Verbo FM

Caráter cristão

Por: Dione Alexsandra e Paulinho Aguiar

Falar de caráter cristão é um tema delicado e exige cuidados da nossa parte. Todos nós estamos na caminhada em busca de um caráter irrepreensível, e desenvolver isso em nós exige um esforço contínuo. Porém, se não desanimarmos na caminhada, alcançaremos os resultados.

Esse é mais um post a quatro mãos e fui em busca de um homem de caráter para falar sobre o tema. Teria alguns nomes, mas, como só podia escolher um, tenho a honra de ter como colaborador o pastor do Verbo em Porto Alegre-RS, Paulinho Aguiar. Falarei um pouco sobre o tema e ele dirá em seguida o que pensa:

A palavra caráter tem origem em uma palavra em latim que significa “marca”, ou “qualidade distintiva”. O nosso caráter é o que nos marca, define e identifica.

Pense um pouco nessas perguntas e as responda para si mesmo:

  • Que qualidades me identificam? Elas são positivas ou negativas?
  • Quais marcas tenho deixado por onde passo?
  • Quando as pessoas ouvem meu nome, o que podem pensar?
  • Quando seus valores, princípios são testados, você mantêm o caráter?
  • Diante das pressões da vida, como você se comporta?

Caráter significa esforçar-se continuamente para entregar seus pensamentos, palavras e ações ao Senhor. Você está disposto? Em muitos momentos, vai doer na carne, você vai sofrer na alma, mas seu espírito vai se alegrar por agir corretamente, mesmo que aparentemente traga danos momentâneos. Ter caráter vale a pena!

O filósofo grego Heráclito disse: “O caráter de um homem é o seu destino”. Se atentarmos bem, vamos perceber que o maior obstáculo para o sucesso de alguém é a falha de caráter. Caráter são valores e princípios eternos com os quais alguém se compromete e que se manifestam em sua vida como conduta e ética. O bom caráter é como um sistema de segurança pessoal para a nossa vida que nos protege.

Não importa o tipo de pessoa que você é agora ou o alcance de sua influência: você enfrenta tentações pessoais, desafios e pressões como qualquer um. E apenas um caráter fundamentado irá sustentá-lo.

Thomais Paine escreveu: “Caráter é mais fácil de manter do que recuperar”. Quando perdemos a confiança da família, dos amigos ou colegas é muito difícil reconquistá-la.

Elmer G. Leterman escreveu: “Personalidade pode abrir portas, mas apenas caráter pode mantê-las abertas”. Seu caráter não é o seu dom. Mas seu dom é validado pelo seu caráter. Quando o seu caráter não é cuidado e começa a “escoar”, seu dom perde o poder ético que o impulsiona. Manter seu caráter, protege o que você conquistou.

Quando intencionalmente desenvolvemos o nosso caráter fortalecemos as áreas que estão fragilizadas; dominamos a nós mesmos. Muitos de nós somos excelentes em dominar o outro, mas o maior feito nosso é dominarmos a nós mesmos.

Os defeitos de caráter de uma pessoa se manifestarão com frequência quando essa pessoa receber poder, posição e riqueza. Uma pessoa de caráter, nos dá uma perspectiva do que todos os seres humanos costumam ser e o que a maioria de nós, no fundo, deseja ser.

Gosto de algo que Victor Hugo disse: “Mude de opinião, mantenha seus princípios, mude suas folhas, mantenha suas raízes intactas”. Compreender princípios nos dará sabedoria e segui-los fará de nós pessoas de caráter.

Em seu livro O Poder do Caráter na Liderança, Myles Munroe disse: “Manifestamos caráter quando o sacrifício pelos nossos princípios torna-se mais importante para nós do que o compromisso com a popularidade”.

A pessoa de caráter não é hipócrita. Hipocrisia e caráter não podem andar juntos. Eu tenho dificuldades de me relacionar com hipócritas. O problema de conversar com eles é que você nunca sabe quem é a pessoa com quem você está falando. A pessoa de caráter é estável, íntegra, confiável, responsável, ética, sábia e madura. Ela sabe a hora de falar e a hora de calar. Possui força moral, credibilidade, disciplina, e muita força de vontade. Para isso ser desenvolvido sabemos que leva tempo e paciência.

Heráclito destacou: “O bom caráter não é formado em uma semana ou mês; Ele é criado pouco a pouco, dia a dia. Um contínuo e paciente esforço é necessário para desenvolver o bom caráter”. Precisamos ter a coragem de identificar e arrancar nossas fraquezas pela raiz. Desenvolver um caráter cristão aprovado por Deus e pelos homens pode levar anos. Não desista de sua jornada e seja uma pessoa de caráter. Seu caráter é seu legado.

BLOG GENTE BOA_PAULINHO-13

Paulinho Aguiar

Geralmente, quando dizemos que alguém é um ‘bom caráter’, estamos elogiando atitudes como: honestidade, fidelidade, integridade, sinceridade, e coisas semelhantes a estas.

Por outro lado, quando queremos nos referir a pessoas que possuem atitudes opostas às citadas acima, dizemos que a pessoa é um mau caráter.

