Verbo FM

Novos diretores da EMR participaram de treinamento intensivo

O Ministério Verbo da Vida, visando um bom andamento nas atividades de gestão dos diretores das Escolas de Ministros Rhema, realizou nesse final de semana (de sexta à domingo) um treinamento voltado para os novos diretores da Escola. Foi uma verdadeira maratona de instruções que foram transmitidas durante esses três dias. 

O treinamento começou de forma diferenciada. Gisele Caetano dirigiu o louvor e, em seguida, a supervisora das Escolas, Sylvia Lima abriu oficialmente o treinamento orando pelos diretores. “Nós te agradecemos, Senhor, porque as portas das Escolas de Ministros 2022, já se abriram!”. 

Ela  disse que “os alunos são abençoados, mas nós, os que servimos, somos mais abençoados”. Logo, aconteceu um momento especial de ministração da Palavra pelo nosso presidente do Ministério, o Apóstolo Guto Emery, que após a mensagem impôs as mãos em cada diretora que assumirá as escolas em 2022.

APRESENTAÇÃO DOS DIRETORES

Guto e Suellen Emery reconheceram o valor do trabalho de cada diretor.

“Muitos pensam que ministério é só privilégio, mas existem muitas responsabilidades e sei que vocês estarão nos ajudando no treinamento de tantas pessoas na sua cidade. Cremos que Deus está lhe dando sabedoria para conduzir a escola”, afirmou ela. 

Em seguida, Guto abriu um espaço para que os diretores e suas equipes se apresentassem e falassem um pouco da sua região e do avanço da obra. Os diretores expressaram as expectativas para esses dias e para o que Deus fará em 2022. 

NOVOS DIRETORES  

Na oportunidade, foram apresentados os novos diretores, entre eles: Reuel Ernesto – Campina Grande (PB); Carla Patricio Pelegrine – Campo Grande (MS);  Débora Regina Claudiano – Campinas (SP);  Patrícia Palhano Travassos – João Pessoa (PB);  Samary Andréa – Teresina (PI);  Scheilla Kelly Guimarães – Marabá (PA); Surama Costa – Redenção (PA); Jeanne dos Santos Bandeira – Parnamirim (RN).

MINISTRAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE MÃOS

Nessa ocasião, o Ap. Guto destacou que a visão é maior do que o valor que temos no bolso.

A estrutura do Ministério foi uma construção de 30 anos, em unidade, porque sem isso não conseguimos nada.

O nosso êxito vem da lealdade, fidelidade e unidade e esses elementos não se compram, é colheita de um trabalho contínuo que cultivamos dia a dia.

Ele compartilhou experiências no ministério, destacou a importância da visão da Escola de Ministros, o padrão de excelência e trouxe conselhos práticos aos presentes: “Se você não é organizado, leva uma empresa à falência. Da mesma forma, no ministério, se não formos organizados, podemos colocar tudo a perder. Não se canse dos treinamentos, nós somos exigentes. Excelência é uma marca que buscamos a cada dia”. Após a mensagem, ele, Suellen Emery e Sylvia Lima realizaram a imposição nos novos diretores. 

Missão, visão e valores da Escola foi o tema abordado por Renato Gaudard, diretor executivo do Ministério Verbo da Vida. Ele começou lembrando a todos que quem está dirigindo assume a responsabilidade do destino. “Vocês são responsáveis pelo destino da Escola que estão assumindo, isso é muito. Aprendi com Guto que a gente se diverte enquanto trabalha, não é pesado, mas entendemos a seriedade do que realizamos” asseverou ele. 

Renato ainda abordou questões relacionadas à Responsabilidade e prestação de contas ao Ministério.

A Escola vai ser valiosa para as pessoas tanto quanto ela será valiosa para você. Vai ser fácil, mas vai exigir esforço, empenho e dedicação.

O resultado produzido é proporcional ao esforço empenhado. Fique atento e monitore tudo o tempo todo.Você vai precisar prestar contas de tudo o que está sendo feito.  

