
Tempos oportunos marcam o início de novos desafios, e o pastor Cristopher Toledo fala sobre isso com propriedade. Líder da Igreja Verbo da Vida, em Rancagua, no Chile, ele recebeu um convite inesperado de Hugo Hernández, apresentador do programa Miscelaneo, da TV Sexta Visión, após o culto de domingo.
“Ele gostou da maneira como ensinei a Palavra e me falou sobre o programa que dirigia. Foi então que me ofereceu o cargo de membro do painel”, contou.
O programa aborda assuntos como política, atualidades do país e do exterior, bem como a perspectiva bíblica sobre esses temas. Além disso, o pastor tem sido uma voz em defesa da centralidade das Escrituras como base para a análise dos acontecimentos atuais.
Assim como o posicionamento cristão provoca confrontos, o pastor reconhece que é fundamental buscar sabedoria divina para responder aos questionamentos durante o programa. “É importante orar em espanhol e em línguas, estar estudando e refletindo sobre o que se quer explicar, e, assim, o Espírito Santo ajudará a responder a cada situação de maneira sábia e inteligente. Toda vez que vou entrar no estúdio da TV, começo a dizer: ‘Obrigado, Senhor, porque Tu és minha sabedoria e minha inteligência. Aqui estão meus lábios e minha mente. Use-os para Tua glória. Já não vivo eu, mas Cristo vive em mim’”.

Acerca do posicionamento da igreja diante dos assuntos atuais do Chile, o pastor afirmou, com convicção, que as diversas áreas da sociedade evidenciam a existência do Senhor e destacou a importância de combater ideologias contrárias às Escrituras. “Primeiramente, demonstro a existência de Deus por meio da ciência. Aqui, a apologética tem sido uma ferramenta poderosa para defender nossa fé, mostrando que a ciência revela um ser inteligente que criou o universo. Além disso, na política, posso mostrar o dano que o comunismo causa à sociedade e como esse sistema afeta a economia de um país, como nos casos de Cuba e da Venezuela”.
Sobre a relevância dos valores cristãos na orientação e na resolução dos desafios modernos, Cristopher ressalta que as Escrituras promovem transformação nos diversos setores da sociedade. “Quando levamos a Palavra de Deus à sociedade, conseguimos distinguir a corrupção dos governos que nos dirigem. Quando a levamos para a política, ao poder legislativo — ou seja, à Câmara dos Deputados e aos senadores —, serão aprovadas leis que ajudem a nação”.
A respeito das discordâncias, o pastor comentou, com tranquilidade, que seu objetivo é compartilhar a Bíblia entre os comentaristas. “Jesus viveu críticas, e eu também as recebi ao vivo dos outros painelistas, mas me concentro no que tenho a dizer e não me deixo distrair. Aqui, o autocontrole é fundamental e deve ser exercido. O importante é entregar a verdade”.

Quanto aos desafios de comunicar o Evangelho em meio à cultura atual, Cristopher foi categórico ao afirmar a importância de continuar estudando as Escrituras. “O desafio é manter-se estudando e não relaxar, para que seus argumentos se tornem mais fortes do que a dúvida e a incredulidade que se opõem ao conhecimento da Verdade. É preciso continuar se aprofundando nas verdades que já conhecemos, e, assim, a sabedoria nos acompanhará”.
Assim como toda experiência deixa aprendizados, o pastor refletiu sobre a importância da presença cristã em todas as esferas da sociedade. “Devemos nos envolver na sociedade e na política, já que esta é a plataforma onde se fazem as mudanças nas leis. Devemos estudar ‘Apologética’, pois o apóstolo Pedro diz que precisamos apresentar defesa com mansidão e reverência. A palavra ‘defesa’ é a palavra grega ‘apologia’. Precisamos aprender a defender nossa fé com a Bíblia e a ciência, e mais pessoas chegarão a Jesus”.
Ao concluir sua reflexão, Cristopher Toledo deixou um convite bem-humorado para acompanhar o programa Miscelaneo. “Aprender espanhol, já que o programa é nesse idioma (risos), e aprenderás a defender e a opinar na sociedade com fundamentos cristãos, vendo que a sabedoria de Deus é a que convencerá muitos a seguirem a Bíblia e a Jesus”.















