Maná Diário

Procrastinação

por Luciléia Toledo (Brasília-DF)
*Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Procrastinação é o ato de adiar ou prorrogar uma tarefa, criando obstáculos irreais ou até lícitos, ao longo do processo, para que ela seja concluída. Infelizmente a arte de deixar para depois faz parte da vida da maioria das pessoas.

Somos tendenciosos a fazer aquilo que nos agrega prazer (assistir a um filme, comer, passear) e fugir daquelas tarefas que exigem mais esforços (ler a Bíblia, orar, ler um livro, fazer um curso, estudar).

Esse é um péssimo hábito que pode prejudicar de forma danosa o desenvolvimento de uma empresa ou a vida individual de uma pessoa, já que resistimos às tarefas que vão nos desafiar ou nos tirar da zona de conforto.

Entretanto fomos criados por Deus para ultrapassarmos obstáculos e madurecermos cotidianamente, ninguém cresce permanecendo no mesmo nível a vida inteira.

A procrastinação pode afetar nosso bem-estar, pois, quando adiamos metas, teremos que lidar com o sentimento de angústia e inutilidade a fim de que não nos arraste para contextos ainda mais desastrosos.

Como lidar com a procrastinação:

1. Faça um planejamento semanal, dessa forma, sempre terá a visão do todo – começo meio e fim.

2. Faça lista de tarefas diárias e se certifique que tem todas registradas.

3. Estabeleça metas semanais e diárias, mas não coloque sobre você metas tão pesadas que nem você mesmo colocaria sobre outra pessoa, reconheça seus limites.

4. Faça sempre a tarefa mais difícil primeiro, assim vai evitar a autossabotagem e vai encarar logo seus desafios.

5. Fique longe das distrações, reconhecer o que nos impulsiona a procrastinar já pode ser 90% da vitória.

6. Crie recompensas quando evitar a procrastinação, uma pequena parada para fazer o que você tem vontade aquilo que  dar prazer e que não está na lista de tarefas. Deixar sua mente divagar, também é essencial para o processo de relaxamento e criatividade.

Não se engane! A vontade de Deus é, sim, que comamos o melhor dessa terra, mas também, que vivamos todo o potencial d’Ele depositado em nós de maneira a afetar nossa vida e as vidas de outras pessoas.

 

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!