Dione Alexsandra é publicitária, professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema desde 2007, atua no departamento de Comunicação do Ministério Verbo da Vida desde 2005. Como escritora, lançou em 2017 seu primeiro livro “Jornada para a Liberdade”. Agora, está lançando seu segundo livro “Superação”, ambos pela Editora Reinar. Em entrevista para o nosso Portal, ela fala sobre o referido lançamento:
ABUSO SEXUAL
Fale-nos do que trata seu livro e como nasceu a ideia de escrever sobre um tema tão vedado em nosso meio?
Superação é o meu segundo livro pela Editora Reinar. O livro tem 10 capítulos com várias lições que a vida me ensinou ao longo desses anos. Nele, falo dessas lições de força, fé, humanidade, honra, amizade. E, claro, tem um foco na ressignificação que dei a difícil experiência do abuso sexual, ainda tem capítulos sobre dependência emocional e separação conjugal. A ideia de escrevê-lo nasceu depois de ser desafiada a me submeter a um processo longo e delicado de ressignificação em vários aspectos da minha vida, nesse ínterim, decidi buscar ajuda através de aconselhamento cristão com uma psicóloga cristã e durante o processo fui desafiada a entender os porquês de tantas coisas que precisam ser ajustadas na minha vida.
Eu tinha dificuldade nos relacionamentos em geral. Isso me inquietava e queria descobrir por que isso acontecia. Durante o aconselhamento tive a coragem de falar (depois de tantos anos) de uma experiência vivida ainda na infância de abuso sexual, essa experiência me tornou uma pessoa insegura, com alguns traumas, e muita desconfiança no ser humano, eu ainda tinha problemas de rejeição e autoestima baixa, mas quando falei, vi meu crescimento e maturidade sendo desenvolvidas e, por isso, resolvi contar as minhas experiências visando ajudar pessoas que passaram ou passam por coisas semelhantes.
Você fala de experiência suas. Foi difícil escrever sobre isso? Como lidou?
Sim. No livro relato minhas vivências… Claramente, trato sobre o abuso sexual que sofri e suas marcas e consequências na minha vida já adulta. Mas falo também de restauração, de fé e de maneiras que Deus me ensinou de ressignificar as minhas dores. Ajudar outros é um desses caminhos e tenho trilhado com alegria essa jornada. Não foi difícil escrever, mesmo sendo temas delicados, mais difícil tinha sido falar meu segredo, depois disso já tinha rompido o trauma de falar. Eu tirei um elefante das minhas costas, hoje estou leve. Não tenho mais dificuldade de tratar deste assunto e nem de ouvir relatos semelhantes vividos por outras pessoas.
Estou livre! Sejam das marcas deixadas pelo abusador, sejam dos medos, vergonha e culpa que carreguei por anos!
Deus usou diferentes maneiras de me curar de tudo isso. Superação é um livro inspirador, que fala de vida real. Antes não sabia como lidar com essas coisas, mas experimentei da graça de Deus e sei o poder que ela tem para restaurar e transformar a minha vida. Não só a minha, mas de qualquer pessoa que decide ser melhor.
CONVIDADOS ESPECIAIS

Convidei duas mulheres do nosso contexto (Verbo da Vida) que assim como eu, sofreram abuso e decidiram, ousadamente, falar de suas experiências e do processo restaurador e divino que só Deus poderia fazer.
Além delas, trago também depoimentos de mais três grandes mulheres que decidiram amar e cuidar de pessoas vítimas de abuso, sejam elas ainda crianças ou adultas. São Lenise Freitas da Igreja Verbo da Vida em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro (RJ), Adelai Quefar, de Brasília (DF) e da Pâmela Pacheco que lidera o Ide Projetos Sociais em Soledade, (PB). É importante trazer não apenas meus relatos, mas testemunhos de outras pessoas, que lidaram com a questão do abuso para que todos os leitores percebam que esse assunto, mesmo pouco, debatido é mais comum do que imaginamos. Também não trago apenas o problema, o livro mostra saída, solução, tem esperança para todos. Deus sabe como lidar com cada pessoa. Ele conhece seu passado, presente e futuro.
Como tem sido a repercussão ao falar sobre um tema tão delicado quanto o abuso? Já recebeu testemunhos?
A repercussão tem sido excelente. É importante lembrar que pesquisas mostram que temos pelo menos três amigas próximas que sofreram algum tipo de abuso em sua vida. Vale salientar que, assim como a pessoa abusada não tem seu nome escrito na testa, o abusador também não tem e eles estão “livres”, passeando no meio de nós, acima de qualquer suspeita. No livro trago algumas instruções de posicionamentos que uma pessoa abusada deve ter, como também mostro aos pais a importância de monitorar os seus filhos, observando quem são as pessoas que os rodeiam. Tem muita gente sofrendo por anos, calada, precisando de ajuda e Deus ama tanto a cada uma delas que levanta pessoas como eu, para falar e ajudar de alguma forma o corpo de Cristo. A Bíblia diz que perecemos por falta de conhecimento. Chegou a hora de conhecer um inimigo silencioso e saber como lidar com ele. O abuso é real e é real dentro das igrejas, infelizmente.
