“Honra e Santidade no Casamento”. Este foi o tema da Conferência de casais na igreja Verbo da Vida em Caxias do Sul (RS). O tema teve como objetivo inspirar os casais a verem o casamento da maneira que Deus vê. O casal convidado foi o Pr. Sérgio e Fabiana Neiva, líderes da igreja Verbo da Vida Maringá, no Paraná.
Foram dias de alinhamento no relacionamento conjugal, nos quais aproximadamente 120 casais foram ministrados com a Palavra. O evento é promovido anualmente pelo departamento de casais da igreja local, denominado “Bem Casados”, e contou com a parceria de outros departamentos da igreja como a comunicação, diaconato, trânsito, música e entre outros que sempre prestam um excelente trabalho de assistência para que um evento dessa importância seja um sucesso.
O pastor, ministrou com base no tema central, o texto de Hebreus 13.4, afirmando: “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros” (NVI).
Ele lembrou que isso testifica que não se deve desonrar o que Deus estabeleceu em um alto padrão de honra, que é o casamento! Ele não é apenas a união de um homem e uma mulher, mas uma instituição divina que está acima do próprio homem e mulher.
O pastor Sérgio, inspirado pelo Espírito Santo, aprofundou o significado, levando os casais a perceberem como Deus vê o casamento, e que além de uma instituição, é a expressão de Deus na terra, o que torna um dos motivos do casamento ser tão atacado nestes dias. Os casais foram alertados para terem o coração puro, longe da contaminação do mundo, mantendo a santidade no relacionamento.
A ministra Fabiana trouxe a reflexão de que a instituição “casamento” nunca teve problema, a questão está no comportamento do homem e da mulher que estão no matrimônio. Ela também lembrou que, como filhos de Deus, devemos viver o padrão bíblico, submetendo-nos ao Espírito Santo e rejeitando os desejos carnais, a ponto de promover em cada um as mudanças necessárias pela renovação da mente, através da Palavra. “Nosso lar é o nosso jardim e ter um jardim, exige cuidado”, concluiu Fabiana.
No sábado pela manhã, aconteceu a 3ª Edição do Casamento Coletivo, onde quatro casais selaram o matrimônio perante a igreja e o Senhor.
De acordo com o Pr. Gesiel Martins, líder do Departamento Bem Casados, a ideia do casamento coletivo surgiu com a necessidade de alguns casais selarem o momento, e que, por inúmeros motivos, não puderam fazê-lo. “Os casais entenderam que é importante cumprir o princípio bíblico do casamento; e que selando o matrimônio perante Deus e as testemunhas, bênçãos serão liberadas em suas vidas.” afirmou Pr. Gesiel. A ministra Célia Martins, sua esposa, acrescentou instruções sobre a importância da igreja, como família, servir aos noivos, ajudando voluntariamente para que tudo ocorra com excelência: “Toda organização, decoração, cerimonialista, profissionais que arrumaram as noivas, produção, enfim, em tudo nós vimos o favor de Deus na vida deles”.
Durante toda a manhã, foi nítida a felicidade dos nubentes. Os noivos receberam os convidados no salão da igreja e as noivas aguardavam com muita expectativa em uma sala preparada com exclusividade. “Era um sonho que achei que havia morrido dentro de mim, mas que há um mês, Deus fez renascer e vi que era possível realizá-lo!”, falou Margareth Camargo, noiva de Jucinei Camargo. “Estou muito feliz por cumprir um princípio bíblico. Casar é viver um princípio divino”, ponderou o noivo Jocemar da Silva.
O Pr. Gesiel, celebrante do evento, discorreu sobre a importância de estar em legalidade com a Palavra de Deus. “Casamento é um princípio bíblico que Deus deixou, e honrá-lo é nosso dever. Andar sob a Palavra é a certeza de bênçãos derramadas no matrimônio”.
Todos os dias foram marcados por palavras direcionadas por Deus, e o casal Gedion e Damaris Rocha estavam cheios de alegria para os dias da Conferência: “Desfrutamos de uma atmosfera poderosa, com instruções preciosas acerca da honra e santidade no casamento. Foi notório o Espírito de Deus se movendo em nosso meio, fomos muito acrescentados nesta Conferência de Casais”.
Damaris acrescentou: “Chamou-nos atenção a excelência do evento, cada detalhe demostrava muito cuidado. Vamos levar para o nosso dia a dia a importância de cuidarmos da aliança que estabelecemos pelo amor, cientes de que o nosso casamento é um presente que recebemos de um Deus amoroso e que o amor cobre os pontos irregulares e imperfeitos do ser humano”.
A agenda anual do departamento de casais encerrou com este evento incrível, muita comunhão, favor de Deus e realização de sonhos.