Jorge Bizoni
Pastor da Igreja Verbo da Vida em Vitória (ES)


“Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram” (Lucas 5:10-11).

As vezes somos impelidos a achar que a nova estação de nossas vidas podem estar um passo adiante da insatisfação. As vezes por meio de pensamentos não policiados, comportamentos e palavras, criamos situações e ambientes que nos fazem sentir mal e deslocados.

Eu me lembro que isso aconteceu comigo, quando ainda era jovem tenente do exército, em Bagé (RS) e pensava que meu comandante, bem como outros oficiais estavam errados e eu sempre tinha uma crítica. Corriqueiramente procurava um e outro tenente, a fim de que concordassem comigo e pensava: será que eles não veem isso? Sabe, eu estava convicto que todos eram bajuladores e estavam perto do coronel por causa de promoção e achava que ele não percebia. Em 2001, acabei pedindo minha transferência para o Rio de Janeiro, e ali foi o lugar da decadência de minha carreira. Mas o que o texto te a ver com isso? Vocês podem estar perguntando.

Na verdade, versículos antes, Jesus opera na obediência de Pedro e faz com que um pescador derrotado e desanimado, prosperasse naquilo que fazia e só então ele diz: 10 Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens.

Observem: “E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens” (Lucas 5:5-6 – ARC).

A mudança de fase, estação adveio após uma explosão de abundância, fruto de uma obediência a um comando e não de um questionamento.

Sabe, aquele jovem tenente, cheio de si, “inteligente”, cheio de vigor, converteu-se e hoje pode dizer para vocês: ele não era tão sábio assim; era em verdade, idiota, soberbo, obstinado, ensoberbecido no próprio conhecimento e conceitos. Graças a Deus por Jesus Cristo que fez cair a escama dos olhos , por meio da Palavra revelada e pela sua misericórdia me deu uma segunda chance.

Conselho e prática:

Analisemos cada um a intensão futura, mudança de emprego, departamento, relacionamento, lugar e percebamos o nosso entorno. Posso dizer, se a maioria das pessoas que conversamos discordam de nós, e ainda assim essa obstinação lá permanece, necessariamente somos idólatras de nós mesmos I Samuel 15.23.

Sempre é tempo de mudar, obedecer humildemente e ver as redes se encherem e, a partir de então, as portas do futuro abrirem-se diante de nós.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!