Verbo FM

Viva em unidade

por Thiago Freitas (Belo Horizonte – MG)
*Integrante da Coordenação Doutrinária

Eu sei que o seu coração é uma terra fértil! A semente da Palavra não vai ficar entre espinhos ou cair em solo rochoso, mas vai cair em boa terra. Vai produzir a 30, 60 e a 100 por um. 

Quero compartilhar com vocês alguns princípios importantes e que precisamos observar. Ao observá-los, eles nos manterão na rota do crescimento. Percebo que o Espírito Santo está nos passando uma direção e que Ele quer colocá-la na tábua dos nossos corações. Se queremos permanecer na rota de crescimento, nós precisamos nos lembrar da unidade!

Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar […]. E o Senhor disse: ‘Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer'” (Gênesis 11.1-6).

A Bíblia afirma que todos tinham uma linguagem e uma maneira de falar. O propósito e plano deles estava na contramão da vontade de Deus, pois a vontade de Deus era que eles se espalhassem. 

Então eles falaram: “Vamos tornar celebre os nossos nomes e fazer uma torre que chegue aos Céus”. Mesmo contra a vontade de Deus, o Senhor reconhece: “O povo é um e tem a mesma linguagem. Não haverá restrição para tudo o que tentarem fazer.”

Eu sei que, muitas vezes, enfrentamos inúmeras restrições que se levantam contra os nossos planos, projetos e intentos. Até mesmo contra nossas igrejas e escolas, mas há um princípio que é a unidade. 

Ao observarmos o poder que temos na unidade, ela nos levará a transpor e a suprimir qualquer restrição que se levantar. 

Se houver unidade, estaremos alinhados com a vontade de Deus, levando a Palavra da Fé para o Brasil e para o mundo. Não haverá restrição para o que tentarmos fazer!

Agora, irmãos, peço-vos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos falem a mesma coisa e que não haja divisões entre vocês; mas que você esteja perfeitamente unido na mesma mente e no mesmo julgamento”  (I Coríntios 1.10). 

Se você observar o texto, ele fala de uma inteira união. Dois elementos são necessários para que isso se torne possível: a Palavra e os pensamentos. Ele fala de um elemento objetivo e outro subjetivo. 

Muitas vezes, pode acontecer de falarmos que estamos unidos, pegando junto com a visão, mas, por dentro, pensamos o contrário. Quando não combinamos ou afastamos os dois elementos, nós não alcançaremos esse modelo de unidade que será capaz de nos levar ao resultado que desejamos, que é a inteira união.

É necessário falarmos todos as mesmas coisas e estarmos unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer. 

Devemos suportar uns aos outros. A unidade nem sempre é um sentimento que vai surgir de forma espontânea em nossos corações.

Em Efésios 4.1-3 fala de diligência e de esforço. Muitas vezes, associamos o “suportar” ao fato de dar suporte, mas aqui o autor está falando de forma literal. Já viu aquela história: “Eu não gosto de fulano”? Batalhe para gostar, empenhe-se, invista força e energia. É por isso que o texto diz que precisamos fazer com mansidão e longanimidade, suportando uns aos outros.

Vamos nos empenhar por preservar a unidade do Espírito Santo e falarmos todos a mesma coisa, se queremos todos nos manter na rota do crescimento. 

O segundo ponto que quero destacar é que você acredite, invista e desenvolva pessoas. Há um padrão que se repete por toda a Palavra de Deus: cooperadores vão ser levantados (leia Êxodo 18.13-27).

A Igreja está crescendo! Vamos levantar pessoas para que sirvam às mesas. Jesus tinha seus 12 apóstolos; Paulo tinha uma infinidade de cooperadores, tais como Barnabé, Apolo, Silas, Tito, Priscila, Áquila, etc. 

Em Efésios 4.11, Paulo diz que o Senhor concedeu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Qual é o objetivo? Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu serviço. Essa é a forma divina de trabalhar.

Deus concedeu dons ministeriais com o objetivo de equipar os santos para que eles desempenhem o Seu serviço. Há um serviço, há um trabalho que os santos precisam desenvolver e desempenhar. 

Nós levantamos pessoas para que elas cresçam, para que elas se desenvolvam e se envolvam com o que Deus está fazendo.

No verso 16 do mesmo capítulo 4, o texto diz que todo o Corpo bem ajustado, consolidado pelo o auxílio de toda junta, em uma justa colaboração de cada parte, vai efetuar o seu próprio aumento. 

Nós precisamos entender o quão é imprescindível reconhecer o valor de se ter a soma das diferentes junções. 

Somos o Corpo de Cristo! Nós somos individualmente membros, mas eu e você, não somos o Corpo, somos os membros do Corpo. Nós não carregamos todas as soluções em nós, não carregamos todos os dons e não desenvolvemos toda a tarefa. Somos parte do Corpo. Agora, quando deixamos de desenvolver, investir e acreditar nas pessoas, talvez, pelo menos 20% do que Deus deseja esteja comprometido porque ignoramos isso.

Também precisamos ter zelo doutrinário. Às vezes, tentamos minimizar a importância da doutrina. A doutrina é importante, pois com a forma que as pessoas acreditam é a forma que elas vivem. Doutrina não é uma palavra má, o que é mau é a má doutrina.

Precisamos estar enraizados, firmados nas grandes doutrinas da Bíblia, pois se não estivermos, seremos levados por qualquer vento de doutrinas que surgirem. Considere o fruto da sua doutrina.

Não vamos apagar o mover do Espírito. Seja um exemplo para o povo. Qual a influência que aqueles que estão ao nosso redor recebem da nossa vida? Lidere pelo exemplo. Paulo era intencional em liderar pessoas pelo exemplo. 

Vivam uma vida de fé e alegria! A Bíblia sempre nos dá doses de realidade a respeito das circunstâncias. Ela não mente e não é fantasia, mas ao mesmo tempo que nos dá doses de realidade, ela também não nos deixa perder a perspectiva de que haverá intervenção de Deus em meio às circunstâncias. De todas, o Senhor nos livra!

*Trechos da mensagem de 27 de maio de 2022, na Conferência de Ministros Centro-Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!