Olá Pessoal, hoje quero compartilhar uma experiência maravilhosa que tenho vivido nos últimos dias.
No início do ano, o pastor João Roberto, líder da Igreja Sede, na qual congrego, destacou uma direção de Deus para esse ano: Operar mais em amor, de maneira nunca vista antes. Com o tema: “Uma Igreja que opera pelo amor”, a campanha foi lançada por ele em um dos cultos, e na ocasião amei algo que ele falou: “Uma igreja que opera pelo amor não é um slogan, nem é a nossa condição atual, mas um desafio a ser alcançado. Nós temos isso como meta, não é como estamos hoje, mas como estaremos no final de 2016”.
Segundo o Pastor João Roberto, existem inúmeras maneiras que demonstrarmos o nosso amor dado por Deus e derramado em nosso coração (ver Romanos 5.5): Visitar um irmão, ter tempo para as pessoas, investir nelas, ser um mantenedor no Rhema ou Escola de Ministros e Missões, presentear, cuidar…
Enquanto os dias se passavam, eu pensava no que poderia fazer para amar e me importar com as pessoas. Em outro culto, recentemente, algo “saltou” em meu coração. Existem coisas que podemos doar que não requer dinheiro, apenas tempo e disposição. Pensando um pouco mais, chegou clareza do que começar a fazer.
Vou confessar algo… Por muito tempo eu tinha o costume (errado) de chegar na igreja, cultuar e, ao término da reunião, ir logo embora. Eu me restringia a falar com quem estava sentado ao meu lado. Mas o Senhor me ensinou que existem pessoas que precisam ser tocadas, abraçadas e amadas por mim nestes cultos.
Eu não posso pensar apenas em mim, em receber a Palavra, ser cheia do Espírito Santo, ser abençoada e pronto! Cristianismo não funciona assim. É dando que receberei.
Por isso, surgiu o “Projeto Abraço”. Talvez seja algo comum para você e até alguns podem pensar: “Por que Projeto Abraço?”. Porque existem disparos, saltos, passos que damos em direção a alguma mudança e ela precisa ser demarcada em nós, dentro de nós e foi exatamente isso que eu fiz.
Dei passos em direção a amar mais os meus irmãos e me importar com eles. Desde então, todos os dias, literalmente, eu procuro de alguma forma abraçar alguém. Não estou esperando apenas o Domingo para encontrar os irmãos na Igreja e exercer o amor. Tenho feito isso por onde tenho andando. No meu trabalho, na Faculdade, na igreja e nos ambientes por onde passo.
“A duração média de um abraço entre duas pessoas é de 3 segundos. Mas os pesquisadores descobriram algo fantástico. Quando um abraço dura 20 segundos, há um efeito terapêutico sobre o corpo e mente. A razão é que um abraço sincero produz um hormônio chamado “ocitocina”, também conhecido como o hormônio do amor. Esta substância tem muitos benefícios na nossa saúde física e mental, ajuda-nos, entre outras coisas, a relaxar, produz o sentimento de segurança e acalma nossos medos e ansiedades. Este maravilhoso calmante é oferecido de forma gratuita cada vez que temos uma pessoa em nossos braços, uma criança, nossos bichos de estimação, quanto mais nos aproximamos de alguém ou apenas manter a firmeza de um ombro amigo.” (Nicole Bordeleau)
Um abraço com amor pode salvar a vida de alguém. Eu já fui salva com um abraço! Deus já me amou, perdoou, libertou com um abraço. Às vezes, nenhuma palavra é necessária, apenas a atitude de abraçar pode fazer milagres.
Mama Jan é a pessoa que tem o abraço mais forte, ungido e cheio de amor que conheço. Recentemente ela me abraçou aqui no MVV em um tempo de oração. E seu abraço veio acompanhado de uma frase:”Deus não desistiu de você”. Pronto, era tudo o que eu precisava… Não precisamos de muito para amar alguém. Algumas vezes. Apenas um abraço
Diante disso, quero lhe animar a ter as suas experiências enquanto, simplesmente, dedica um pouco do seu tempo para estar sensível e, sempre que possível, abraçar alguém… Garanto que você vai ter boas histórias pra contar.
Eu tenho registros de abraços e fui buscar essas imagens para me animar. Tenho procurado de alguma forma registrar esses abraços atuais também. Você não precisa registrar, fiz isso para influenciar outros, porque sei que imagens falam muito. Mas, fique livre para registrar ou não.
O que importa é a sua atitude. Comece a prestar mais atenção nas pessoas à sua volta. Ame-as, abrace-as e se importe. Isso é uma pessoa que opera pelo amor, isso é atitude de uma igreja que opera pelo amor.
Falaremos mais sobre o tema em breve…
Abraço!
2 Comentários
Irmã Dione a graça e a paz do senhor Jesus.
Estou dizendo Sim a este projeto tão abençoado. É de Deus este Projeto Abraço. Sabemos quando estamos no campo do ide, á carência e necessidade das pessoas serem tocadas desta forma. Recentemente tive o privilegio de estar com uns irmão que já exercita esta pratica voltada para a cura através do Abraço. Eles são americanos e estiveram neste verão em João Pessoa. Nunca tinha visto algo assim, simples e poderoso; um Abraço!
Dione, verdadeiramente um Abraço com Amor pode salvar vidas.
Sempre exercitei com meus alunos esta atitude durante minhas aulas no Rhema, como atividade pratica para eles, sempre chegavam testemunhos deles que de repente coisas começavam acontecer nas suas vidas e na suas Famílias e Ministérios. Isto começou em 2013 Natal – RN, quando um Sr. que era simplesmente um monitor na sala de aula do Rhema me chamou atenção pela forma como Ele recebia os alunos, sempre com uma palavra e um gesto: “DACA UM ABRAÇO”. Parecia estranho esta atitude para muitos de nós que tinha que passar por aquela porta onde Ele estava, pois você querendo ou não receberia um Abraço. Eu gostava! Um dia convidado para ministra para casais em um encontro em uma base militar promovido pela igreja em Natal, fui recebido por oficiais que disseram; Sr. o comandante que vê-lo! Fui direcionado ate a sala do comandante e assim ao adentra na mesma ouvi uma voz em alto e bom som: “DÁ CÁ UM ABRAÇO”. Para minha supresa e espanto o comandante daquela base militar era o simples monitor que nos recebia no Rhema com o “DÁ CÁ UM ABRAÇO”. Desde então tenho treinado a mim mesmo e aos meus alunos nos abraçar mais uns aos outros.
Dione minha Irmã, conte comigo para este projeto, pois sei porque sei que Deus que nos usar nos últimos dias com coisas Simples e Poderosas como Um Abraço. Deus te abençoe.
Seu Irmão Fábio.
Oi Fábio, me alegro demais por saber que essa visão existe e tem sido ampliada cada vez mais. Amei seu testemunho e suas experiências em sala de aula no Rhema. Só posso te dizer “DACA UM ABRAÇO” kkk Espero revê-lo em breve 🙂 Dione Alexsandra