Verbo FM

Pit Stop é um lugar de ajustes

Bianca Santana
Verbo da Vida Erlangen (Alemanha)

Quando um carro está para iniciar a corrida, os motores começam a rugir. O motor é considerado o coração do carro.

E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina”(Apocalipse 19.6).

Os pilotos entram no carro e fazem todo o percurso com o propósito de alcançar o pódio, mas nós fomos escolhidos para alcançar vidas. Todos os chamados são preciosos, mas o maior chamado é reconciliarmos o mundo com Cristo. Só Jesus está no pódio!

Da mesma forma que o motor é o coração do carro, pois fornece a força para movimentá-lo, nós apenas conseguimos nos mover em Deus quando nosso coração está conectado n’Ele. Precisamos manter o nosso coração conectados à Sua voz. Não seremos produtivos no Senhor se não estivermos conectados ao Espírito. A Igreja precisa se movimentar.

Na corrida, os pilotos ultrapassam uns aos outros, mas nós apenas precisamos ultrapassar os obstáculos, não uns aos outros. Não queira entrar em colisão. Preste atenção aos obstáculos e permaneça com o coração na Palavra.

Precisamos estar atentos ao que o Senhor nos chamou para fazer. Não existe um pódio individual, não estamos em competição uns com os outros, porque aquele que é glorificado na nossa carreira é o Senhor, não somos nós.

Deus nos alerta porque Ele não quer que entremos em uma situação de perigo. Apenas se mantenha firme e ignore as vozes de distrações.

Deus coloca pessoas na nossa vida para nos auxiliar, contudo, muitas vezes ficamos dispersos. No Pit Stop, as equipes precisam treinar para agirem em sincronia, e não podem se distrair naquele momento em que o carro para. Sabemos que precisamos agir com velocidade em muitas situações, mas a velocidade sem atenção, pode nos fazer perder a manutenção necessária. Alguns vão precisar ser mais acelerados, mas outros talvez precisem desacelerar um pouco.

Da mesma forma que o piloto tem uma vestimenta especial, nós temos a couraça da justiça. a Palavra é um refrigério para nós.

Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Marcos 4.19).

Existem muitos pensamentos e palavras que sutilmente têm sufocado a Palavra. Quando não temos a oportunidade que desejávamos, isso nos desanima. Muitas vezes, o líder está nos desacelerando para cuidar de nós.

O Pit Stop é um lugar de ajuste, é preciso parar, mas não é uma parada permanente, é uma parada para irmos mais longe. Precisamos fazer uma manutenção diária no nosso coração.

“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2.11-14).

Nosso coração é o nosso espírito. Há uma manutenção que somente a Palavra e o Espírito, com a nossa decisão de fazer isso, realiza em nós. Em comunhão podemos receber correções. Seja grato por Deus ter lhe dado um líder, por não estar abandonado, nem sozinho.

Da mesma forma que o carro precisa de combustível, nós precisamos da Palavra como nosso combustível. Deus conhece o nosso coração. O nosso próximo passo na corrida do nosso chamado vai depender de como está o nosso coração. Existe um poder em nós quando nos alimentamos da Palavra, quando paramos para meditar.

A água no carro serve para refrigerar o motor do carro. Muitas vezes, imaginamos que a pressão é muito grande, mas existe refrigério da parte de Deus para nós, na Palavra. Quando as más notícias chegam, interrompa essas informações.

O ar nos pneus servem para que o carro se mova, mas existe uma quantidade exata para que o carro possa ir mais rápido. Não devemos pensar muito sobre nós mesmos. Precisamos também perceber se estamos na “marcha certa”, pois isso nos levará a lugares mais altos.

O óleo ajuda a diminuir o atrito que pode destruir o motor. Da mesma forma, existe um óleo da parte de Deus para nós. É um óleo de alegria!

Qual o combustível tem nos alimentado? É a Palavra, ou são as redes sociais? Não permita que o óleo sujo contamine o seu coração. Não dê ouvidos a pessoas que estão tentando contaminar seu coração, impedindo-o de avançar. Que ouçamos a voz do nosso coração!

E lembre-se sempre: nós não precisamos de títulos, a posição do pódio pertence ao Pai.

*Trechos da mensagem de 30 de junho de 2023, na Conferência de Ministros Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!