudá-lo. Ele é o ajudador que Deus deixou conosco para nos guiar em determinadas situações. Ninguém pode ter uma vida eficaz em oração se estiver com algum tipo de rancor. Deus nos perdoou, então perdoe também!

Esta é a mensagem que eu gostaria de deixar com você. Faça uma oração com a sua família. Continue crendo na Palavra e fazendo o que ela indica. Declare aquilo que a Palavra fala e tenha o seu momento de oração.

Fonte: Site da Igreja Sede em Campina Grande-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!