A Assistência Social da Igreja Verbo da Vida do Guará (DF) visitou famílias com bebês recém-nascidos, pessoas com necessidades especiais e profissionais desempregados, que residem na comunidade local, bem como em Vicente Pires e Taguatinga, para doação de cestas básicas e fraldas descartáveis.
A iniciativa surgiu quando o pastor auxiliar, José Carlos de Macêdo, tomou conhecimento de que uma senhora, vizinha à igreja, estava passando por dificuldades. Desempregada, ela cuidava sozinha de quatro filhos, sendo que dois deles são portadores de necessidades especiais. Diante do fato, com o apoio do Pr. Alexandre Honório, dirigente da congregação, e de vários membros, a igreja se mobilizou para prestar assistência a essa senhora e a outras famílias.
Com o auxílio de um comerciante próximo, o pastor José Carlos conseguiu identificar que nas proximidades da igreja existem outras famílias carentes e quais as situações mais críticas, a fim de dar suporte a elas. Assim, ele se reuniu com o irmão Tiago Pereira para organização e separação de todo o material. Em seguida, formou uma equipe de trabalho com os irmãos: Sara Pinheiro, Francisco Bruno, Gláucia Lira e Adinan Rodrigues para se distribuírem pelos endereços e realizarem visitas em que pudessem, não somente doar, mas escutar as famílias e levá-las a Palavra.
Desse modo, cada família pôde, por cerca de trinta minutos, relatar como estava, o que compreendia sobre fé e conversar sobre assuntos que desejavam falar. Então, como demonstração do amor de Deus, com base em alguns textos bíblicos como “Para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (João 3.15), “Contudo, Deus não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e um coração cheio de alegria” (Atos 14.17) e “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29.11), a equipe falou sobre a importância que cada um deles possui, para Deus, e sobre a bondade do Pai para com eles. Em todos os casos realizaram o apelo para entregarem suas vidas a Cristo.
Através da ação, dez famílias foram assistidas, sendo seis que não congregam na igreja e quatro que fazem parte da membresia do Verbo Guará. Para o pastor José Carlos:
A entrega foi emocionante. É muito gratificante pra gente lidar com pessoas que muitas vezes ficam surpreendidas por serem ajudadas por alguém que elas nem conhecem. Alguém que eles só souberam uma hora antes, aproximadamente, que estavam a caminho. As pessoas ficam muito felizes, muito comovidas por terem recebido o auxílio da igreja.
Abaixo, seguem depoimentos de alguns membros que integraram a equipe:
“Poder ajudar famílias que passam por situação difícil nesse momento pelo qual estamos vivendo é muito gratificante. Quando estamos diante da realidade de cada família, ao nos aproximarmos de cada pessoa, podemos compreender o desafio da vida no diaa dia de cada um. Poder ajudar não só com alimentos, mas também com a “Palavra em nós semeada”, pois Jesus nos ensina que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” é muito gratificante. Servir a Jesus em uma ação social me deu a oportunidade de me sentir útil ao Reino.O amor de Deus está em nós para ser compartilhado com nosso próximo. Gratidão!” (Tiago Pereira).
“Foi um momento ímpar ter o privilégio de levara outros uma ajuda de alimento material e também espiritual. Isso nos fortalece como cristãos.” (Sara Pinheiro)
“Foi muito proveitosa a ação social que fizemos, foi muito enriquecedor para nós. Já conhecíamos a família que visitamos, fomos para levar um alimento espiritual e levamos também o alimento material. Fomos muito bem recebidos, receberam a gente com muita alegria e já temos testemunho dessa família de que portas foram abertas e tiveram resultado da Palavra que receberam.” (Gláucia Lira)