A Reunião de Pastores e Diretorias 2023 chegou ao penúltimo dia com os ministros experimentando o poder da unção coletiva, com muita emoção. É possível ver no semblante dos ministros participantes uma expressão de satisfação pelas experiências vividas nesses dias. Logo no início da manhã, o Espírito Santo mostrou que é Ele quem preside essa reunião. o Ap. Guto Emery teve a direção de convidar todos os presentes à oração. E a unção coletiva encheu o ambiente desde a adoração, seguida de um tempo dedicado a falar em línguas e orar uns pelos outros.
“Não somos uma empresa, apesar da estrutura que temos. Não estamos construindo nada para nós. Estamos juntos para cumprir os propósitos de Deus e buscar os perdidos”, comentou o apóstolo. Em seguida, a ministra Marizete Garcia subiu ao púlpito e declarou: “É para sairmos daqui perdendo a razão e nos enchermos de paz. Melhor que ter razão é termos paz. Se preciso for, temos que morrer na lealdade, morrendo para os nossos sonhos.
Sabedoria para administrar
Na primeira parte da manhã, diversos ministros se revezaram trazendo informações e orientações para uma melhor gestão administrativa nas igrejas locais e sobre as escolas disponíveis.
ESCOLA DE MISSÕES
Jadeilton Almeida, diretor da Escola de Missões Rhema, falou que a escola considera os pastores e diretores como parceiros desse objetivo, como promotores e divulgadores para o desenvolvimento da obra missionária nas igrejas locais. “Não existe igreja pequena que não pode fazer missões. Existe igreja pequena porque não faz missões”, afirmou o ministro.
SECRETARIA DAS IGREJAS
Em seguida, Cleanto Silveira, coordenador da Secretaria das Igrejas, e Renato Gaudard, diretor executivo do Ministério Verbo da Vida, foram responsáveis para falar sobre o crescimento do Ministério. Eles apresentaram um gráfico de crescimento ano a ano e todos festejaram o visível crescimento numérico, com o alcance de 468 obras em todo o mundo. O objetivo é que alcancemos ainda este ano o número de 500 igrejas.
JURÍDICO: MODELOS DE RELAÇÃO DE TRABALHO
Thiago Garcia, coordenador jurídico do MVV, e seu colaborador Landsteiner Ventura trouxeram orientações sobre os modelos de relação de trabalho e suas características. Entre elas, as situações de vínculo trabalhista, os casos de terceirização, além dos requisitos para se determinar a existência de um emprego.
CONTABILIDADE: INVESTIMENTOS/PREVIDÊNCIA
Renato Gaudard retornou e, junto com Rafael Willian, coordenador Financeiro do MVV, apresentaram informações sobre a contabilidade das igrejas. Nesse período, eles orientaram quando às análises contábeis e como resolver algumas dificuldades no dia a dia, como cuidados com novos investimentos, riscos e oportunidades e os tipos de previdência.
PREPARANDO SUA IGREJA PARA O CRESCIMENTO
Por último, o pastor Edilson de Lira, líder do Verbo da Vida em Petrolina (PE) mostrou diversas estratégias para um crescimento saudável para as igrejas locais, como a inclusão de múltiplos cultos e o envio de pessoas. “Sempre que olhamos os problemas de crescimento precisamos estar atentos em como solucionar o problema. Não estamos construindo a torre de Babel: estamos promovendo o Reino de Deus”, completou o ministro.
Confira mais detalhes das instruções do Pr. Edilson de Lira clicando no link a seguir.
Fechando a porta de saída
Na segunda metade da manhã, o ministro Humberto Albuquerque, supervisor e pastor presidente do Verbo da Vida em Recife (PE), foi responsável em trazer uma palavra cheia de conselhos sobre como apascentar as ovelhas de forma que elas permaneçam no rebanho e a porta de saída seja fechada. “Quando decidimos nos submeter a uma visão, não vamos fazer o que nós queremos. Mas somos capazes de fazer muito mais quando decidimos nos submeter”, falou o pastor.
“O rebanho é de Deus e devemos pastorear como Deus quer.”
Segundo o ministro, devemos nos livrar da ganância, de buscar lucros e benefícios para nós mesmos. E completou: “Eu e você só vamos fazer algo fora de constrangimentos se decidirmos ser guiados por um caminho chamado: o amor de Deus”.
Humberto destacou ainda que o tempo em que você está pastoreando uma pessoa não termina quando ela vem para você, que é pastor, dizendo que deseja sair da igreja. “Ali começa um caminho de apascentamento ainda mais forte e cheio de compaixão. Envolva um pouco mais de compaixão por essas pessoas”, acentuou o ministro.
“Seja mais misericordioso com as ovelhas que chegam para você que é pastor dizendo que deseja sair da igreja”.
Simpósio com a Diretoria
Na última etapa da manhã, aconteceu um simpósio onde os membros da Diretoria do MVV respondeu a perguntas previamente enviadas para o momento, entre eles, Guto Emery, Renato Gaudard, Manoel Dias, João Roberto, Thiago Borba e Thiago Garcia. Foi um momento de bastante descontração e que trouxe esclarecimentos importantes para dez questões elaboradas por participantes da Reunião de Pastores.
Acompanhe as notícias de nosso portal e nossas redes sociais para conferir mais detalhes sobre este evento e ser abençoado!
1 Comentário
Quanta excelência e quanto zelo vemos no Ministério Verbo da Vida.
É uma dádiva e um privilégio fazer parte de um Ministério tão sério com as coisas do Senhor.