INSTRUÇÕES TÉCNICAS

No período da tarde, os diretores foram instruídos a respeito de diversos assuntos técnicos: 

Ícaro Gonzales, integrante do departamento de Tecnologia da Informação no MVV, trouxe instruções sobre o GERAR (panorama) / Reposição / Portal do Aluno. Os diretores puderam entrar no sistema e aprender como manuseá-lo. Afinal, eles precisarão se familiarizar com a ferramenta que irá alimentar todas as informações acadêmicas e financeiras das Escolas. “Todo sistema foi pensado para facilitar o seu trabalho. Precisamos que essas informações estejam atualizadas” disse ele. 

Arthur Marques ficou responsável em tratar do tema: Finanças e trabalho do tesoureiro e GERAR financeiro. Ele trouxe esclarecimentos importantes e pertinentes aos diretores.

Uma pessoa que mexe com finanças deve ser confiável. Não escolha pessoas por afinidade, mas por competência.

O GERAR é o espelho da sua Escola para a Coordenação. Se você o ‘alimentar’, não terá problemas. 

Prosseguindo, Luís Filipe, secretário da Escola de Ministros Sede, explicou um pouco sobre Pré-inscrições, matrículas e secretaria. Segundo ele, “a Escola é para todo aquele que é chamado nos cinco dons ministeriais, mas também para o ministério de socorros. O aluno deve preencher todos os critérios estabelecidos na ficha de pré-inscrição. É necessário atenção na avaliação dessas fichas”. Depois, foi aberto um tempo para perguntas que foram respondidas e esclarecidas por Sylvia Lima e pelo próprio Luís Filipe. 

Política de Privacidade e Proteção de Dados foi ministrado por Gisele Kioko que é advogada e atua no setor jurídico do Ministério Verbo da Vida. Ela ministrou no formato remoto, diretamente da França. Gisele falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados que entrou em vigor, recentemente, em nosso país. E falou também sobre os cuidados com a ficha de inscrição dos alunos.

É importante que os dados dos alunos sejam preservados. Hoje,  uma pessoa precisa assinar autorizando as informações dos seus dados.

Devemos explicar as alunos o motivo pelo qual estamos precisando desses dados, para cadastro de sistema, para permitir que a Escola entre em contato com eles, e para avaliação da conduta dos mesmos, de acordo com os padrões bíblicos

O segundo dia de treinamento, ocorrido no sábado, começou com Fernando Leal falando sobre a Importância da Doutrina e sobre o evento Firmes na Verdade. Ele fez sua ministração de maneira remota. “Aprendi que quando você decide seguir a visão e ser fiel, as coisas acontecem. Siga a visão desse Ministério e da Escola, permaneça nela e as coisas irão frutificar. Vão existir momentos de desafios que exigirão sabedoria, mas você deve permanecer firme na visão.”

Canrobert Guimarães também participou do treinamento no formato remoto e tratou de temas como: Orientações gerais, calendário  e formaturas. 

“Esse ano de 2022 será tremendo! Nós sabemos que as histórias dessas cidades mudarão no que diz respeito a experiências ministeriais que alcançarão os ministros nessas escolas. Teremos no final de 2022 uma alegria inexplicável pelo que Deus fez em cada uma das cidades onde elas funcionarão”

Estudo de casos (interpretando o histórico escolar) foi explicado por Morganna Neves, integrante da coordenação do Rhema. “O nosso papel é guardar a Escola, a equipe. Nós estamos aqui para resolver os problemas, porque eles podem surgir. Nossa liderança guarda uns aos outros e nós devemos guardar uns aos outros também. Os alunos não devem ser matriculados na Escola com pendências financeiras e acadêmicas”.

Camila Cruz e Luís Filipe deram instruções quanto ao uso do Drive, Google Forms, Avaliação e o Zoom. Ambos ensinaram aos diretores o manuseio e uso dessas plataformas para facilitar o trabalho. 

