Confira como foi a visita dos supervisores do MVV ao Japão

Renato e Klycia Gaudard retornaram da nação recentemente e, em entrevista, compartilharam suas experiências, destacando o crescimento do Ministério no local.


Renato Gaudard é diretor executivo do Ministério Verbo da Vida (MVV) e Klycia Gaudard é coordenadora de Recursos Humanos da instituição. Ambos são professores, ministros e supervisores do MVV. 

Entre os locais que estão sob a supervisão do casal está o Japão. Recentemente, eles retornaram da nação, onde realizaram uma visita bastante produtiva, na qual participaram de eventos como formaturas, imposição de mãos, reuniões de supervisão, o aniversário da igreja em Tóquio, entre outras atividades.

A seguir, você vai conferir alguns relatos do casal sobre estes dias em que contemplaram a obra de Deus no oriente:

PORTAL: Quais foram as primeiras impressões ao chegarem no país?

KLYCIA –  Por causa do fuso horário, que é de 12 horas a mais do que no Brasil, meus filhos disseram quando ligamos para eles: “Vocês estão no futuro!”. No meu imaginário, eu pensava que iria encontrar uma nação altamente tecnológica e futurista. Quem não tem esse pensamento sobre o Japão? Mas, quando chegamos, me deparei com um povo extremamente respeitador, que honra sua família e as tradições. A ponto de, em meio a painéis de led gigantes e robôs que servem as mesas substituindo os garçons, vermos adultos e jovens agindo da mesma forma, conservando um padrão cultural. 


PORTAL: Apesar dos desafios para o Evangelho ser propagado naquela nação, vocês perceberam que existe espaço para a Palavra da Fé ser pregada no local?

KLYCIA – Encontramos um país fechado, estatisticamente, para o Evangelho, mas com irmãos fervorosos, servindo no pouco tempo que eles têm. Nossos missionários e ministros são valentes. Eles aprenderam a falar, ler e se comportar de uma nova maneira. Eles se adaptaram e mudaram sua forma de agir, em respeito e amor pelo Japão, mas não mudaram sua fé, nem sua confissão.

RENATO – Considerando todos os desafios que a cultura japonesa traz para a pregação do Evangelho, aquilo que a gente tem visto acontecer no Japão já é algo maravilhoso. Contando este tempo, desde que a família Arcanjo chegou ao Japão, são quatorze anos. Hoje, nós temos três igrejas avivadas, igrejas sólidas que estão crescendo. Temos duas escolas e um número de quase 100 graduados, ao longo desse período de funcionamento das escolas.


PORTAL: O que aponta para um crescimento sólido do Ministério na Terra do Sol Nascente nos próximos anos?

RENATO –  Entre os fatores para esse crescimento, estão os líderes que nós estamos levantando. Além dos três casais de pastores que temos lá, nós temos líderes que estão despontando nas igrejas. Isso é o que aponta para a perspectiva de um crescimento sólido e consistente. Irmãos que acolheram com muita firmeza a visão, a Palavra da Fé, e que estão correndo avivados com ela.

Agora, nós levantamos 11 novos ministros e ordenamos uma ministra que já era licenciada. Também estamos com dois novos professores no Japão, para ajudarem no quadro de professores das nossas escolas japonesas. Então, estamos erguendo uma liderança forte, que é o que nós precisamos para que as igrejas tenham a estrutura necessária para o crescimento. Então, o nosso sentimento é esse, de que algo grande está acontecendo. São três igrejas, mas são igrejas que certamente vão ser plataformas para muitas outras coisas que vão acontecer. 

PORTAL: O que mais deixou vocês felizes ao ver o avanço dos nossos missionários na nação?

RENATO – Algo que me deixou muito feliz foi ver como estão as famílias dos nossos pastores. Pastor Jefter e Gabriella Tamiei, em Tóquio, estão muito bem com a bebezinha, Satsuki, que acabou de fazer um aninho. Estivemos na casa deles e eles estão bem acomodados em Tóquio. Graças a Deus!


Estivemos também na casa do pastor Jusciê e Joanice Arcanjo, ficamos hospedados lá. Eles têm dois filhos maravilhosos, envolvidos e mergulhados na igreja. São fervorosos com o Senhor e ativos na obra. Um deles, inclusive, já é licenciado, que é o Josué. É um ambiente familiar muito saudável espiritualmente. 

Da mesma forma, estivemos com o pastor Nelson e Márcia Kadita. Assim como com a filha deles, que é uma menina que também serve na obra, que auxilia aos pais e está envolvida no louvor. A gente viu as famílias bem estruturadas. Percebemos um ambiente de envolvimento com a Palavra e de amor com a obra. Isso para a gente é muito precioso!

Casal embarcando de volta ao Brasil

PORTAL: Quais as diferenças mais latentes em relação ao que vemos, em geral, no Ministério Verbo da Vida no Brasil?

KLYCIA – Os números de alcance em novos convertidos, batismo nas águas, batismo no Espírito e formados nas escolas, não são como os nossos no Brasil. Em Tóquio, tivemos um irmão japonês recebendo dois certificados: de batismo e de discipulado. Mas isso é um grande motivo de comemoração! Ele está indo contra o curso de sua cultura e das tradições, por ter se decidido por Cristo. Com certeza, os céus estão em grande festa e nós também.

Vi uma equipe pequena fazendo uma formatura maravilhosa. Vi os irmãos saindo de suas cidades para servir na formatura das escolas, mudando as escalas do trabalho e demonstrando que têm se agarrado ao propósito da expansão do Evangelho no Japão. Aprendi muito!

PORTAL: Vocês voltaram com que sentimento e quais suas expectativas sobre o Japão?

RENATO – Eu voltei do Japão com o sentimento de que algo muito grande já está acontecendo e que, daqui a pouco, vai se manifestar diante dos nossos olhos. Durante esses dias por lá, em contato com os nossos irmãos, percebemos todas as igrejas extremamente avivadas com a Palavra. Voltamos de lá muito, muito animados com o que aconteceu, mas, principalmente, com aquilo que a gente tem perspectiva de ver acontecer daqui para frente. Aquilo que, certamente, a gente vai ver um pouco mais adiante: uma obra muito grande, uma obra muito avivada, ainda mais ministros e professores sendo levantados.

KLYCIA –  Por tudo isso e pela percepção em nosso coração, cremos em um novo tempo para o Japão, com mais expansão, parcerias ministeriais e maior crescimento da igreja e das escolas.

2 Comentários

  • Que lindo ver daqui do Brasil a palavra da fé se multiplicando em vocês. Já declaramos que vamos estar com vocês um dia dentro dessa cosmovisão e expandindo mais e mais a obra missionária pelo País. Em nome de Jesus 🙌🏻 Amém.

    Resposta
  • Que a tua palavra seja proclamada com toda liberdade na terra e todos terão oportunidade de ouvir o evangelho e confessar que Jesus e o senhor

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!