Estamos chegando ao final do ano e quero lhe incentivar a refletir um pouco sobre sua vida, analisando as áreas que precisa alinhar com a Palavra de Deus.
É nesse momento de reflexão que a iluminação divina vai apontar para você o que precisa ser melhorado, e as áreas em que pode se alegrar no Senhor, porque você está crescendo.
Não pensamos sobre a nossa vida para andarmos em condenação, mas para fazer melhorias. A nossa vida é nossa responsabilidade, somos nós que precisamos pensar: “como está meu nível de amor ? E minha vida de oração? O meu serviço ao Senhor ?”. São perguntas simples que podem nos ajudar em nossa análise.
A Bíblia diz: “Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados” (1 Coríntios 11:31 ARA).
Nesse mesmo capítulo, o apóstolo Paulo nos adverte que deveríamos examinar a nossa vida antes de cearmos (I Coríntios 11:28).
É importante refletirmos se, de fato, estamos vivendo a Palavra. Vivemos em uma geração muito concentrada na performance das redes sociais, mas a nossa vida em Cristo não se resume a isso. Trata-se de sermos transformados dia após dia e de nos tornarmos mais parecidos com Jesus em nossas ações, reações e mentalidade.
Paulo também disse a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Timóteo 4:16 ARA).
Atentando para a Bíblia, a nossa vida estará protegida, e a de outras pessoas serão alcançadas através da nossa. As Escrituras não são apenas para serem decoradas, mas para serem colocadas em prática.
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22 ARA).
Quando não praticamos a Palavra, sabotamos a nossa vida e atrapalhamos o agir de Deus. Já perdi muito tempo prestando atenção ao natural, sem viver pela fé ou olhando para as injustiças cometidas por pessoas, ao invés de olhar para Cristo. Mas, a medida que os anos passam, percebo a voz mansa e suave da minha consciência me alertando: “Ei, Luana! Viva a Palavra e não fique distraída”.
Outro dia ouvi uma frase: “Se o diabo não consegue lhe destruir, ele vai tentar lhe distrair”. É exatamente isso o que acontece com alguns de nós. A distração vai roubar sua força e atrapalhar sua produtividade. Então, neste final de ano, não fique distraído, entre em 2026 com uma nova mentalidade, baseada na Bíblia. Não importa o que não funcionou, é hora de se tornar rico das Escrituras, e colocá-las em prática.
“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Colossenses 3:16 ARA).
Pense sobre sua vida não para lamentar ou se condenar, apenas para que o Espírito da Verdade lhe mostre o caminho que você deve seguir. “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho” (Salmos 32:8 ARA).
É válido fazer jejum de redes sociais, televisão, comida, e separar tempos específicos para buscar ao Senhor.
Ajuste sua vida não por causa dos homens, mas porque seu desejo é agradar a Deus de todo o seu coração. E com certeza, pessoas serão alcançadas através da sua vida.
Escolha ser como aquele homem prudente, que edifica sua vida na Rocha da Palavra, observando o que está escrito, meditando e colocando em prática. E mesmo que tempestades venham, sua casa não vai desabar porque está firmada na Palavra.
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Mateus 7: 24 – 25 ARA).












