
Líder da Igreja Verbo da Vida em Campo Grande
Há um dom e uma vocação para casar, assim como há um dom e uma vocação para ser solteira. O apóstolo Paulo falou em I Coríntios 7 que aquela que está solteira “está de boa”. Casamento não é uma regra, é um desejo, é uma escolha. O apóstolo Paulo fala que ser solteiro é muito bom, porque se está livre para servir o Senhor.
Deus nos criou para termos relacionamento, relacionamento é o combustível do homem. Você saiu de dentro de Deus, quando houve a concepção, Deus soprou sua vida em seu corpo. No princípio, Deus soprou o espírito de Adão e Eva e a partir daquele momento eles começaram um relacionamento com Deus. A Bíblia diz que, quando esse relacionamento foi quebrado devido o pecado, o homem teve medo. E vemos hoje diversas mulheres com medo, justamente porque esse relacionamento com Deus foi quebrado. Mas a Bíblia diz que o amor de Deus lança fora o medo, então podemos nos relacionar com Deus e com as pessoas, porque esse relacionamento foi reconstruído.
Jesus conversou com uma mulher que tinha problemas nos seus relacionamentos. Ela já tinha tido vários maridos, e o relacionamento que ela estava era um problema. Havia uma lacuna dentro dela. Mas Jesus disse que ele tinha a solução, e ele apresentou a água viva que preenche todas as lacunas. Quando temos um relacionamento com Deus essa água viva vem e preenche todas lacunas dentro nós.
Os discípulos estavam atrás de pão e Jesus disse algo importante: “O combustível que me move é fazer a vontade do Pai”. E a vontade de Deus é relacionamento. O primeiro relacionamento que devemos fazer força para manter é o relacionamento com Deus.
Efésios 5.17 diz “Por esta razão não vos tornei insensatas….. mas enchei-vos do Espírito. Com salmos e hinos…”
Paulo estava trabalhando relacionamento na igreja entre as irmãs. Igreja é onde pulsa o coração de Deus, coisas extraordinárias acontecem quando o povo de Deus está reunido, somos cheios do Espírito quando estamos reunidos. Quando eu me relaciono com Deus eu também fico cheio do Espírito. Quando eu me relaciono com as pessoas de fora eu aprendo a andar em amor, a andar em longanimidade e isso me deixa cheia do Espírito também. O nosso primeiro relacionamento é com Deus, quando eu me relaciono bem com o Senhor eu me relaciono bem com as pessoas.
Hoje temos visto muitos jovens com problemas na família, se mutilam se machucam porque não sabem lidar com o relacionamento familiar. Moisés após matar o egípcio tentando salvar alguém do seu povo, sua família não compreendeu o seu ato, e muitas pessoas estão vivendo isso hoje em dia, onde a família não tem compreendido seus atos. Moisés ficou decepcionado com sua família, mas é importante aprendermos que as pessoas só dão o que têm, não podemos esperar das pessoas o que elas não têm.
A palavra amor na Bíblia tem alguns significados. O amor storge, que é um amor de pertencimento; o amor filéo, que é um amor de amizade; o amor eros, que é o amor da paixão. Nesses três tipos de amor nós podemos nos frustrar, nos frustramos quando o amor da nossa família foi rejeição, quando o amor eros foi tóxico. Mas entenda que os traumas do passado não podem limitar você, é apenas uma informação do seu passado. Esses três tipos de amor podem paralisá-la, mas entenda que tem algo de Deus para sua vida. Se colocamos toda a nossa energia nesses tipos de amor, ficaremos frustrados pois eles acabam em algum momento. Mas tem um amor que não acaba, que não é frustrado, que é correspondido, que preenche todas as lacunas do nosso ser, é o amor ágape, o amor do tipo de Deus. Quando entendemos o amor ágape aprendemos a administrar todos os tipos de amor nas nossas vidas. Quando eu não solidifico o amor ágape eu acabo me frustrando por não saber equilibrar os outros tipos de amor.
Quando Jesus morreu na cruz ele nos curou na alma, no corpo e no espírito. Quando Jesus encontrava uma pessoa doente ele perguntava: “O que você quer que eu te faça?” Perceba que ele não pergunta sobre o passado da pessoa, Ele está pronto para curá-la e fazer algo grande na sua vida, no seu futuro. Vamos olhar para o futuro e deixar os pesos dos relacionamentos frustrados do passado.
Você é livre para casar, servir na sua casa e ao seu marido, como também você é livre para servir ao Senhor. Ser solteira não a define, o que a define é o que você é no Senhor. O que importa é você cumprir a vontade do Senhor.
Jesus veio quebrar os paradigmas, Ele veio para nos fazer livres, libertar mulheres. A Bíblia conta que havia uma mulher encurvada, como quem estava com um jugo, triste, não podia estar próxima dos homens, e Jesus chama aquela mulher que estava esquecida: “Ei, filha de Abraão, vem!” Receba a sua cura. Jesus veio para libertar as mulheres do jugo dos traumas, de relacionamentos frustrados, de relacionamentos tóxicos.
*Trechos da mensagem durante a Conferência Nacional de Mulheres em outubro de 2019.















