No período de Carnaval, aconteceu em Campina Grande (PB) a 30ª edição do nosso Acampamento Verbo da Vida, que começou na sexta (17) e seguiu até a terça (21). Uma edição histórica, pois não é qualquer evento que chega aos seus 30 anos de existência. Logo na abertura, nada mais propício do que experimentarmos mais do poder divino, de maneiras inéditas e inaugurando um novo tempo de plena convicção em Deus.
O pastor Thiago Borba, primeiro ministro do evento, começou com uma mensagem de gratidão a Deus (“O Seu poder já é real para nós, Senhor!”), fazendo alusão ao tema do Acampamento deste ano: “Experimente o poder“. “Serão dias de crescimento para todos nós!”, completou. O ministro ainda agradeceu a todos os pastores que incentivaram suas igrejas a estarem na Sede.
Na sua pregação, Thiago narrou parte da história de Abraão. Ele explicou que a circunstância natural na qual Abraão estava era contrária à promessa, porém, mesmo tendo duvidado a princípio, ele se tornou plenamente convicto de que algo novo de Deus chegaria.
O pastor destacou que, primeiramente, Abraão e Sara riram da promessa, como reação ao que Deus disse. “Quantas vezes a nossa reação inicial é contrária à Palavra? Muitas vezes, as circunstâncias se levantam e ficamos calculando as ferramentas naturais. Mas graças a Deus que somos crentes, e crente não se baseia apenas no que pode naturalmente acontecer, pois não há nada difícil para o nosso Senhor”.
Thiago leu trechos de Hebreus 11 para mostrar como Abraão e Sara saíram da incredulidade para a convicção, e afirmou que uma das formas foi eles pensarem na própria história abençoada que viveram até ali, em que Deus foi fiel em todo o tempo. “Deus tem demonstrado que é digno de confiança para você?”, indagou ele, que aconselhou a igreja a trazer à memória o que dá esperança.
“Você vai experimentar o poder de Deus quando começar a pensar em tudo o que Ele já fez na sua vida. Deus é fiel!”
Na continuidade, o pastor Agnaldo Marques, supervisor no Ministério Verbo da Vida, levou o público a trilhar um caminho para experimentar mais do poder de Deus. Ele direcionou a Igreja sobre a importância de criar um fundamento, pois o alicerce determina nosso crescimento.
“Uma forma de vermos como estamos estruturados é quando o problema surge. Como nos comportamos? Não há nenhum problema que não tem solução em Deus.”
Assim, ele deu conselhos preciosos para o crescimento do cristão:
- Valorize seu dia como se ele fosse o último;
- Foque no poder de Deus e não na sua própria habilidade;
- Concentre-se no que é necessário;
- Você precisa estar perto de pessoas que o ajudem e longe das pessoas que atrapalham;
- Concentre-se no seu progresso e não na sua perfeição;
- Seja original.
SÁBADO
O sábado teve uma programação diversificada. Foi exibido um vídeo sobre a Escola de Missões, que mostrou aos presentes os objetivos dessa instituição que já possui seus 15 anos de existência. “Estamos prontos para compartilhar desse poder e glória entre todas as nações”, disse o diretor da Escola, Jadeilton Almeida, que subiu à plataforma para convidar os irmãos a ingressarem no curso.
MOMENTO MISSIONÁRIO
A Família Cortez está retornando para as terras espanholas. O casal Carlos e Lúcia, junto a sua filha Vitória, estão de viagem marcada para a Espanha. Eles foram um dos nossos primeiros missionários brasileiros do Verbo da Vida a saírem para cumprir o chamado no campo.
Há seis anos, voltaram ao Brasil para um tempo de refrigério e ainda maior preparação. Neste período, a filha do casal cursou o Centro de Treinamento Bíblico Rhema e toda a família cursou ainda a Escola de Missões, que não existia quando foram à Espanha pela primeira vez.
MENSAGEM
Amauri Santos, supervisor do Ministério em São Paulo, foi o primeiro a pregar. Suas palavras encheram o templo, que já estava lotado de pessoas, mas passou a transbordar também de alegria.
