DIVINAMENTE MOTIVADOS!
A Conferência de Ministros Verbo da Vida 2022 chega ao fim com a certeza de que valeu muito a pena. Foram muitos momentos de forte unção, de renovação de chamados, de quebrantamento, de tomada de decisões e, o que é melhor, de fortalecimento da fé.
Com a volta da conferência ao Garden Hotel, em Campina Grande (PB), os irmãos se identificaram rapidamente com o local, que já marcou a vida de tantos homens. Desta vez, foram mais de tantos inscritos, com representantes de cerca de 50 lugares do Brasil, Estados Unidos, Suíça e Angola.
Não podemos deixar de falar também dos mais de tantos voluntários que se dividiram em diversas equipes que cuidaram de cada detalhe para que os participantes tivessem um evento de excelência. Nos bastidores, eles também foram molhados com a unção do lugar e serão ricamente galardoados pelo Senhor.
DIVINAMENTE RENOVADOS
Na noite de encerramento, os homens, já bem envolvidos com o clima espiritual da conferência, se mostraram mais soltos e renovados para exaltar ao Senhor com toda a sua força. Eles, que são mais voltados para torcer por times de futebol, quando expressam gritos típicos de torcedores, se abriram para exaltar ao Senhor em vibrantes momentos de adoração.
Antes mesmo do culto começar, o cantor Bruno Reyner, do Verbo em Petrolina (PE), junto com componentes de sua banda, fizeram um momento de louvor improvisado e cheio de ritmo, que conseguiu juntar diversos homens no meio do auditório. Logo em seguida, o grupo de louvor acendeu ainda mais a plateia masculina cantando sobre a vontade de Deus. Em uníssono, eles declararam:
“Eu me rendo a Ti, Te dou o meu ser, entrego tudo a Ti. Tua bondade me seguirá, Senhor.”
Thiago Borba, pastor presidente do Verbo Sede, em Campina Grande (PB), foi o anfitrião da noite e apresentou todas as caravanas, que se manifestaram com muita alegria. Claro que a de Petrolina se destacou com seus instrumentos musicais.
Em um momento especial, o Ap. Guto Emery, presidente do Ministério Verbo da Vida, apresentou, junto com Thiago Garcia, a cartilha de orientações político-sociais. Guto falou que o ministério decidiu lançar a cartilha para orientar os membros a atentar para os valores que estão envolvidos nas suas decisões. “Se eu sou pastor eu falo sobre moral. Esses princípios baseiam as nossas decisões”, disse o apóstolo.
Por sua vez, Thiago falou sobre o conteúdo apresentado pela cartilha. Ele disse que o material mostra a posição que o ministério tem a respeito de diversas pautas levantadas no processo eleitoral. Ele falou: “Somos favoráveis à liberdade, somos contra o aborto, somos contra a ideologia de gênero e somos contra a discriminalização das drogas”.
DIVINAMENTE DECIDIDOS
“Antes de Jesus, não valíamos nada. Com Jesus, a nossa vida mudou. Em 1989, uma pessoa falou de Jesus para mim. Uma vez que essa Palavra entrou em meu coração, coisas novas aconteceram”. Com esse depoimento, o Ap. Guto Emery iniciou sua ministração da noite.
Ele contou ainda que, quando se decidiu por Jesus, teve que tomar decisões fortes. “Tomei a decisão de me afastar de parceiros de aventuras porque entendi o propósito de Deus para a minha vida”, disse Guto. E falou mais: “Muitas vezes na vida, vamos precisar recusar e nos afastar de certos ambientes que nos levam para longe do Senhor. Apesar das pessoas nos criticarem, o tempo vai mostrar quem está certo”.
“Eu vivo em paz e alegria por causa da Palavra. Eu aprendi a viver essa vida.”
O apóstolo afirmou ainda que, quando guardamos a Palavra, o Senhor guarda a nossa vida. Quando somos obedientes a Deus e nos sacrificamos aquilo que Deus diz, Ele nos protege e nos guarda. “Estamos aqui para você enxergar que obedecer a Deus é a melhor coisa que existe. A consciência da Palavra de Deus é poderosa”, disse ele.
Ele lembrou também que Moisés recusou as propostas do diabo e experimentou o poder de Deus. E esse mesmo poder acompanha a vida daquele que crê. Guto destacou: “Existe um poder de Deus sobre a sua casa e sua família. Agora mesmo há uma unção sobre a sua vida, para lhe deixar uma pessoa nova. Sua vida vai ser diferente, suas escolhas vão ser diferentes. Essa vida é real”.
“O que vai fazer você crescer é o seu compromisso com Deus e a sua constância.”
DIVINAMENTE INSPIRADOS
O reverendo Tony Cooke começou a sua ministração falando sobre o plano de Deus. Ele disse que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus e devemos ser seus imitadores. Segundo ele, quando dizemos que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, não significa que as pessoas vão nos adorar. Somos filhos d’Ele.
Tony falou que, por vezes, pensamos que, se algo for de Deus, já vai vir perfeito. Mas às vezes, as coisas após a criação de Deus vão ter um processo. “É fato que teremos respostas de Deus de maneira instantânea, mas nem sempre vai ser assim”. comentou o ministro.
“Precisamos aprender as coisas básicas da vida. Escolher a obediência ao invés da desobediência.”
Trazendo a passagem bíblica sobre Adão e Eva, no momento da tentação feita pela serpente, o ministro falou que Eva foi enganada, que desobedeceu a Deus, assim como Adão. Tony disse que a responsabilidade do pecado, na verdade, foi de Adão, pois ele deveria ter assumido a liderança. Ele tinha o dever de proteger e guardar. Mas por causa dele, tudo o que é coisa ruim veio para todos os homens.
Tony Cooke explicou que nós vivemos hoje em um mundo imperfeito, caído. Entretanto, independentemente das circunstâncias, temos que agir de acordo com o Espírito de Deus. “Quando o caos chegar, precisamos assumir nossa posição. Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Precisamos ser pessoas de fé. Isso significa que decidimos escolher confiar em Deus”, afirmou o ministro.
“Não negamos a realidade, mas devemos confessar a Palavra. Aquilo que nós dissermos, assim será.”
Assim, a conferência foi concluída com homens divinamente inspirados a viver uma nova fase com uma total entrega de suas vidas aos propósitos perfeitos de Deus.
Até a próxima!