TESTEMUNHOS:
“Meu Deus, eu sei que serei confrontada mais na frente. Dei até uma “escapulida” até lá mas, resolvi voltar ao ponto de parada para ser fiel a mim mesma. Certamente, a realidade dos fatos narrados é tão nua, tão nítida que poderemos de alguma forma nos “assustar”. É a vida…A escritora, minha amiga Dione, é verdadeira demais, simples, transparente, HUMANA!!! (Me permita ecoar este grito sagrado!!!).Depois de uma longa e sofrida “jornada para a liberdade”, ela nos diz: “Superei!!!”E por fim, Deus, Ele mesmo diz para ela, para mim, para você: ‘Não esmague a cana quebrada’…não apague o pavio que ainda fumega.” Vitória Nóbrega
“Este livro “Superação” me surpreendeu, porque não trata apenas de uma situação, mas ainda de situações que foram superadas por uma situação. A humanidade que a autora aborda de algumas situações nos trazem para perto de pressões e medos, que muitos de nós, nem ao menos sabemos nomear. Algumas pressões que até o imaginável apóstolo Paulo enfrentou sozinho e que com uma folha e uma caneta conseguiu ajudar milhões de pessoas a enfrentarem o mesmo e se superarem. Eu vi muito talento com as palavras para tratar do abuso, um assunto complicado. Aliás, unção, dom de mestre em operação, profundidade, vivência, coragem. Me fez refletir muito. Nunca passei pelo problema, porém, em algumas situações, pode trazer lições pra minha vida. Acho que muitas pessoas podem ler e serem alcançadas. Este problema é real e a gente não sabe como lidar.” Lucas Oliveira
“Terminei de ler o seu livro. Primeiro quero dar PARABÉNS pela coragem. Eu sei que quando somos livres de algo que nos prendeu tanto e que danificou tanto a nossa vida internamente e externamente, quando a liberdade chega, com ela vem a coragem e ousadia para se levantar e ajudar a outros, e você fez isso nesse livro. Seu livro é muito bom. Como você disse tudo é um caminho que temos que percorrer. Deus a levará para lugares e pessoas que você nunca imaginou. O Espírito Santo lhe dá sabedoria e inteligência. Eu oro para que você avance com todos os projetos que Deus já colocou no seu coração. Fui muito abençoada.” Marizélia Muniz
“Esse é o segundo livro de Dione e o primeiro que leio de sua autoria. Tenho absorvido de maneira compreensível e simples, pois ele traduz a sua história de vida. Estou me identificando muito à medida que leio cada capítulo e fica o desejo de ler os próximos. Não é uma leitura cansativa, pois se trata de sua vida em transparência. É possível vê-la nas entrelinhas nos ajudando a crer que é possível se superar.” Eliane Tavares
Ler nos permite ser melhores. Nos ajuda a entender melhor as pessoas e nós mesmos. Qual o público alvo para lê -lo?
É um livro para todos. Uma criança entenderá cada lição e um adulto poderá ser edificado e até mesmo influenciar outros com essa leitura, pois não fala apenas de abuso, mas de vida. Imagine se alguém o aborda e confessa secretamente que foi abusada. Como você reagiria a esta confissão? Precisamos falar de assuntos delicados como esse, mas também podemos aprender sobre tantos outros temas abordados no livro. Todos temos áreas diferentes a superar. Recomendo a leitura em especial aos pais!

A minha expectativa é que esta obra alcance o máximo de pessoas do nosso contexto e que também, claro, que saia das quatro paredes da igreja e alcance mais pessoas, pois todos precisam de Deus para superar fragilidades e se tornar fortes, vencendo a si mesmos e às adversidades que a vida apresenta. É importante destacar que fugir de um problema, ou colocar debaixo do tapete não o fará desaparecer. Os segredos que enterramos vivos nunca morrem. Está na hora de falar e enfrentar os dilemas internos que necessitam de ajustes e apoio.
É um livro que foi escrito com lágrimas, alguns dias, mas com muita alegria em muitos outros, é uma obra fruto de muita oração e nasceu em meio a um caos, mas nasceu com propósito divino e eu creio que alcançará o propósito.
Leia um trecho do livro no Blog Gente Boa
Você pode adquirir o livro Superação no Verboshop clicando aqui
https://www.youtube.com/watch?v=JADX1km8ui8