Desde o princípio, o pastor sustentou uma mesma adrenalina e empolgação em seu modo de falar e esteve sempre se movimentando com ênfase ao redor do púlpito. Ele começou destacando que o Reino de Deus é de paz, justiça e alegria no Espírito. “Grandes transações e respostas vão começar a acontecer na sua vida quando você decidir se alegrar”, disse ele.
Na segunda mensagem, Marizete Garcia destacou: “Que maravilha ver tantas pessoas reunidas aqui para receber do Senhor”, disse Marizete logo ao subir à plataforma. Ela é esposa de Amauri e também supervisora no MVV. A ministra já iniciou aumentando ainda mais a temperatura da noite. Falou aos irmãos que abrissem suas bocas para declarar o 2023 que desejam ter.
“Talvez você tenha chegado nesse lugar como um incrédulo, mas vai sair daqui como um crente. A Bíblia diz que temos que ir mais profundo e atingirmos a maturidade do que Deus tem para nós”, disse ela. Dessa forma, a ministra exortou a todos de modo imperativo, acentuando a importância de conhecer a Deus e ser maduro a ponto de viver imerso no poder.
DOMINGO
Antes de cada culto, há um momento de oração e intercessão. No domingo de manhã, Shirla Lacerda declarou palavras proféticas sobre os ministros e sobre todos os presentes. O momento de louvor foi dirigido por Cinthya Miranda. Ela iniciou adorando: “Jesus, o Seu nome cura, o Seu nome liberta, nossos olhos estão fixos em Ti, faça como queres nesta manhã.”
Uma das mensagens mais impactantes no domingo foi do Pr. João Roberto. Ele relembrou sobre o início do Acampamento, quando o Pr. Bud decidiu permanecer na cidade durante o Carnaval e fazer a junção dos irmãos nesse período e tem acontecido desde então.
O Pr. João surpreendeu os presentes ilustrando seus ensinamentos com um fio elétrico. Ele explicou que se o fio estiver ligado na tomada ele está vivo, mas se pegar outro fio e enrolar com fita isolante ele não vai acender e nem ligar nada, porque está isolado.
Ele continuou dizendo que as pessoas já têm essa condição de vida que há no fio, e que a nossa natureza que Deus nos deu já é santa. “Você é justiça de Deus, não foi você que fez e nenhuma das suas obras não vão acrescentar mais nenhum fiozinho aqui não.”
Manoel Dias também ministrou e iniciou orando e declarou: “Jesus abriu o caminho, o véu foi rasgado e vamos prosseguir em te conhecer e refletir a Tua Glória como Jesus fez. Na Tua luz fomos iluminados.”
Ao ministrar, ele leu o texto de Hebreus 12.18-24. “Fomos chamados para estar com Deus. O nosso serviço deve ser fruto daquilo que experimentamos n’Ele. Não podemos espelhar a nossa vida em experiências de outras pessoas.”
Em seguida, Manoel Dias fez o contraste entre o velho e novo, dando ênfase à Nova Aliança, que o nosso Monte Sião agora é celestial, a nossa adoração não está ligada a um lugar, mas por causa de Jesus é em Espírito e em Verdade.
Desde a sexta-feira, centenas de pessoas se reuniram no Verbo da Vida Sede, em Campina Grande (PB), recebendo instruções sobre viver na alegria no Senhor, experimentando o poder de Deus em sua multiforme manifestação. E, em pleno feriadão, uma média de 1.000 pessoas adoraram ao Senhor, gratos por terem a alegria verdadeira, que não dura apenas cinco dias.
A terceira noite de evento não poderia ser diferente. Todos cantaram, dançaram, pularam, gritaram com júbilo, em um clima de muita alegria e ainda experimentaram um grande mover profético durante as ministrações. Segundo Vinícius Guerra, líder do departamento de Diáconos, mesmo sem a presença dos membros das demais congregações da cidade, a casa estava cheia, com mais de 1.500 pessoas presentes.
Marizete Garcia, supervisora do Ministério Verbo da Vida, começou sua ministração falando que o desejo de Deus não é que sobrevivamos. Ele deseja que venhamos estar bem em todas as fases e esferas da nossa vida. “Todas as nações estão passando hoje por pressões diversas. Mas não precisamos ter medo, nem incertezas. Precisamos confiar e viver com entusiasmo para superar nos próximos meses e anos. No meio de tudo isso, somos destacados”, disse a ministra.
