Maná Diário

Trocando a marcha

Dione Alexsandra

Professora do Rhema BrasilNa minha infância, tinha muitos sonhos. Um deles era dirigir, e confesso que para este sonho, em especial, mantive-me firme na realização. Passaram-se 24 anos, o sonho estava adormecido, mas continuava lá. Em 1996, finalmente, fui a uma auto-escola aprender a dirigir e me dediquei às instruções com firmeza. Afinal, dirigir era um sonho antigo.

Durante o tempo em que desejava estar ao volante de um carro, pensava: “Como eles conseguem saber a hora certa de passar as marchas? Qual o momento exato de trocá-las?”. Essas eram algumas das inúmeras dúvidas que eu tinha. Ao dedicar-me à direção, tudo “parecia” difícil.

Raciocinava: “É muita coisa para fazer ao mesmo tempo. Controlar os pés na embreagem, freio e acelerador no tempo certo, verificar retrovisor interno e externo e, claro, a parte que eu achava mais ‘difícil’, trocar as marchas”. Pensar em passar uma marcha à ré então, era terrível. No início, cheguei a fazer volta no quarteirão para não ter que dar marcha à ré (tudo bem, só eu fiz isso).

Afinal, no começo tudo parecia “difícil” demais, mas só parecia. Ao longo do tempo, com o aprendizado e a prática do dia a dia, fui vendo não apenas o sonho realizado, mas percebendo que dirigir não era um bicho de sete cabeças.

Dirigir era prazeroso e comecei a aprender muito com essa atividade.

No entanto, no início de minha carreira de motorista, como não havia muita prática na hora de passar as marchas, o motor do veículo sofria “um pouco”, senão “muito”; já que, algumas vezes, eu estava em uma velocidade já bem avançada e insistia em me manter em uma segunda ou terceira marcha, quando o carro “clamava” por uma quarta ou até quinta marcha.

No entanto, eu insistia em manter a segunda ou terceira; por isso, forçava o motor e não avançava além daquela velocidade que ele poderia proporcionar.

Talvez, a esta altura, você esteja pensando: “Tudo bem. Mas, e hoje?”. Hoje, seguramente afirmo: Eu dirijo bem o meu carro. O motor não sofre mais e aprendi o tempo certo de trocar a marcha. Descobri que não era tão difícil quanto imaginava.

Todo esse relato natural pode ser levado para o espiritual e, com prazer, farei exatamente isso.

Quando nascemos de novo em Cristo, as coisas mudam; mas, às vezes, “parece” que tudo é muito ‘difícil’ de ser alcançado. Olhamos pessoas perto de nós, correndo tão rapidamente a sua carreira, muitas vezes em quinta marcha, avançando e pensamos: “Quando será que irei correr assim?”. Da mesma maneira que aprendemos a dirigir e precisamos desenvolver a prática na direção, na vida cristã não é diferente, uma vez que a prática da Palavra nos fará correr mais rápido e avançar para os planos e propósitos de Deus.

A prática da Palavra irá nos instruir a trocarmos a marcha na hora certa. Talvez, você esteja correndo sua carreira em Cristo em uma segunda marcha, mas seu motor já pede para “trocar a marcha”. Como? Mudando a forma de pensar, de falar, de agir e de viver.

Trocar a marcha pode ser soltar algumas coisas que você insiste em agarrar, e coisas que estão fazendo o “motor” da sua vida sofrer. Talvez, ele esteja “clamando”: “Mude! Troque a marcha!”

Quando você decidir obedecer, ou seja, soltar essas coisas; perceberá que correrá bem mais rápido; pois, ao trocar a marcha possibilitará maior velocidade em sua carreira. É verdade que o bom motorista sabe a hora certa de trocá-la e, com isso, poupa o motor do seu carro e o combustível do seu tanque.

Isso significa que seremos bons condutores das nossas vidas, se trocarmos a marcha na hora certa e também mudarmos o que precisa ser mudado no momento certo.

Com essa atitude, vamos poupar nossa vida e nos desgastaremos bem menos do que temos nos desgastado atualmente.

É sabedoria perceber a hora de trocar a marcha e não deixar essa troca “passar do tempo”.

Que você desenvolva uma prática na Palavra de maneira tão sábia que consiga ser um exímio condutor de sua vida.

Feliz carreira com excelentes trocas de marcha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!