Camila Dias contou sua história e ministério na música

A ministra do Departamento de Música Verbo Sede, em Campina Grande (PB), já compôs e lançou canções para o público infantil.

Camila Dias é ministra de louvor do Departamento de Música da Igreja Verbo da Vida Sede, em Campina Grande (PB). É casada com Manoel Dias, com o qual tem dois filhos. Em seu repertório, há canções infantis que têm abençoado o Corpo de Cristo. Ela compartilhou a sua história e trajetória na música.

Ela nasceu em Natal (RN), mas entre a infância e juventude morou também em Cruz Alta (RS), Porto Velho (RO) e Recife (PE). Seu pai era militar e, por causa do trabalho, várias foram as viagens para morar em lugares diferentes, porém a música sempre acompanhou essa família.

Camila e a irmã

Assim também estiveram inseridos em igrejas locais, por onde passavam, servindo no que fosse preciso. Aliás, um detalhe é que entre uma congregação e outra, eles conviveram com muitos corais, grupos de música, bandas e até mesmo orquestras, o que fez nascer em Camila uma propensão para amar a música clássica.

De fato, Camila foi crescendo e os momentos mais marcantes da sua vida foram envolvidos na música. O mais importante deles ocorreu aos 8 anos, quando ela aceitou Jesus como seu salvador. Camila não fez uma confissão convencional em sua igreja, mas foi à frente e cantou a sua declaração de salvação, entoando a canção Eu decidi, Jesus, da banda Koinonya. 

Com o tempo, a jovem Camila mergulhava cada vez mais nesse universo musical. Dessa maneira, ingressou em corais na escola e na igreja, incluindo apresentações solo na congregação, além de viagens para se apresentar em cruzadas. Assim também, Camila estudou no Conservatório de Música em Recife e em um curso de extensão em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Aos 15 anos, enquanto cantava, foi batizada no Espírito Santo. De acordo com ela, após algum tempo desejando e tentando ser batizada, Camila finalmente descansou na graça de Deus para receber pela fé esse revestimento. Foi um dia inesquecível na sua vida e do qual a música, mais uma vez, fez parte de seu crescimento espiritual.

Depois que se passaram cinco anos, de volta a Natal, Camila começou a cursar o Centro de Treinamento Bíblico Rhema e, no ano seguinte, passou a congregar na Igreja Verbo da Vida local, onde seu tio Marcos Antônio era o pastor. 

Camila e Manoel Dias

Posteriormente, em 2010, Camila já fazia parte do grupo de música daquela igreja, enquanto foi realizado um culto de transição do pastoreio. “Eu estava escalada para dirigir o louvor naquele dia. Alguns membros da diretoria do Ministério foram ao culto para fazer a transição e, entre eles, estava Manoel Dias, o Maneco. Ele me viu cantando e se apaixonou (risos)”, contou.

Após um ano e dez meses de namoro, casaram-se, e Camila Dias passou a morar em Campina Grande (PB). Nesse ínterim, a família cresceu e eles se tornaram pais de Caio e Tessa. “Eu sempre digo que as coisas mais importantes da minha vida aconteceram enquanto eu cantava”, afirmou ela.

Desse modo, Camila continua envolvida na música e, em seu lar, tem construído um ambiente semelhante ao que ela foi criada. A música faz parte do dia a dia da família e seus filhos já estão cantando no projeto musical infantil da Igreja Verbo da Vida Sede, o Cantarolando, do qual ela é supervisora. 

Ao mesmo tempo que ela também exerce outras funções na igreja, sendo integrante da equipe ministerial local e da coordenação doutrinária na liderança do Departamento de Música. Como também auxilia na Coordenação Infantil do Ministério Verbo da Vida e tem trabalhado na produção do novo currículo para os Departamentos Infantis das igrejas, inclusive compondo canções para incluir nesse material.

“Toda escala é um aprendizado”. É o que Camila sempre repete nos dias em que seu grupo dirige o momento de música na Igreja Sede. Em seu serviço na congregação, ela zela, antes de tudo, pela visão de firmeza na Palavra da Fé.

Música Verbo Sede

De fato, Camila afirmou que ama ministrar músicas na igreja e, ao fim de cada escala, costuma agradecer de todo o coração pelo privilégio de servir a Deus e à igreja através do dom que Ele mesmo deu. Dessa forma, ela garantiu que o objetivo é fazer com que os irmãos se envolvam em uma verdadeira adoração.