Marizete ainda afirmou que o ministério em que estamos inseridos não é natural, pois temos visto a mão de Deus conduzir sobrenaturalmente todas as coisas que chegam no coração da nossa liderança. “Deus fará distinção entre o ímpio e o justo. Se você conhece a Deus em um alto nível, você está em um lugar seguro. Nós não somos sustentados naturalmente. Somos sustentados com recursos ilimitados”, completou.
“A Palavra do Senhor não muda. Podemos confiar irrestritamente. Não podemos olhar além da visão e da ótica de Deus.”
DIA RHEMA
Na segunda feira, aconteceu, como de costume, o Dia Rhema. Toda programação foi voltada para as três escolas. Com uma dinâmica diferenciada, todos foram edificados com mensagens poderosas.
“Não tema, expanda-se, alargue as estacas e avance.”
O pastor Isaías Tavares, professor do Rhema, abriu as mensagens da noite falando que, assim como o universo vive em expansão, nós que somos criação divina, também devemos estar sempre em expansão. Assim, ele ressaltou que o Rhema é expansão!
O tema principal da sua pregação foi misericórdia e, como lhe é característico, o pastor utilizou objetos para ilustrar sua mensagem. Assim, para demonstrar o que é misericórdia, ele trouxe um guarda-chuva.
O presidente do Ministério Verbo da Vida, Guto Emery, abriu a segunda pregação logo avisando: “Eu sou um pregador da fé!”. Explicou que este é como o seu assunto preferido porque foi a fé que o transformou.
“A Bíblia nos ensina que Deus não usa as ferramentas do diabo para ensinar a você alguma coisa”, exortou ele. O apóstolo destacou que essas ferramentas diabólicas – que podem ser pobreza, doença ou outros tipos de opressão – não são necessárias para que aprendamos alguma lição.
“Um atributo de Deus é a previsibilidade. Deus é um Deus de fé e um Deus da Palavra. Existe segurança n’Ele! Aceite a Palavra como ela é. Ou Deus é bom ou não é!”
O Apóstolo afirmou que se a Palavra não nos controla, Deus não está no controle de nada em nossa vida. “Deixe a Palavra determinar como você fala, age, e aí Deus ficará no controle. Deus é limitado à Sua Palavra e não a ultrapassa. Ele não pode mentir. Ele não pode forçar ninguém a ser salvo”, ministrou ele.
Na última noite do Acampamento 2023, a temperatura espiritual estava a todo vapor. O fogo do Espírito aqueceu o coração dos quase dois mil acampantes presentes, que adoraram ao Senhor com toda intensidade. A unção do Senhor era palpável em todo o templo. E o calor humano somado às experiências de todos os cinco dias de evento, proporcionaram um ambiente quente de comunhão, unidade e manifestação do poder de Deus.
Experimente o poder de ser grato!
Juliana Borba, coordenadora do Rhema Brasil, aconselhou que todos estejam levantando ações de graças ao Senhor. “A nossa boca deve estar conectada ao Senhor, cheia de ações de graças. A distância entre você e a solução de seu problema está na sua boca”, disse a ministra.
Para Juliana, pode ser que você caminhe no deserto por mais tempo só por causa da sua boca. Ela disse que devemos reconhecer o Senhor com ações de graças. “A fé é como uma semente que cresce e dá frutos. O deserto passa se você se colocar nesse lugar onde você pode experimentar o poder”.
“Não deixe que a falta de gratidão impeça a manifestação do poder na sua vida. Alegre-se no Senhor sobre todas as situações. Sempre funciona!”
A ministra lembrou que, no Acampamento do ano passado, ela estava no hospital para ter o bebê, mostrando algumas fotos de cada situação que viveu e dos livramentos que alcançou. Ela mostrou uma foto desse dia e afirmou: “Aí, eu estava abatida, mas não destruída”.
O evento foi encerrado com muita gratidão a Deus por tantas sementes preciosas da Palavra plantadas. Milhares de pessoas foram marcadas ao longo dos cinco dias de evento, e ano que vem, tem mais!