A publicitária Bárbara Giselle que trabalha na Editora Rhema Brasil Publicações teve um tempo para falar da importância da editora, ela também destacou quantos livros foram lançados. “A leitura deve ser incentivada por cada diretor e os alunos devem ler por amor e não porque é obrigatório. Essa editora é uma bênção de Deus. O avanço da editora nos alegra e sei que alegra cada diretor. Vamos avançar ainda mais!”, disse entusiasmada.  

Oração também foi destaque com uma ministração inspiradora através de Simon Potter.

Ele mostrou o valor da oração na vida de diretores e alunos. “Precisamos de uma conexão no Espírito. Devemos orar em grupos, mas unidos. Queremos as nossas Escolas fluindo na oração, nos bastidores, para sustentar cada uma de suas fases. Como líderes precisamos orar não apenas sozinhos, mas diante da nossa equipe”, explicou Simon. Após sua ministração, todos se envolveram em um tempo de oração inspirador.

Em seguida, Sylvia Lima, Reuel Ernesto e Camila Cruz também falaram sobre a plataforma Zoom. Trazendo importantes esclarecimentos e dicas da sua funcionalidade. 

Thiago Garcia foi participante do treinamento e,  mesmo em vídeo, ele animou cada diretor: “Você, diretor, também será abençoado nesse tempo liderando a Escola. Quando fazemos algo para abençoar alguém, nós também somos abençoados”. Thiago ainda discorreu sobre pontos importantes no aspecto jurídico da Escola. “Se você remir o tempo e tiver foco na visão, valorizando a sua equipe, terá muito sucesso na sua gestão em 2022”,  concluiu.

Já encerrando o sábado, a psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos do Ministério Verbo da Vida, Klycia Gaudard, falou sobre Gerenciamento de equipes, cargos  e feedback. A psicóloga abordou temas como: o processo de gestão de pessoas e liderança. “Andar em amor é o princípio que eu vejo tão forte na diretoria do nosso ministério. Isso é princípio de gestão. Eles não suspeitam mal das pessoas e como é importante esse pensamento, pensar com amor a respeito das pessoas” disse ela. Klycia incentivou os diretores a delegar e confiar. Explicou claramente competências como: conhecimento, habilidades e atitudes. 

Tem gente que tem muita teoria, mas cadê a prática? O viver é muito importante.

Conhecimento a gente ensina, a habilidade a gente treina, mas a atitude é difícil de ensinar.

 

No domingo, o último dia, o treinamento começou com um tempo precioso de oração liderado por Sylvia Lima. Ela lembrou aos diretores a responsabilidade que eles terão na gestão das Escolas, no cuidado com os alunos. Falou da importância de cumprir o chamado de Deus. e destacou a responsabilidade espiritual da oração.  

“O CHAMADO DE DEUS NÃO É CARGO DE DESTAQUE, MAS DEMONSTRA UM TIPO DE TAREFA QUE VOCÊ RECEBEU PARA CUMPRIR. ESSE CHAMADO PRECISA QUEIMAR EM NOSSO CORAÇÃO.”  (Sylvia Lima)

Muitos temas foram abordados nesse dia como: A importância da Alumni, trazendo muitas informações sobre os benefícios da associação dos graduados, explanados por Aliny Gaudard.

“É importante sugerir os conteúdos da Alumni. Essa conexão do aluno com a associação gera pertencimento. Nós fazemos parte de uma visão maior do que nós. O seu sim, faz essa visão correr!”

Já sobre  Monitoria, Fabiana Medeiros,  esclareceu a respeito do trabalho da equipe na EMR. “O monitor precisa conhecer o regulamento, ter segurança de passar a informação correta para o aluno. Ele serve e precisa ser excelente nesse auxílio, nossa função na Escola é socorrer, tapando as brechas necessárias. É preciso se “virar nos 30″, algumas vezes, e não deixar os alunos perceberem que algo saiu do lugar”, ressaltou. 

