
Interativa, dinâmica e profunda. Assim foi a segunda reunião on-line do ano entre membros da Coordenação Doutrinária, da Diretoria do Ministério Verbo da Vida e centenas de professores de todo o país e do exterior. A reunião internacional foi transmitida ao vivo, direto do auditório do Centro de Operações do Verbo da Vida, em Campina Grande (PB).
Iniciando o encontro, Fernando e sua esposa, Miriam Leal conduziram uma pauta, interagindo com os entrevistados e com o público on-line. O casal está à frente da Coordenação Doutrinária, sendo responsável por esse tipo de reunião e por toda a preparação dos professores. Desta vez, a reunião contou com uma programação mais rápida, com blocos divididos por assuntos.
Ellen Bonetti ficou responsável pela leitura de alguns comentários dos participantes durante a programação. Ela também apresentou os últimos lançamentos da Editora Rhema Brasil Publicações, entre livros e apostilas, conteúdos muito aguardados pelos professores.



VERDADEIRAS AULAS ONLINE
Durante a live, os professores receberam uma poderosa injeção de fé. O apóstolo Guto Emery, presidente do Ministério Verbo da Vida, abordou um dos valores da instituição: Fervor de Espírito. Segundo ele, não se deve perder a motivação em Deus de ir à sala de aula e ensinar sob a unção do Espírito, mesmo que seja a mesma matéria, o mesmo conteúdo, e por anos ininterruptos. De acordo com o apóstolo, os alunos estão ouvindo aqueles ensinamentos da Palavra pela primeira vez. “Por isso, o professor Verbo da Vida precisa dar o melhor”, completou.

Manoel Dias, também integrante da Diretoria Executiva do Ministério, falou da importância do professor manter uma vida devocional. Maneco, como é carinhosamente conhecido, disse que, antes de ensinar aos alunos, é preciso “estar cheio” da Palavra e do Espírito.
Maneco está entre os mestres com maior número de horas-aula das instituições de ensino Rhema, Escola Bíblica, Escola de Ministros, Escola de Missões e Escola Ministerial. Com autoridade no assunto, ele afirmou: “Uma boa aula começa em uma preparação no lugar secreto com Deus”.
DESAFIOS DO PROFESSOR
Apesar do vasto conhecimento bíblico, aquele que ensina também precisa acompanhar a modernização dos meios e dos formatos de aula, como no caso da EBVV, que funciona quase inteiramente de forma on-line. O pastor Cristiano Arcoverde, comunicador e mestre das escolas ministeriais, apresentou sugestões de melhoria e exemplos para tornar o ensino mais apropriado.
Cristiano ministra uma das matérias mais extensas do Rhema: História da Igreja. Para muitos, o tema poderia parecer mais teórico e cansativo de acompanhar. No entanto, o formato utilizado pelo pastor torna o conteúdo mais atrativo para os alunos.

No bloco doutrinário, o pastor Thiago Borba, supervisor da área no Ministério, alertou para o perigo de abordar assuntos de forma extrema. Segundo ele, deve-se buscar um equilíbrio no ensino e filtrar todo tipo de conteúdo pela Palavra. Arthur Marques, outro membro da Diretoria, alertou os professores sobre a atualização cadastral, entre outros assuntos técnicos.
Por sua vez, Thiago Garcia, primeiro secretário executivo da Diretoria, falou sobre a conduta do professor durante o ano eleitoral. Segundo ele, o Ministério possui uma cartilha de orientações destinada aos ministros, que também deve ser seguida por aqueles que representam a instituição em sala de aula.
Na última apresentação, Klycia Gaudard, coordenadora do RH do Ministério e professora das escolas, pontuou questões relacionadas à conduta do professor com os alunos, com o sexo oposto, em postagens nas redes sociais e também sobre a ética em relação à igreja local.




A próxima reunião acontecerá no segundo semestre. Até lá a Coordenação Doutrinária segue fazendo treinamentos, gravando conteúdos e orientando os professores para elevar a excelência no ensino.















1 Comentário
Gloria a Deus que benção esse e um ministerio que tem dado o seu melhor e com tanto esmero tem conduzido as escolas e as igrejas com muito ousadia e sabedoria, essa reunião traz muito acrescimo na vida de cada professor. Parabenizamos a coordenação por essa reunião com certeza resultara em muitos frutos.