“Homens de Fé” une Palavra e futebol em São Paulo (SP)

O projeto, liderado por Carlos Silva, ministro auxiliar em Interlagos, promove encontros que fortalecem a fé e integração por meio do esporte.

O projeto Homens de Fé – Futebol Cristão, liderado pelo ministro Carlos Silva, da Igreja Verbo da Vida em Interlagos, São Paulo (SP), completou seu primeiro ano de fundação. Inspirado na identidade do Ministério Verbo da Vida e no valor, Vida de fé, o nome representa o propósito da iniciativa.

Carlos explicou que o projeto surgiu da necessidade de aproximar e cuidar dos jovens da igreja local. Ele percebeu o talento e o potencial dos recém-chegados enquanto participava do tradicional “rachão” com um grupo de irmãos. O futebol, esporte querido no Brasil, tornou-se a estratégia de Deus para evangelizar e integrar os jovens.

A consolidação do projeto ocorreu após a participação em um amistoso contra outra igreja. Carlos relembrou que, mesmo sem nunca terem jogado em equipe, decidiram aceitar o desafio. Apesar da derrota por 8 a 7, o pastor Antonio da Hora, que acompanhou o jogo, trouxe o encorajamento necessário para que o grupo seguisse adiante. Assim, em 3 de julho de 2024, nasceu oficialmente o Homens de Fé.

O líder explicou que o propósito do projeto é alcançar os perdidos por meio do esporte, levando a Palavra de Deus para alcançar aqueles que dificilmente aceitariam um convite para um culto. “Ao participar de um jogo, esses jovens podem experimentar o amor de Cristo e conhecer o caminho da salvação”, destacou Carlos.

Durante a prática esportiva, há um momento de pregação da Palavra. Além disso, o projeto estimula hábitos saudáveis, incentivando a prática de atividade física como parte da carreira cristã em saúde. O futebol, por ser um esporte de contato, oferece oportunidades para manifestar o fruto do espírito, promover a oração mútua e a comunhão entre os irmãos.

Assim, o Homens de Fé começou com 12 irmãos e, atualmente, reúne cerca de 24 participantes, incluindo jogadores e comissão técnica.

Carlos ressaltou que o projeto gera muitos testemunhos de transformação. Ele afirmou que a vida de todos os participantes foi impactada, pois passaram a manifestar o fruto do espírito em meio a um esporte que exige controle emocional e disciplina.

Um dos casos mais marcantes é o de André, camisa 8 do time. Ele estava afastado de Cristo, enfrentando um processo de separação e cheio de questionamentos sobre sua fé. Durante um amistoso, o grupo o convidou para participar. “Naquele dia, ele demonstrou muito talento com a ‘bola nos pés’ e nos ajudou a conquistar a vitória”, lembrou Carlos.

Logo após a partida, o líder compartilhou uma breve palavra e sentiu o impulso de Deus para convidar André ao culto. Ele aceitou o convite, reconciliou-se com Jesus e permaneceu firme no projeto. Hoje, André está no primeiro ano do Rhema em Interlagos, congrega ativamente e se fortalece no Senhor.

“Este é um dos jovens que atraímos através do futebol. Para nós, esse projeto sempre será motivo de testemunhar a bondade de Deus. Nosso foco não é apenas ‘jogar bola’, mas povoar o Céu”, acrescentou Carlos.

Homens de Fé celebrou um ano de atividades em julho. O time disputou muitos amistosos, alcançando uma marca de 70% de vitórias. “Também jogamos três festivais, perdemos um e ganhamos dois troféus. Neste momento, disputamos nosso primeiro campeonato e cremos na nossa primeira conquista”, afirmou Carlos.

Carlos Silva, de 42 anos, é casado com Karina de Lira e pai de Isabelly e Helena. Ele e sua família chegaram à Igreja Verbo da Vida em Interlagos em 2016, acolhidos pelo pastor Antonio da Hora, que os acompanhou no processo de restauração familiar. Durante oito anos, Carlos e a esposa serviram na liderança no Departamento Infantil e na Diaconia.

O casal cursou o Rhema em Pinheiros, São Paulo (SP), entre 2017 e 2018. Em 2023, formaram-se na Escola de Ministros Rhema e, em 2024, foram licenciados. Atualmente, Carlos atua como pastor auxiliar na Igreja em Interlagos, enquanto Karina serve na secretaria do Rhema, ambos comprometidos em continuar servindo ao Senhor.

Para conhecer mais do projeto de futebol cristão, acesse o Instagram: @homensdefe_fut7

4 Comentários

  • Que benção, louvamos ao senhor por essa unidade atraves do esporte, uma forma de trazer os jovens para perto e tambem alcançar outros, que esse projeto abençoe a vida de muitos

    Resposta
  • Parabéns pela criação deste projeto. Que este projeto continue impactando e mudando a vida de muitos jovens por meio do futebol e da Palavra de Deus. Muito boa a ideia de combinar futebol e fé, oferecendo aos jovens não só momentos de lazer, mas também a chance de conhecer e experimentar o amor de Deus.

    Resposta
  • Que projeto abençoado, muitos bom irmãos!
    Avancem Homens de Fé, Deus abençoe vocês! 🙏🏾

    Resposta
  • Que honra fazer parte deste projeto e presenciar de perto o que o Senhor tem feito!
    Avante Homens de Fé!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!