Porque melhor é a sabedoria

Lili Becker
Graduada do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

“Porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela” (Provérbios 8.11 – ARA).

Temos vivido dias muito dinâmicos, em que tudo precisa ser pra já e pra agora. E, lendo o livro de provérbios, no capítulo 8, que fala sobre a sabedoria, pergunto-me: será que estamos vivendo guiados pelo Espírito ou pelas circunstâncias?

A resposta certamente deve ser individual, até porque da nossa vida prestaremos contas individualmente.
Contudo, é necessário refletir acerca do que estamos fazendo, porque podemos estar apenas “deixando a vida nos levar”, em vez de estarmos desfrutando da vida que Jesus conquistou pra nós.

Eu falo isso com muito temor, porque lendo a Palavra, consigo observar, dia após dia, que temos benefícios e instruções poderosas da parte de Deus e precisamos, mais do que nunca, colocá-las em prática.

O que pode ser mais precioso do que receber sabedoria do alto?

Vejamos o que o Rei Salomão pediu ao Senhor:

“Salomão amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi, seu pai; porém sacrificava ainda nos altos e queimava incenso. Foi o rei a Gibeão para lá sacrificar, porque era o alto maior; ofereceu mil holocaustos Salomão naquele altar. Em Gibeão, apareceu o Senhor a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias” (I Reis 3.3-14 ARA)

“Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor. (I Reis 4.29-31 – ARA).

Quando escolhemos ouvir o Senhor e praticar Sua Palavra, estamos sendo sábios. E a sabedoria do alto vai nos livrar de decisões erradas, associações erradas e, também, de estar fora da vontade de Deus.

No novo testamento, no livro de Tiago, vemos que todo aquele que é falto de sabedoria, deve pedir ao Senhor, porque Ele o dará deliberadamente (Tiago 1.5).

E, por qual razão, muitas vezes, ainda insistimos em fazer na força do nosso braço? Por que preferimos coisas em vez da nossa rendição na Presença lugar em que teremos acesso a tudo aquilo que o nosso coração deseja?

Estamos nos últimos dias e, precisamos nos render por inteiro ao senhorio de Jesus, independentemente de pessoas e coisas.
Precisamos ser sábios, sabendo que haverá grande galardão para nós se seguirmos tudo aquilo que Ele nos orienta. Que a gente possa escolher a sabedoria, a fim de que as nossas atitudes estejam permanentemente alinhadas com o desejo do coração do Pai e possamos viver e desfrutar com plenitude de tudo que Ele tem pra nós.

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”
(Mateus 6.33 ARA).


2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!