Verbo FM

Por que guardar o coração?

Fernandes Oliveira
Co-pastor em Campo Grande, Recife (PE)

Durante minha caminhada cristã escutei inúmeras pessoas falarem, diante de ações de pessoas que tinham o potencial de mim entristecer e chatear, a seguinte recomendação: “guarde seu coração!”. Possivelmente você tenha ouvido a mesma coisa ou algo parecido.

Seja na igreja local, no ambiente de trabalho, na nossa casa ou em qualquer lugar que frequentamos com regularidade será necessário guardar o coração. Em todos esses lugares existem pessoas que são falhas (inclusive nós) e não atenderão nossas expectativas.

Nos espaços em que convivemos, acontecem situações em que pontos de interesses e diferentes opiniões, por variados motivos, geram distorções que muitas vezes produzem conflitos. Assim é fundamental seguirmos o conselho que se encontra escrito em Provérbios capítulo 4 e versículo 23: “Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida” (NVT).

Mas o que significa guardar o coração? Por que devemos guardá-lo? Vamos estudar esse versículo e descobrir.

A primeira coisa que observamos neste texto é que a responsabilidade da guarda do coração não é Deus ou de qualquer outra pessoa. Nós somos os responsáveis pelo que acontece com ele. Provérbios 4.23 na versão Nova Bíblia Vida diz “cuide bem do seu coração”.

O nosso coração estar aos nossos cuidados. Deus poderá até ajudar-nos a tomar conta dele, no entanto isso não retira a nossa responsabilidade protegê-lo. A segunda parte do conselho diz Sobre tudo, Acima de todas as coisas ou Acima
de tudo
, dependendo da versão. Essa expressão demostra urgência e importância do exercício de cuidar do coração. Por que temos que dar tanta atenção a essa atividade? Vamos examinar a seguir o terceiro ponto do texto.

Necessitamos cuidar do nosso coração “pois ele dirige o rumo de sua vida” (NVT) ou, de acordo com a versão Nova Bíblia Viva, “dele depende toda a sua vida”. Presenciei muitos bons cristãos, que não cuidaram do seu coração, se afastarem do propósito de Deus para suas vidas. De acordo com este versículo a qualidade da vida espiritual e emocional que
desfrutamos estará vinculada ao cuidado que dispomos ao nosso coração.

Quantas pessoas amarguradas você conhece? Tenho certeza que são várias. Como elas se encontram espiritual e emocionalmente? Tenho também certeza que não estão no seu melhor momento. Lembre-se que a vitalidade dos nossos corações depende da forma que o assistirmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!