Verbo FM

Perseguição

33756_113806642014216_8348368_nMarcos Honório Jr.

Integrante da Coordenação Doutrinária

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-Aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” – Mateus 5.10-12

“Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do alta, as almas daqueles que tinha sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamavam em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura  branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.” – Apocalipse 6.9-11

“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por cause do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra  de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” – Apocalipse 20.4

O assunto da perseguição não é um assunto fácil, agradável ou de explicação óbvia. Na verdade muitos tem muita dificuldade em equilibrar o Deus de amor revelado por Jesus com o fato constante da perseguição e a aparente passividade divina, diante de alguns horrores, que alguns cristãos devotados enfrentam apenas por serem cristãos.

Em primeiro lugar, insisto que Deus não está passivo diante disso, todos os textos que falam sobre o assunto, os citados e muitos outros não citados mostram que Deus está considerando tanto os perseguidos, como os perseguidores e nada será ignorado. Acontece que o mesmo Deus que sofre com cada filho seu que sofre, também ama e é tardio em irar-se com cada perseguidor, dando chances para arrependimento, mas é justo e fiel e não se deixa escarnecer

“Se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder” – (II Tessalonicenses 1.6-7)

Outro ponto que me vem ao pensar sobre a perseguição é que, apesar da tremenda perseguição sofrida, os cristãos primitivos, não viam nisso motivo para questionar Deus, ou perguntar: “onde está Deus que não vê isso?”. Não vemos nenhuma vez o apóstolo Paulo levantando a voz indignado contra Deus por estar sendo perseguido porque pregava o evangelho. Ao contrário, estranhamente, coisa de cristão, eles ficavam felizes por sofrerem pela causa de Cristo, sofrerem injustamente.

“E se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome” – Atos 5.41

“Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”  2º Coríntios 12.9-10

Não estamos falando aqui sobre sofrer enfermidades, ou passarmos necessidades financeiras, ou sofrimentos emocionais existenciais. Estou falando daqueles que entendem que para o avanço do evangelho será necessário enfrentar ódio, ira e maldade para que a Palavra de Deus avance, e então salvar até mesmo aqueles que nos perseguem

Quando agimos assim, imitamos o exemplo do nosso Senhor Jesus. E nunca podemos esquecer que a maior vitória da história veio com a morte do salvador.

“Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência isto é grato a Deus.”

“Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos.”

“O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;”

“Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltradado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente.”

“Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados.” – 1ª Pedro 2.20-24

Antes que você diga, então não tem o que fazer, é só se resignar mesmo, quero te animar a aguardar para o próximo texto, onde veremos como agir em prol dos perseguidos e como agir, quando formos perseguidos.

Até a próxima!

Segundo país perseguido em destaque SOMÁLIA

Localizado na parte mais oriental do continente africano conhecida como o “Chifre da África”, Somália, que no dialeto local significa “Negro”, ocupa o segundo lugar no ranking dos países onde existe extrema perseguição contra aqueles que professam a fé em Jesus Cristo (classificação segundo às estatísticas da missão “Portas Aberta”. Existe no país um grupo militante islâmico chamado Al-Shabaab, este grupo é um dos principais responsáveis por ataques aos cristãos destruindo suas as casas, suas comunidades, e matando muitos pais e filhos das famílias em Somália.

A constituição elegeu o Islamismo como a religião nacional do país, por essa razão, é muito difícil para um somalis quando decidi seguir a Jesus Cristo, nossos irmãos passam a ser monitorados pelo governo e por suas milícias.  A maioria dos cristãos vive no sul do país praticando sua fé em segredo debaixo de severa opressão.

Nossos irmãos Somalis têm perseverado mesmo em meio a grande perseguição e servido ao Senhor, não desistindo de sua fé mesmo sobre ameaças de morte, a palavra do Senhor diz que; O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” Deuteronômio 31:8

 PERFIL DO PAÍS

Região: Leste da África

Líder: Hassan Sheikh Mahamud

População: 10,5 milhões

Cristãos: *

Religião: Islamismo sunita

Governo: Parlamento Federal

 GEOGRAFIA

Área: 637.000 Km2. Localizada no árido Chifre da África, a leste da Etiópia e do Quênia.

POVOS

Somalis: 97,4%

Bantos: 1.6%

Outros: 1%

LÍNGUA

Oficial: Somali e Árabe (poucos a usam). No total existem 14 línguas, com as escrituras 6Bi.

ECONOMIA

Pastoril de subsistência, em grande parte, rebanhos de gados e camelos, um pouco de agricultura no sul e no noroeste. A economia na Somália está em ruínas, e é controlada por chefes militares que fazem o comércio de narcóticos, armas e ajuda alimentícia. A maioria da população depende totalmente de ajuda em comida e das remessas enviadas dos parentes do exterior. Não existe nenhuma econimia formal.

POLITICA

Unificada como um só país em 1960, as rivalidades da guerra fria abasteceram a Somália com muito armamento, principalmente da União Soviética, e depois dos EUA. A ditadura corrupta e repressora de Slyaad Barre terminou terminou em uma sangrenta guerra civil em 1991, mas sem um surgimento de um governo alternativo viável.

 RELIGIÃO

O Islamismo é a religião oficial. Os islamistas ganharam influência, tanto no norte como na Somalilândia, e procuraram impor a lei sharia.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1. A Somália é o país mais “sem lei” do mundo; Orem para que todas as facções concordem com a formação de um governo nacional, e que os lideres possam governar fazendo o bem para o povo, respeitando os direitos humanos e também concedendo liberdade religiosa verdadeira.

2. O islamismo decepcionou o povo por sua evidente ganância, intolerância, e falta de amor; Orem para que os planos do islamismo sejam impedidos, e que uma nova tirania religiosa seja frustrada.

3. O trabalho de missões tem sido limitado, perigoso, e cercado de restrições, quando em 1974 foi obrigado a ser interrompido; Orem pelo chamado, preparação, e prontidão de obreiros, que possam trabalhar entre os somalis, pela abertura dessas desafiadoras portas fechadas.

A igreja da Somália perseguida mais não destruída.

 Fontes de pesquisa

JOHNSTONE, Patrick, MANDARYK, Jason. Intercessão Mundial. Camanducaia: Missão Horizonte, 2003.

www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/coreiadonorte/ Acesso em: 27 de Abril de 2015.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!