“Nossa intenção não é apenas tocar uma música boa ou mostrar uma boa performance. Deus é o centro! A adoração genuína a Ele é o foco! Quando acabamos o culto em que estamos escalados, sempre me vem alegria e satisfação. Eu realmente sinto que nasci para isso e amo muito o que faço”, disse ela.

Quando falou sobre o serviço na igreja, Camila fez questão de agradecer ao casal Douglas e Maylla Ferraz, seus líderes no Departamento de Música da Igreja Sede. Segundo a ministra, trata-se de uma equipe cheia de unidade, amor, excelência, respeito, responsabilidade e diligência.

Sobre os desafios pessoais, ela fala que sempre existirão, e quanto maiores eles forem, maior será a sua intensidade investida para cantar: “Existe um poder disponível no louvor e eu quero ser a primeira a usufruir disso. Já perdi as contas das vezes em que ministrei o louvor com sintomas no corpo e terminei curada, ou estive preocupada e ansiosa, mas terminei em perfeita paz”.

Na adolescência, Camila possuía um caderninho com músicas e poesias que ela mesma escrevia, porém ainda tinha vergonha de mostrar as canções que escrevia para outras pessoas. 

Alguns anos se passaram e, depois que começou a congregar na Igreja Verbo da Vida, Camila descobriu uma fonte inesgotável de inspiração para compor. Aprendeu a salmodiar, com novos cânticos espirituais, e essa prática começou a fazer parte do seu cotidiano, no devocional e nas suas orações. 

Gravação do single de missões

Assim, as canções começaram a fluir cada vez mais do seu coração; porém, houve um divisor de águas que a fez despertar a compor músicas para além de sua edificação pessoal. 

Em 2017, a cantora estava participando de uma consagração do Departamento Infantil na Sede. Na ocasião, o pastor Edilson de Lira, de Petrolina (PE), foi convidado para ministrar e, em dado momento, começou a profetizar o nascimento de canções infantis ali em meio àqueles tios, tias e líderes do DI. “Eu peguei aquilo!”, contou Camila.

Naquela mesma noite, após colocar Caio e Tessa para dormir, ela se recolheu para orar e ler a Bíblia. Logo começou a cantar alguns versículos bíblicos e, naquela noite, oito canções infantis nasceram. 

A partir dali, ela não parou mais de criar canções para crianças, sempre baseadas em passagens bíblicas. Já são cerca de 20 músicas e algumas delas já foram lançadas para edificar o público infantil. 

A primeira a ser gravada foi Eu tenho uma missão, especialmente para ser apresentada no Dia Verbo da Vida de Missões, em 2019. A letra é baseada em Marcos 16.15 e fala sobre o “ide” do Senhor. Posteriormente, Eu vou Brilhar, nasceu de Mateus 5.16, que fala sobre ser a luz do mundo, e foi usada na programação do Dia Verbo da Vida de Missões de 2021.

De fato, Camila garante que o objetivo dessas canções é cravar no coração das crianças que elas nasceram com um propósito e têm um chamado dado pelo próprio Deus. 

Conferência da Família 2022

Outras duas músicas infantis já estão em processo de gravação para serem divulgadas em todas as plataformas digitais. Inclusive uma delas já foi apresentada na Igreja Sede, na Conferência da Família de 2022. A canção chama-se Deus nos fez assim e aborda um tema relevante para a atualidade. 

Em outras palavras, a letra fala sobre gênero e afirma que Deus fez meninos e meninas com características e papéis distintos, para trabalharem em união por um grande propósito, que é demonstrar o amor de Deus.

De acordo com ela, o outro single que também está em gravação foi composto especialmente para os momentos de dízimos e ofertas nos cultos do DI. A canção É bom ofertar foi baseada em II Coríntios 9.6 e 7. 

Por fim, Camila está com seu coração cada vez mais borbulhando músicas infantis e confessa que está amando essa fase. “Essa área ainda tem muito a ser explorada no nosso Ministério. Quero continuar fazendo isso e inspirar a outros também. Acredito que a música será uma ótima ferramenta didática no ensino e discipulado das crianças. Creio nas nossas crianças cantando a Palavra da Fé na linguagem delas”, concluiu a cantora.

2 Comentários

  • Que história que testemunho de vida quanta inspiração o senhor tem levantado um exército de levitas que tem abençoado o corpo de Cristo.

    Resposta
  • Uma grande levita do senhor essa ministra e uma benção, louvamos ao senhor pela vida da nossa irmã, ela tem multiplicado os talentos que o senhor lhe concedeu
    Somos grandemente abençoados pelo ministério de música da nossa igreja

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!