por Eliezer Rodrigues
Durante muitos anos eu fui intitulado dentro das igrejas por onde passei e servi de “levita”, por ser músico. Confesso que naquele tempo eu nem sabia o que era um levita! Mas, ao passar dos anos e, principalmente, depois que estudei no Centro de Treinamento Bíblico Rhema, foi quando realmente soube que não faz sentido, nenhum, chamar um músico cristão de levita. E já vou explicar o porquê.
Os levitas, da tribo de Levi, eram aqueles que foram levantados por Deus para cuidarem do santuário, do tabernáculo ou templo, organizando, colocando tudo ordem para os cultos, ritos etc. Não eram apenas músicos! Os músicos faziam parte da equipe dos levitas, mas os levitas eram como o ministério de socorros hoje (porteiros, escrivães, tesoureiros, músicos e etc).
De fato, se pararmos para pensar bem, não sabemos quem foi o abençoado que inventou de chamar os músicos cristãos de levitas! Acredito que, por causa do nome músico, alguns líderes ou pastores antigos, preferiram chamá-los levitas para soar mais “espiritual” já que “músico” soaria muito “mundano”. Porém, quando a Bíblia fala, no antigo testamento, sobre os levitas que serviam cantando e tocando, sempre os chama de CANTORES E INSTRUMENTISTAS! (MÚSICOS) e não louvadores ou adoradores, como se fosse pecado chamar MÚSICO.
Agora, que somos cristãos, nascidos de novo em Cristo Jesus, aí é que a coisa complica! Porque Jesus não foi da linhagem da tribo de Levi e sim de Davi. Ou seja, NO MÍNIMO, os músicos da Nova Aliança deveriam ser chamados de DAVITAS e não LEVITAS. É claro que estou brincando! Não faz sentido nenhum.
Por isso, líderes, pastores e igreja: os músicos da sua congregação são músicos cristãos, chamados para adorar a Deus, em espírito e em verdade, como qualquer cristão, mas separados, exclusivamente, para o ministério de música na igreja local (ou trabalhos evangelísticos).
Agora, você sabe a diferença do ministério de música para o ministério de louvor e adoração? Aguardem o lançamento do meu mais novo livro e você ficará de boca aberta com essa revelação!
Até a próxima!
12 Comentários
Qual a diferença entre Músico e Levita.
O Músico hoje ele pode tocar para várias denominações?
O Levita ele só pode adoração e fazer as tarefas destinadas a casa do Senhor..
Qual é a melhor resposta para isso??
Tinha uma vaga noção E sabia que era errado, chamar os cantores, e os músicos de levitas. Mas agora estou sabendo . O que é quem. Vou estudar melhor. Para não dar gafes. Bom Dia. A Paz do Senhor.
Músicos são os que tocam instrumentos .
Cantores são os que cantam
Levitas são os da tribo de Levi e podem cantar e tocar . Mas não é por conta disso que são levitas mas sim pq são da tribo de Levi. Ok
Gostei, aprendi
Gostei e aprendi
Interessante a resposta gostei
A principal função dos levitas era o sacerdócio, então o termo levita para os cantores cristãos atuais não se enquadra muito bem, outra coisa os levitas não tinha direito ter bens materiais, como terras, fazendas, etc….. Então o amigo que citou o texto está certíssimo……
Gostei, aprendi! porque eu gosto muito de louvar ao senhor, e acho até estranho quando me chamam de levita. Até, então as igreja diz que cantores só são chamados assim quando vc tiver gravado CD
Na verdade o músico no antigo testamento era chamado de tangedor !
Levitas e Gospel se tornaram termos genéricos, que querem abranger tudo, mas que não definem nada.
Caro Fábio, creio que você está se perdendo na interpretação do texto por desconsiderar a ausência de uma vírgula: “os levitas que eram cantores” significa que parte dos levitas eram cantores. Se fosse: “os levitas, que eram cantores”, aí sim caberia interpretar que todos os levitas eram cantores. Não é o caso, tanto que no prosseguimento da leitura são citados os que eram do grupo que cantava…
Muito bom .