Já na reta final do treinamento, Hospedagem foi o tema explicado por Adrina Marques, no qual muitas instruções foram trazidas aos diretores. Afinal, hospedar fará parte da rotina com frequência na vida deles no próximo ano. “A sua casa precisa estar organizada sempre e não apenas quando vai receber visitas. Isso tem que ser costume no seu lar. É bem verdade que existe um cuidado maior quando as pessoas o visitam, mas receber pessoas não pode ser um problema para você. Afinal, já está tudo organizado. É importante ter excelência em sua casa e excelência é capricho, está ligada à minuciosidade e envolve amor” falou ela.

Concluindo a maratona de treinamento, foi importante e pertinente ouvir Suellen falar sobre a importância do serviço ao Senhor e o valor do trabalho dos diretores no avanço e propagação da Palavra revelada. 

A coordenação da Escola, por fim, tirou dúvidas sobre Aula de Campo, Regulamento e entre outros temas. Especialmente o Regulamento foi minuciosamente explicado dando inclusive espaço para que questionamentos fossem esclarecidos.

Alunos, preparem-se para esse novo tempo! Existe uma equipe qualificada e pronta para recebê-los em 2022. Sejam bem-vindos à Escola de Ministros Rhema!

DEPOIMENTOS DE DIRETORES

“Foi um tempo maravilhoso em Campina Grande nesse treinamento. Em 2016, já tivemos a Escola em Campinas, e foi algo tremendo. Deus trouxe grandes revelações e muito crescimento.

Uma turma foi treinada, mas agora em 2022 sentimos a necessidade de retornarmos com essa Escola maravilhosa para treinamento de novos líderes. Aqui, nesse treinamento, relembramos coisas e aprendemos coisas novas, pois cada vez que nós ouvimos crescemos. Como é importante estar aqui… Recebendo tantas informações de pessoas queridas e sabemos que nós vamos treinar homens e mulheres para avançar nos planos e projetos de Deus.” Débora Regina Claudiano – Campinas (SP)

“Tenho a grande missão de dirigir a Escola em Marabá, meu coração está cheio de expectativas para essa missão. Deus está enchendo pessoas de habilidades nesse treinamento para que possamos juntos construir e levantar pessoas naquela região.

Nós somos o segundo maior estado do Brasil e somos um dos poucos menos evangelizados com a Palavrada Fé. Aprouve ao Senhor a abertura da Escola naquela região Norte, pois nós precisamos de ferramentas qualificadas para o ministério. É um desafio, mas eu creio que o Deus que dá a visão, dá a provisão. Ele nos dá a habilidade e nos capacita a fazermos o melhor.” Scheilla Kelly Guimarães – Marabá (PA)

“Estamos no treinamento dos diretores e temos grandes expectativas para a Escola, em 2022, onde vamos gerar homens e mulheres qualificados para um tempo como este com a visão ajustada e com o propósito de cumprir o ide.

Estamos em um novo tempo de aceleração, crescimento e avanço no Reino de Deus. Por isso, estamos aqui com o espírito de unidade para que venhamos acolher, da melhor forma, aquilo que o Ministério tem para um tempo como este.” Jeanne dos Santos Bandeira – Parnamirim (RN)

“Para nós é uma grande alegria e honra podermos exercer esse trabalho na direção da Escola. Estamos esses dias em um treinamento que é bem oportuno.

Aqui estamos recebendo alinhamento, ajustes e direcionamentos para o que acontecerá. Estamos com muitas expectativas para o que vai acontecer em 2022. Cremos na Escola sendo um grande instrumento de Deus para capacitar, preparar e habilitar homens e mulheres a viverem o pleno cumprimento daquilo que Deus tem para a vida deles. Cremos que será assim para o Piauí.”  Samary Andréa – Teresina (PI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!