Tendo em vista a definição de Bill Hybels: “caráter é a soma total dos nossos hábitos, virtudes e vícios”; por definição, todos temos caráter! Nossas atitudes revelam um bom caráter ou um mau caráter.

Ainda se tratando de definições, um ditado popular diz que “Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se nosso caráter, e o caráter torna-se nosso destino”.

Dessa forma, quando falamos de caráter, não nos referimos apenas a ações esporádicas, como um momento de bondade, um momento de honestidade. Quando falamos de caráter falamos de hábitos, constância.

O mesmo Bill Hybels, em seu livroQuem é Você Quando Ninguém Está Olhando?”, afirma que um sábio disse: “Caráter é o modo como agimos quando ninguém está olhando”.

Essa definição é confrontadora!
Obviamente, a expectativa da frase é que entendamos que devemos ser, pensar e agir publicamente da mesma forma que somos, pensamos e agimos no privado.

Todos nós sabemos que o ser humano tem a capacidade de fingir ser alguém que na verdade não é. Mas ninguém tem a capacidade de fingir sempre! Se alguém acha que consegue fingir sempre, na verdade essa pessoa já se tornou aquilo que antes fingia ser.

Alguém já disse que para conhecermos uma pessoa verdadeiramente, é necessário “comermos 1 kg de sal com ela”. Ou seja, caráter é revelado principalmente nos bastidores.

Uma das atitudes de Jesus que pode nos ensinar sobre caráter é o momento em que Ele chama Seus discípulos para estar com Ele, conviver vinte e quatro horas por dia com Ele, O conhecer em Sua intimidade.

Jesus não queria ensinar apenas Sua vida pública aos Seus discípulos, mas também Sua vida privada. Jesus não tinha medo de revelar Sua vida privada aos Seus discípulos.

Qual seria sua reação se você descobrisse que na última semana sua vida privada (inclusive pensamentos e intenções do coração) tivesse sido gravada através de uma nova tecnologia e ela seria o tema da pregação do próximo domingo em sua igreja?

Certamente a atitude de Jesus em trazer seus discípulos para perto não foi apenas para que Seus discípulos O conhecessem, mas para que Ele também pudesse conhecê-los de forma integral e ajudasse-os a moldar o caráter segundo Deus.

Acredito que as lições mais profundas que os discípulos aprenderam com o mestre foram aquelas “ao pé do ouvido”, pessoais, diretas, objetivas.

Não sabemos ao certo a idade dos discípulos quando foram chamados por Jesus, mas temos a segurança de afirmar que estavam entre a juventude e a fase adulta.

E existe algo tão precioso nisso! Mesmo já sendo jovens ou adultos, aqueles homens tiveram a oportunidade de transformar o caráter através do relacionamento com Jesus.

Um verdadeiro cristão está sempre desejoso de crescer mais. Nossa referência é excelente, é perfeita, é Jesus.

A boa notícia é que podemos crescer, transformar nossa mente, nossas ações, nossos hábitos e então, nosso caráter.

É óbvio que a ideia de expor a vida de alguém publicamente, seja em um culto ou em uma mídia social, não condiz com o caráter de Deus.

Se você identificar algo em seu caráter que não alegra o coração de Deus, se identificar hábitos que te envergonhariam ao serem expostos no tal culto de domingo, siga o caminho bíblico do arrependimento, subjugue sua carne, renove sua mente, cresça espiritualmente e tenha a expectativa de ouvir de Deus aquilo que Paulo testemunhou a respeito de Timóteo:

Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses; pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus. E conheceis o seu caráter aprovado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai”(Filipenses 2.20-22)

Que você possa seguir sua jornada de caráter de forma bem sucedida.

Abraços!

Dione Alexsandra e Paulinho Aguiar

5 Comentários

  • Bom dia. Hoje está cada vez mais dificil encontrar sites com textos relevantes e que agregam valor para leitura. Obrigada por colocar neste site textos que agregam valor para vida dos leitores. Continuem assim.

    Resposta
  • Gostaria de perguntar sobre uma coisa. Uma pessoa que sempre teve seu caráter ilibado e que conquistou uma boa reputação ao longo de vários anos de sua vida e que por um “vacilo’ tenha arranhado essa sua reputação pode ser considerado um “mau caráter”? Em outras palavras, isto poderia ser chamado de desvio de caráter? e sendo um desvio, isso o torna “mau caráter”? Uma pessoa tem assertividade em 99% de suas decisões e atitudes e gera apenas 1% de erro, onde este 1% é de um erro que o derruba na sua integridade moral, ou seja, o coloca em choque com aquilo que ele acreditava e pregava, contra os seus próprios valores.

    Resposta
  • Fiquei maravilhada com a luz da explicação em todos os sentidos.
    Não faltou nada para quem quer ter uma postura de um homem ou mulher de Deus, ou não crente.
    Siga os conselhos e será bem aventurado na terra nos dias difíceis de hoje.
    Parabéns pelo artigo e pesquisa!

    Resposta
    • Nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
      a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
      E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. (ROMANOS 5 – 3)

      Romanos 5:3-5

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!